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- Hepatitis e virus in hematopoietic stem cell transplant recipientsPublication . Cruz, Sara Manuela Gonçalves; Sousa, Hugo Manuel Lopes deObjetivo: O vírus da Hepatite E (HEV) causa hepatite em indivíduos saudáveis, no entanto, em países desenvolvidos, a infeção por HEV pode evoluir para crónica em pacientes imunocomprometidos. Pouco se sabe sobre a infeção por HEV em recetores de transplante de células-tronco hematopoiéticas (HSCT), e o seu estado prolongado de imunossupressão torna-os um grupo de risco importante. Resumimos todas publicações sobre infeções por HEV em recetores de HSCT e desenvolvemos um estudo retrospetivo epidemiológico para caracterizar a prevalência de HEV num coorte de HSCT alogénicos. Métodos: O estudo I foi realizado para resumir todos os dados publicados sobre infeções por HEV em recetores de HSCT, realizando uma revisão sistemática da literatura. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na PubMed e Scopus e as guidelines PRISMA foram seguidas. O software MetaXL foi utilizado na análise estatística para estimar a prevalência geral de infeção por HEV de acordo com as diferentes abordagens de diagnóstico (deteção de RNA HEV e anti-HEV IgM/IgG). O estudo II foi desenvolvido como um estudo retrospetivo num coorte de 196 pacientes submetidos a alo-HSCT entre 2016-2018, no qual rastreamos o RNA HEV por RT-PCR em tempo real e para anti-HEV IgM e IgG usando um imunoensaio enzimático. Resultados: No estudo I, foram encontrados 7 manuscritos que relatam uma prevalência geral de anti-HEV IgM/IgG de 12,0% (IC95%: 0,16-28,5) e prevalência de RNA HEV de 1,50% (IC95%: 0,70-2,60). A prevalência isolada de anti-HEV IgM foi de 2,00% (IC95%: 0,30-4,50) e a anti-HEV IgG foi de 11,4% (IC95%: 1,80-26,3). O estudo II revelou uma prevalência de anti-HEV IgG de 19,9%. Além disso, encontramos uma prevalência de infeção recente/ativa por HEV de 4,1%, com 6 casos positivos para RNA HEV e 2 casos positivos para anti-HEV IgM e IgG. Conclusão: Nos últimos anos, alguma atenção foi dada a este grupo de imunocomprometidos, mas ainda há um número reduzido de estudos. Este estudo mostra que os recetores de alo-HSCT estão em risco de infeção por HEV, portanto devem ser rastreados antes do transplante e durante episódios de elevação das enzimas hepáticas após transplante com o teste de RNA HEV. No entanto, são necessários mais estudos para aumentar a nossa compreensão da epidemiologia do HEV em receptores de HSCT, visto que pode ser um fator importante no resultado dos pacientes.
- Efeito de flutuações de temperatura durante o armazenamento de alimentos prontos para consumo (fiambre) na sobrevivência e crescimento de Listeria monocytogenesPublication . Silva, Mariana Pinto Pêgas Ferreira da; Teixeira, Paula Cristina Maia; Ferreira, Vânia Alexandra BorgesEste estudo teve como principal objetivo avaliar o comportamento de diferentes estirpes de Listeria monocytogenes em fiambre de porco sujeito a oscilações de temperatura durante um período de sete dias. Foi ainda objetivo do trabalho comparar os resultados obtidos experimentalmente com o comportamento de L. monocytogenes previsto utilizando softwares de microbiologia preditiva. Foram realizadas duas experiências durante os mês de maio e julho, cada uma delas envolveu a realização de dois ensaios independentes. Durante a 1ª e 2ª experiências realizadas no mês de maio e julho, com exceção do 2º ensaio referente à 2ª experiência, observaram-se oscilações no crescimento de L. monocytogenes ao longo dos 7 dias de estudo. No entanto, no 2º ensaio realizado em julho o desenvolvimento de L. monocytogenes já terá sido mais uniforme e constante ao longo do tempo, chegando a atingir valores na ordem dos 6 log UFC/g nas condições de abuso mais elevada (ex.: Lm Real 16h a 25º C e Lm Real 24h a 25º C). Nos restantes ensaios, no final de 7 dias de estudo não se atingiram valores superiores a 4 log UFC/g. Em ambas as experiências realizadas, foram detetadas bactérias do ácido lático em elevado número (ex.: valores acima dos 4 log UFC/g) e uma redução dos valores de pH ao longo dos 7 dias de estudo. Quando analisados os resultados gerados pelos modelos preditivos constatou-se que de acordo com o modelo ComBase o crescimento é contínuo ao longo do tempo e proporcional a cada abuso de temperatura a que L. monocytogenes foi sujeita. Quando utilizado o modelo Food Spoilage and Safety Predictor (FSSP), observou-se um crescimento constante até aproximadamente ao 2º dia e a partir daí foi exibida uma fase estacionária. Conclui-se que o fiambre de porco sustenta o desenvolvimento de L. monocytogenes. Constatou-se que no final de cada 7 dias de estudo as temperaturas de abuso não seriam o fator mais relevante para o crescimento, mas sim o tempo de exposição. Concluiu-se também que as bactérias do ácido lático influenciam o desenvolvimento de L. monocytogenes em fiambre. De entre os modelos de microbiologia preditiva utilizados neste estudo, destaca-se o FSSP, uma vez que é o modelo cujas previsões mais se aproximam dos resultados laboratoriais.
- Liderança e mudança : o impacto comportamental e comunicacional da mudança de líder nos profissionais de uma equipaPublication . Fonseca, Maria Teresa Coelho Terenas Rodrigues; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesNuma sociedade que vive em constante mudança, também a realidade organizacional acompanha este ritmo, com frequentes mudanças estruturais e funcionais. A presente dissertação propõe assim uma reflexão acerca da mudança de liderança nas organizações, com foco no impacto da mesma a nível comportamental e comunicacional, nos profissionais de uma equipa. Para tal, analisámos a perspetiva comunicacional da liderança através de quatro indicadores, sendo eles a emoção, a motivação, a postura e a relação líder-liderado, que nos permitiram aproximarmos da liderança numa perspetiva organizacional; de seguida passámos para a comunicação organizacional interna, onde nos focámos na cultura organizacional, no trabalho em equipa e na performance, percebendo as dinâmicas grupais e as circunstâncias nas quais as mudanças são passíveis de terem lugar; e, por fim, enquadrámos a mudança de liderança numa equipa, tendo em conta os seus antecedentes, o momento em que tal acontece e as consequências da mudança na dinâmica grupal. Focando a metodologia empírica, optámos por analisar o tema de forma qualitativa, através de entrevistas e de observação participante, em membros de uma equipa que sofre de uma mudança de liderança, tendo os dados recolhidos permitido avaliar o impacto desta mesma mudança. Concluímos que há, de facto, um grande impacto da mudança de liderança nos profissionais afetados por esta mudança, tanto ao nível comunicacional como comportamental, sendo que no final da observação notámos diferenças significantes ao nível estrutural das equipas desta organização. As emoções, a postura, a motivação de cada um sofreram alterações, bem como foi relatada uma mudança no tipo de relação mantido com os diferentes líderes.
- Da vulnerabilidade ao perdão : uma leitura de Carlos Mendonza-ÁlvarezPublication . Antunes, Pedro Joaquim; Duque, João Manuel Rodrigues CorreiaO perdão é um mistério para o ser humano. A sociedade contemporânea, apelidada por muitos de pós-modernidade, continua a ser marcada por desigualdades e por formas de violência que, por sua vez, originam vítimas. O sujeito pós-moderno é apelidado de débil, pois vive numa condição de vulnerabilidade, que expôs as suas fragilidades e lhe devolveu a consciência dos seus limites, enquanto ser finito. Este contexto da pós-modernidade é o terreno fértil, para que possa florescer o perdão, por parte das vítimas, quando estas conseguem superar o ressentimento e a rivalidade. Abre-se, então, a possibilidade do aparecimento de vítimas perdoadoras, que são aquelas que perdoam porque se descobrem amadas por uma alteridade inefável a que chamamos Deus. Nesse sentido, apesar de, na modernidade, a transcendência ter sido posta em causa, nesta sociedade em ruínas, continua a ser possível um futuro de esperança, em que podemos vislumbrar a presença de Deus.
- Segurança alimentar do consumidor : perceções em contexto domésticoPublication . Gomes, Ana Cláudia da Rocha; Teixeira, Paula Cristina Maia; Maia, Rui LeandroAo longo dos últimos anos, a incidência das doenças de origem alimentar tem vindo a aumentar à escala mundial. Na Europa estima-se que ocorram, anualmente, 23 milhões de casos de doenças e cerca de 5.000 mortes devido ao consumo de alimentos contaminados. Para além disso, cerca de 40,0% dos surtos de origem alimentar ocorrem em contexto doméstico. O hambúrguer foi escolhido como caso de estudo pelas seguintes razões: é um alimento, atualmente, bastante consumido pela sociedade; existem poucos estudos sobre ele e, para além disso, é um género alimentício que pode estar na origem de toxinfeções alimentares. Deste modo, surge a necessidade de avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas dos consumidores no que diz respeito à temática “Segurança Alimentar”, em concreto, identificar e compreender os hábitos e comportamentos em relação à manipulação e confeção de hambúrgueres. Realizou-se um questionário anónimo a 225 consumidores, distribuído eletronicamente, e passível de ser respondido de 27 de março a 16 de junho de 2019. Os resultados foram analisados estatisticamente no SPSS (versão 23®) para Windows 7 e em MS Excel®, constatando-se que 68,0% dos consumidores assumem uma confiança média quanto ao consumo generalizado de hambúrgueres, contudo, esta confiança aumenta quando o consumo é feito em casa, e diminui quando este se dá em restaurantes ou cantinas. O critério “segurança alimentar” foi identificado como importante na escolha do restaurante, no entanto, não é determinante na sua escolha. Os consumidores avaliaram os perigos físicos como sendo os mais preocupantes, e revelaram ter preferência pelo consumo de hambúrgueres bem passados, o que foi justificado meramente por gosto pessoal. Os inquiridos consideram os aspetos sensoriais importantes e como indicativos de segurança alimentar, porém consideram existir falta de informação divulgada pelas entidades responsáveis acerca do modo correto de manipulação e confeção do hambúrguer. O género masculino revelou ter mais dificuldades em responder às diferentes questões, assim como, os participantes com formação na área demonstraram mais conhecimentos sobre a temática. Em suma, embora os consumidores apresentem algumas boas práticas, verifica-se que não apresentam conhecimentos sólidos quanto às práticas associadas à manipulação, confeção e consumo de hambúrgueres, sendo lacunas que requerem atenção.
