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- As principais tipologias estratégicas: uma revisão da literaturaPublication . Oliveira, António José; Ferreira, António MendesAs organizações têm passado por situações complexas e críticas, o que dificulta a criação e manutenção de vantagem competitiva sustentável, num ambiente de negócios turbulento, tornando o futuro imprevisível e instável. A globalização modificou o modo como os negócios são analisados e orientados. O seu impacto é amplo e abrangente, levando a uma análise e reflexão das atuais abordagens de negócios e respetivas práticas.
- Convenient pack development for a healthy snack with cheese & dry fruitsPublication . Fonseca, Madalena Vieira Dias; Lopes, Cláudia; Poças, Maria FátimaO presente trabalho surge no âmbito da unidade curricular Relatório, incluída no Mestrado de Biotecnologia e Inovação Alimentar da Universidade Católica Portuguesa (UCP) Porto. O estudo do desenvolvimento do produto “Healthy snack of cheese cubes & a dried fruit mix in a convenient pack” teve várias motivações, nomeadamente as alterações nos hábitos alimentares dos consumidores que cada vez mais procuram por refeições saudáveis em forma de snacks fáceis de transportar, de consumo rápido e higiénico, de acordo com um estilo de vida ativo, apressado e sem pausas. O principal objetivo deste projeto foi o estudo do tempo de vida útil e a especificação de quais as características de produto mais adequadas para suportar esse mesmo tempo. Para isso, preparam-se amostras das diferentes referências de queijo, N e M, com vários tempos de maturação e para o caso do queijo M com distintos valores de extrato seco e ainda com anti-aglomerante. Para o queijo N foi estudada uma combinação de Frutos Secos (Mix 1) e para o queijo M outra combinação (Mix 2) que ocupam outro alvéolo na mesma embalagem que o queijo. As amostras foram embaladas em duas combinações diferentes de materiais de embalagem. Foi feito um acompanhamento das mesmas amostras através de analises sensoriais, físico-químicas e microbiológicas. Além disso, foram feitas medições da composição da mistura gasosa utilizada nas embalagens para entender qual a evolução da mesma com o tempo de armazenamento. Realizou-se também um estudo complementar com o objetivo de perceber o comportamento do produto em condições adversas de altas temperaturas. Os resultados das análises realizadas mostraram que, para o queijo N não existiu um tempo de maturação que se tivesse evidenciado, concluindo-se apenas que dentro do intervalo de 28 a 42 dias de maturação dois dos lotes estudados conseguiram manter as suas características durante os 125 dias de vida útil. No caso do queijo M, houve uma amostra que se evidenciou. A mesma amostra apresentava um valor de extrato seco maior que as restantes e foi a única que não demonstrou problemas de colagem do queijo. A utilização de anti-aglomerante no queijo M com menor valor de extrato seco não solucionou os problemas de colagem. As duas combinações de embalagem testadas mostraram ser eficazes na sua função sendo que as diferenças em termos sensoriais, físico-químicos, microbiológicos e na composição da mistura foram praticamente nulas.
- O crime de abuso sexual de menores dependentes : art.172.º : problemas convocados pelas recentes alterações legislativasPublication . Faria, Raquel João Saraiva; Cunha, Maria da Conceição Fonseca Ferreira daCom este estudo visamos tratar o problema da tutela do livre e adequado desenvolvimento da personalidade do adolescente e da sua autodeterminação, na esfera sexual. Para tal, escolhemos a análise do art.172.º do Código Penal, confrontando a versão anterior e a versão atual. A nova lei veio clarificar vários dos problemas que se levantavam na doutrina. No entanto, tornou a aplicação do art.173.º mais difícil, uma vez que a linha de fronteira que separava os dois artigos se tornou menos inteligível e mais ténue. Procuramos ainda analisar decisões jurisprudências e outros exemplos práticos, tanto à luz da lei atual como da anterior, procurando integrá-los no art.172.º ou no art.173.º, por forma a tornar mais percetível a já referida linha de fronteira que os separa.
