Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio : o percurso para o desenvolvimento de competências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202743810.pdf3.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A enfermagem, atualmente, é o reflexo do trabalho de investigação e reflexão de muitos peritos desta área, ao longo de anos. Deste modo, torna-se imprescindível que o enfermeiro ao longo da sua carreira procure conhecimentos e aperfeiçoamento de práticas. O desenvolvimento de competências promove a qualidade dos cuidados prestados, projetando a capacidade interventiva do enfermeiro nas mais variadas valências de cuidar a Pessoa em Situação Crítica. A elaboração deste relatório reflete o percurso de competências adquiridas ao longo dos estágios, assim como da unidade curricular - “A Pessoa em Situação Crítica e família-vigilância e decisão clínica”, creditada. Neste sentido, no decorrer do trabalho, pretendo sintetizar e refletir criticamente sobre os objetivos traçados, as atividades desenvolvidas e as competências adquiridas na prática clínica e suportadas pela evidência científica. A realização deste mestrado e especialização permitiram o desenvolvimento de conhecimentos e competências inerentes à Pessoa em Situação Crítica. Estimulando assim o pensamento de reflexão sobre práticas e a crítica fundamentada. Os estágios realizaram-se em dois contextos durante o primeiro semestre do presente ano letivo. O primeiro contexto foi o serviço de Nefrologia, onde desenvolvi saberes inerentes ao cuidar do cliente insuficiente renal, sujeito a técnicas dialíticas, tal como na assistência aos pós-operatórios do transplante renal. Já no contexto de Urgência pretendi, dada diversidade de experiências, executar práticas em situações de exceção, emergência e urgência. Ao longo do trabalho é utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, suportada por pesquisa bibliográfica.
Today, nursing reflects the research and reflection work of many specialists in the field, over the years. Thus, it is essential that nurses throughout their career seek knowledge and improve practices.The development of competences promotes the quality of the care provided, projecting the nurse's interventional capacity in the most varied valences of care, to the Person in Critical Situation.The preparation of this report reflects the course of skills acquired during clinical teaching, as well as the course unit - “The Person in Critical Situation in family-surveillance and clinical decision”, credited. In this sense, in the course of the work, I intend to synthesize and critically reflect on the objectives set, the activities developed, and the skills acquired, in clinical practice and supported by scientific evidence.The realization of this specialization and master's degree allowed the development of knowledge and skills inherent to the Person in Critical Situation. Thus, stimulating the thought of reflection on practices and reasoned criticism.Clinical teaching took place in two moments, in the first semester of this school year. The first stage took place at the Nephrology service, where I developed knowledge inherent in caring for the renal insufficient patient, subject to dialysis techniques, such as in the post-operative care of renal transplantation. In the Urgency stage, I intended, given the diversity of experiences, to execute practices in situations of exception, emergency and urgency.Throughout the work a critical-reflective methodology is used, supported by bibliographic research.

Description

Keywords

Enfermagem Competências Estágios Pessoa em situação crítica Nursing Skills Clinical teaching Critical person

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue