Percorrer por data de Publicação, começado por "2020-01-16"
A mostrar 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de ordenação
- Estimulando a inteligência cinestésico-corporal numa vivência “extraordinária”Publication . Bezerra, Sefisa Quixadá; Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria GabrielTodos nós possuímos inteligências e somos capazes de desenvolvê-las. O reconhecimento destas inteligências facilita processos de ensino mais individualizados, que ajudam a compreender os conteúdos nos quais se tem mais dificuldade. Howard Gardner, psicólogo norte americano, estudou e identificou as inteligências e como se manifestam, dentre elas, a cinestésico-corporal. Se buscará, como objetivo deste trabalho, aplicar estímulos à inteligência cinestésico-corporal dos alunos para reconhecimento de suas potencialidades individuais e para preparação para aprendizagem subsidiando a inclusão de novas metodologias de aprendizagem numa perspectiva multidisciplinar. Foi trabalhado com um grupo do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE, numa abordagem vivencial com metodologia participante, classificada como qualitativa. Foi percebido, a partir de relatos e das vivências, que o reconhecimento das potencialidades dessa inteligência e seu uso eficiente podem influenciar e otimizar o processo de aprendizagem
- A arte do estuque em Portugal : contributos para um dicionário técnicoPublication . Pina, Joana Ferreira; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Silva, Arlindo Jorge Henriques daEste trabalho de investigação aborda as questões terminológicas e os processos técnicos do estuque no território português. A arte do estuque surgiu em Portugal no século XVII, importada de Itália, pelos nossos artistas. No século XVIII é novamente reavivada através do contacto dos nossos estucadores com artífices italianos que vieram trabalhar para o nosso país. Os conhecimentos e perícia técnica transmitidos estão intrinsecamente associados à terminologia específica do estuque, cujos termos originalmente italianos, nem sempre tinham equivalente em português, apesar da origem latina de ambas as línguas. Com o passar dos tempos, foram naturalmente surgindo corruptelas dos termos italianos originais e diferenças terminológicas entre os artífices do Norte e do Sul do país. Através de entrevistas realizadas a profissionais ligados à arte do estuque, foi possível eliminar muitas das dúvidas terminológicas existentes, afim de permitir esclarecer: i) a interdisciplinaridade dos vários artífices, ii) a necessidade de conhecer os suportes onde são aplicados os trabalhos de estuque nos edifícios antigos, iii) as diversas técnicas de execução tanto de estuques brancos como coloridos, iv) os diversos procedimentos que são imprescindíveis para a execução desta arte e, por fim, v) os materiais e as ferramentas. A necessidade de compilar num documento a arte do estuque materializou-se num dicionário técnico que permitiu estabelecer relações entre as diversas fontes e bibliografia portuguesa com as entrevistas realizadas. O dicionário com um total de 163 entradas, está estruturado em seis capítulos, a saber: Artífices, Suportes, Procedimentos, Materiais, Ferramentas e Técnicas, este último por sua vez subdividido em: técnicas de estuques, técnicas de estuques colorido e processos auxiliares às técnicas. Em cada capítulo, organizam-se alfabeticamente as respetivas entradas, que podem ser consultadas directamente através de um índice de página por conceito. Num futuro próximo, esperamos que o dicionário contido nesta dissertação de mestrado venha a ser publicado e fique acessível a investigadores, profissionais e público em geral, com a ambição de ter um impacto importante na divulgação, valorização e preservação da arte decorativa dos estuques.
- Conservação e restauro de um painel pertencente a um conjunto azulejar do acervo do Museu Nacional do Azulejo : problemáticas da sua singularidadePublication . Coutinho, Maria do Castelo Abreu; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Esteves, Lurdes; Mimoso, João ManuelA presente dissertação incide sobre o estudo do painel azulejar “Arco com a estigmatização de São Francisco”, pertencente ao Museu Nacional do Azulejo (MNAz), o qual inclui a intervenção de conservação e restauro de uma fracção do mesmo que, numa fase final do trabalho, foi colocada em exposição permanente na sala Santos Simões, juntamente com outros painéis produzidos no “Ciclo dos Mestres” (1690-1720). A motivação para a selecção deste caso de estudo prende-se sobretudo com a técnica de pintura patente no mesmo, que o distingue dos outros da mesma época e, por isso, o torna particularmente interessante. O facto de não se conhecer nem o autor nem a proveniência da obra contribui também para a importância do trabalho realizado, por permitir um avanço no conhecimento desta obra. A metodologia utilizada neste caso prático enquadrou-se na política de gestão de colecções e na filosofia de intervenção do MNAz. Contudo, foram também apresentadas algumas soluções inovadoras que visaram melhorar a compreensão do painel em estudo, porque contribuiram para a sua reconstituição. A investigação iniciou-se com a realização de um estágio no museu, durante o qual nos familiarizámos com os métodos e procedimentos do MNAz. Após a identificação e a montagem preliminar do conjunto azulejar, partiu-se para a intervenção de conservação e restauro, seguindo-se a montagem do painel em suporte acrílico e a sua exposição. Durante a fase de avaliação do estado de conservação do painel, prévia à intervenção, reparou-se que o maior problema consistia na falta de alguns fragmentos e azulejos inteiros, o que perturbava a leitura da obra. Foram então elaboradas três propostas de reintegração cromática distintas em que foram utilizadas diferentes técnicas para completar o painel. Contudo, a opção final recaíu sobre a proposta que integrava os critérios de intervenção do MNAz. O estudo material e técnico possibilitou uma caracterização mais aprofundada do painel, e ainda uma recolha de dados relevantes para o seu enquadramento no período artístico mencionado anteriormente. Após uma observação do painel à vista desarmada, efectuaram-se análises de Fluorescência de Raios-X (FRX) e de Microscopia Electrónica de Varrimento com Espectrometria de Raios-X Dispersiva de Energia (MEV-EDS). Finalmente, foram também exploradas diferentes estratégias de documentação virtual através de dois exercícios que permitiram obter registos relevantes para a caracterização da obra e reconstituir aproximadamente as suas dimensões originais, com vista a construir uma ideia da sua representação parietal de origem. Estes exercícios permitiram ainda explorar possibilidades de aplicação da documentação virtual à azulejaria.