- Inteligência artificial e propriedade intelectual : muito barulho por nada?Publication . Vale, Maria Inês Seixas do; Silva, Nuno de Araújo Sousa eEnquanto tecnologia disruptiva, a inteligência artificial (IA) coloca desafios significativos ao Direito em geral, e à Propriedade Intelectual em especial, na medida em que viabiliza a criação de imateriais potencialmente enquadráveis nos sistemas de proteção principais (Direito de Autor e Direito de Patentes). Partindo desta premissa, analisaremos os pontos fulcrais do impacto da IA nos paradigmas da Propriedade Intelectual, no sentido de perceber em que medida é que estas criações se encontram (des)protegidas.
- A emergência do jornalismo de entretenimento com base nas celebridades contemporâneas nos meios digitaisPublication . Santos, Bárbara Roxane Oliveira; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoA evolução das novas tecnologias trouxe consigo o crescimento e evolução das redes sociais e novas formas de as pessoas comunicarem com os outros, mudando os paradigmas da comunicação. Consequentemente, algumas profissões tiveram que se saber adaptar a este novo sistema e meio de comunicação, entre elas, os profissionais do jornalismo. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel dos jornalistas, mais concretamente, jornalistas de entretenimento e revistas de entretenimento, diante da evolução da Internet e com ela a evolução das celebridades contemporâneas e, responder a questões acerca de como os meios de comunicação se adaptaram e adaptam a estas novas celebridades e vice-versa. Visou-se, através de entrevistas e análise de conteúdo a notícias e Instagram, apurar se existe alguma linearidade na construção de notícias sobre influenciadores, tendo em conta a sua imagem no Instagram e se o chamado Jornalismo de Entretenimento se está a focar mais nestas celebridades contemporâneas ou se será apenas uma fase de uma nova geração e tempo. Com esta investigação, foi possível perceber que as celebridades contemporâneas – ditos influenciadores digitais – são mencionadas em notícias, simplesmente, mas não só, porque as mesmas retratam os assuntos da atualidade e da sociedade. Quer isto dizer que as celebridades tradicionais não serão esquecidas e, que mais tarde, poderá vir a haver uma diluição destes dois termos. Constatou-se ainda que a imagem e linguagem das celebridades contemporâneas no Instagram, personalidade, projetos e ideias são fulcrais para os conteúdos jornalísticos.
- O impacto das social brands no quotidiano do consumidor : o caso da The Body ShopPublication . Freitas, Joana Carolina Camacho; Duarte, António Alexandre de OliveiraCom a nova realidade comunicacional, um novo paradigma chegou para ficar. As marcas tornaram-se mais humanas, mais responsáveis e ativistas. A relação com os consumidores e demais stakeholders nunca foi tão pensada e planeada. Hoje, é o consumidor quem elogia, mas também critica, que ouve, mas também fala, que atua, interage, analisa e opina. No mundo onde todos temos palavra, o poder das marcas está, cada vez mais, entrincheirado, entre os valores que defende e as atitudes que pratica, e, por outro lado, a imagem e opinião que transmite e a forma como são percebidos. Neste contexto surgiu o constructo de “social brands”. O que é uma social brand? O que a caracteriza? O que a define? Essa é a pergunta deste projeto, à qual se tenta dar resposta. Utilizamos um estudo de caso da marca The Body Shop, com uma metodologia quantitativa e verificamos que os consumidores atuais, consideram e têm preferência por marcas que se orientam por uma política sustentável, valorizam as pessoas e os animais, defendem causas sociais e simultaneamente, têm presença ativa no mundo digital. A principal conclusão deste estudo foi que os consumidores querem, gostam e valorizam cada vez mais aquilo a que definimos como social brands.
- Amores que matam : considerações jurídico-penais sobre os homicídios passionaisPublication . Cunha, Mariana Sousa e; Cunha, Maria da Conceição Fonseca Ferreira daA presente dissertação tem como objeto a temática dos homicídios “passionais”, fenómeno atual e preocupante, pois provoca anualmente, em Portugal e em todo o mundo, dezenas de mortes de mulheres. Investigámos o enquadramento jurídico-penal destes homicídios (no homicídio simples, qualificado ou privilegiado), bem como a sua relação com o crime de violência doméstica, questionando da presença de uma relação de concurso aparente ou efetivo e da possibilidade de aplicação das penas acessórias ao crime de homicídio, concluindo ainda pela necessidade de uma alteração legal, que clarifique estas questões e, ainda, que torne possível a aplicação de penas acessórias, mesmo no caso em que os homicídios “passionais” não ocorram em concurso com o crime de violência doméstica.