- How purchase type influences customers´ engagement on brands´ social media platformsPublication . Lopes, Patrícia Martins; Farias, Ana Rita Boino Godinho AlvesOur society is currently suffering an urge of keep purchasing new products with hedonic characteristics, which will make us feel happier and more fulfilled. Nowadays, there are almost no customers’ decisions that are unaffected by social media, which leads to the increased importance for brands of generating customer engagement via their social media platforms. Thus, it’s crucial to understand if different types of brands generate different levels of engagement. In order to fill this gap on the literature, this dissertation investigated whether, on the hedonic brands category, purchase type – material vs. experiential – influences the level of customers’ engagement on the brands’ social media networks. Furthermore, it was perceived how price and gender affect this relationship. To this end, an online survey with 178 respondents was conducted to identify some patterns of behavior on this subject. Based on questionnaire results, although experiential products tend to create more user generated content, when it comes to Customer Brand Engagement (CBE) on brands’ own social media platforms, material brands take the big win. Moreover, it was accepted a positive relation between the price of the purchase and CBE on brands’ social media. Nonetheless, price does not have any moderation effect on the relation between the brand type and CBE. Additionally, it was recognized stronger levels of CBE by females than by males, yet gender also does not moderate the relation between both variables.
- Promoção da autorregulação do desenvolvimento em crianças do pré-escolar : programa de intervençãoPublication . Sousa, Inês Sofia Freitas de; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáO presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, no ano letivo de 2018/2019, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Realizou-se em consonância com as exigências do Mestrado de Psicologia da Educação e decorreu na Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, nas valências da Infância e dos Séniores, perfazendo a duração de 567 horas. Assim, o período de estágio foi constituído por diversas atividades de observação, bem como, atividades de intervenção individualizada e em grupo. As atividades que a estagiária teve oportunidade de desenvolver relacionam-se com necessidades apresentadas pela instituição que careciam de resposta. A experiência de estágio visa capacitar o aluno quer de competências referentes à prática da psicologia, quer de competências sociais necessárias à profissão e que possibilitem respostas adequadas a eventuais situações especificas dos contextos em questão. Neste sentido, acredita-se que a realização deste estágio permitiu a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para a prática futura desta profissão: Psicólogo da Educação.
- Predictors of nomophobia and online identity : the contribution of nostalgia to phone and online attachmentPublication . d´Orey, Maria Francisca Paulino da Câmara; Simão, Cláudia Patrícia CandeiasThe presence of smartphones in everyday life has become so frequent that people cannot spend a day without checking their phones. This recent addition is defined as nomophobia, the dependency on mobile phones and the need to be constantly online, as a way to ensure one’s online presence, i.e. self-sense of online identity. However, what predicts such a need? Based on theoretical reasoning, I suggest that nostalgia, or the self-selection of positive content from the past, is associated with this dependency. Although brands began to develop content that evokes old memories, i.e. nostalgia, to link consumers with positive content from the past, it is still missing to understand the relation between nostalgia and nomophobia/online identity. In this sense, the present dissertation investigated if nostalgia predicts nomophobia/online identity and, subsequently, if this relationship is moderated by age and gender. To this end, six hypotheses, testing the relationship between nostalgia and nomophobia/online identity and their potential moderators, were elaborated. Results showed that higher levels of nostalgia translated into higher levels of nomophobia and online identity. This may be explained by the sense of continuity that nostalgia promotes. However, this relationship is not moderated by age or gender. This means that a sense of self-continuity might be a similar need across individuals. Learning this, digital marketers and brands with online presence will be able to improve their campaigns with nostalgic content, contributing to extend consumers’ online identity.