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O desafio do desenvolvimento de competências

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Abstract(s)

A realização deste relatório surgiu no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica. Teve como finalidade dar visibilidade ao percurso efetuado em dois campos de estágio, sendo respetivamente na Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e no Serviço de Urgência, num hospital central do grande Porto. O relatório foi dividido em duas partes distintas: a caracterização dos campos de estágio em que foi feita uma descrição da estrutura física dos serviços, no sentido de integrar, compreender a sua dinâmica/funcionamento e a descrição/desenvolvimento dos domínios das competências comuns do Enfermeiro Especialista, que em tanto contribuem para a excelência dos cuidados prestados. Foi utilizada uma metodologia crítica-reflexiva e descritiva, que teve como objetivo demonstrar a capacidade em identificar situações, apresentar soluções, refletir sobre as atividades realizadas, as suas implicações éticas e sociais, comunicando adequadamente as conclusões, tendo como pilar o desenvolvimento com autonomia, de uma prática baseada em elevados padrões de qualidade e no conhecimento científico. No domínio da responsabilidade profissional, ética e legal destacou-se as reflexões críticas decorrentes de situações concretas, como a tomada de decisão em situações de fim de vida, o isolamento dos doentes, a ausência dos familiares, pautando a realização das minhas intervenções por princípios éticos como: a Autonomia, a Justiça, a Beneficência e Não- Maleficência, como o exigido pelo código deontológico da profissão. No domínio da melhoria contínua da qualidade realçou-se a identificação de ações de melhoria e a sua implementação, no âmbito do controlo de infeção, na gestão de risco e na formação, criando mais-valias na equipa multidisciplinar e consequentemente ganhos em saúde. No domínio da gestão dos cuidados salientou-se a realização de planos de cuidados, a gestão e supervisão de recursos humanos/materiais, tendo como objetivo promover um ambiente potenciador e garantindo a qualidade dos cuidados prestados. No domínio do desenvolvimento das aprendizagens profissionais, estas foram desenvolvidas ao longo deste percurso, onde perante a complexidade das situações de saúde e doença foi exigida uma abordagem interdisciplinar. Esta abordagem obrigou a um autoconhecimento e assertividade, em busca de uma práxis clínica, baseada na evidência científica, em combinação com aptidões e caraterísticas pessoais, que contribuíram para atingir um desempenho de nível elevado, promovendo seguramente a qualidade dos cuidados de saúde. Foi mencionada a importância dos estágios e da elaboração deste relatório na concretização dos objetivos, para o desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva e das competências enquanto Enfermeira Especialista no cuidado ao doente crítico, ambicionando ser uma perita na excelência do Cuidar.
This report was made within the scope of obtaining the Master’s Degree in Nursing, with Medical-Surgical Nursing specialization, in the Field of Critical Care. Its purpose was to give visibility to the route taken in two internship fields: The Prevention and Control of Infection and Resistance to Antimicrobials Unit and in the Emergency Department of a central hospital in Porto. The report was divided into two distinct parts: the characterization of the internship fields, in which a description of the physical structure of the units was made, in order to integrate, understand their dynamics/functioning and the description/development of the ordinary competences domains of the Specialist Nurse, which contribute so much for the excellence of the care provided. A critical / reflective and descriptive methodology was used, which aimed to demonstrate the ability to identify situations, present solutions, reflect on the activities carried out, their ethical and social implications, communicate the conclusions, having as pillar the development with autonomy, of a practice based on high quality standards and scientific knowledge. In the professional, ethical and legal responsibility fields critical reflections arising from concrete situations, such as decision-making in end-of-life situations, isolation of patients and the absence of family members, highlighted the conduct of my interventions by ethical principles like: Autonomy, Justice, Beneficence and Mon-Maleficence, as required by the professional code of ethics. In the continuous quality improvement field emphasis was placed on identifying improvement actions and their implementation, within the scope of infection control, risk management and training, creating added value in the multidisciplinary team, and consequently health gains. In the care management field, the accomplishment of care plans, the management and supervision of human / material resources was emphasized, aiming to promote and enable an enhanced environment and guaranteeing the quality of care provided. In the development of professional apprenticeships domain, these were developed along this path, where in view of the complexity of health and diseases situations, an interdisciplinary approach was required. This approach required self-knowledge and assertiveness, in search of clinical praxis, based on scientific evidence, in combination with personal skills and characteristics, which contributed to achieving a high level of performance, surely promoting the quality of health care. The importance of the internships and the elaboration of this report in the achievement of the objectives was mentioned, as was the development of critical-reflexive capacity and competences as a Specialist Nurse in the care of critically ill patients, aspiring to be an expert in the Excellence of Caring.

Description

Keywords

Competência Doente crítico Enfermeiro especialista Competence Critical patient Specialist nurse

Pedagogical Context

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