- Metodologias de intervenção em vitrais : a praxis da empresa Vetraria Muñoz de Pablos - Segóvia (Espanha)Publication . Miranda, Miguel Ângelo Machado; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Muñoz, AlfonsoO projeto de estágio decorreu na empresa vetraria Muñoz de Pablo s.l., localizada em Segóvia (Espanha) a qual está vocacionada para conservação e restauro de vitrais. O projeto de estágio com a duração de cinco meses visou a aprendizagem e aperfeiçoamento nas técnicas de conservação e restauro de vitral, tendo este estágio englobado o trabalho de estaleiro assim como todo o trabalho de atelier. Os trabalhos de conservação e restauro incidiram em duas obras localizadas em Madrid, sendo elas o hospital Niño Jesus e a clarabóia do palacete na Calle de san Marcus, ambos com diversos problemas estruturais e sujidades aderentes. Todas as propostas de tratamento apresentadas estão de acordo com a ética de conduta do conservador restaurador, seguindo os princípios de intervenção mínima respeitando assim a integridade e valor histórico da obra, assim como os princípios de reversibilidade de tratamentos. O caso de estudo do hospital Niño Jesus corresponde a uma proposta de intervenção maior que levará cerca de mais quatro anos a ser concluída, tendo se realizado um tratamento preliminar aos vitrais mais danificados no sentido de permitir a planificação de intervenções futuras. Por seu lado, claraboia da Calle de san Marcus o projeto estava inserido na reabilitação do palacete. Ambos os trabalhos permitiram a compreender todos os processos relacionados com a intervenção de conservação de vitrais tais como, documentação prévia, remoção do vitral, registo fotográfico, transporte para o atelier, intervenção, remontagem, aplicação de proteções exteriores e ainda as especificidades de cada obra no contexto da conservação e restauro ou da reabilitação. A intervenção em ambos os casos permitiu restabelecer a leitura das obras e a recuperação da sua funcionalidade original.
- O abuso de posição dominante : por prática de preços excessivosPublication . Ribeiro, Sérgio da Conceição; Cunha, Sofia Oliveira PaisO abuso de posição dominante, através de uma prática de preços não equitativos, consubstancia uma conduta de exploração dos consumidores, no quadro da prática de preços excessivos. Não obstante das consequências imediatas desta conduta, outros ordenamentos recusaram estabelecer uma censura. Porém, a União Europeia, em linha com os objetivos do direito amtitrust, a sua história político-económica e variadas noções de justiça, plasmou este abuso, desde a implementação do Tratado de Roma. Assim, esta tese pretende com base na sucessiva jurisprudência e doutrina, nacional e europeia, definir um conjunto de elementos e critérios, para uma melhor aplicação, orientação e compreensão desta prática, em consonância com os princípios da segurança jurídica e presunção de inocência.
- Jornalismo desportivo : a participação das mulheres na imprensa generalista portuguesaPublication . Silva, Inês Filipa Soares Pinto Mendes da; Figueiras, Rita Maria Brás PedroAo longo dos anos, as mulheres lutaram para participar em diversas áreas da sociedade. O jornalismo não foi excepção. Com o avançar dos tempos e, consequentemente, com a conquista de vários direitos, as mulheres puderam aceder ao jornalismo e às suas diferentes vertentes. Apesar disto, o jornalismo desportivo continua a ser uma área dominada por homens. Numa sociedade em que se advoga cada vez mais a igualdade de direitos e oportunidades importa saber porque é que este fenómeno se verifica e desenhar uma possível evolução para os próximos anos. É necessário entender se existem entraves à entrada das mulheres no jornalismo desportivo, e, se sim, que tipo de entraves (discriminação, falta de oportunidades, por exemplo. Ou se, por outro lado, o desporto é uma área que não desperta grande interesse às jornalistas.
- Reversão de remunerações indevidamente recebidas por administradores : mecanismo de ClawbackPublication . Themido, Rita do Vale Braga; Martins, Paulo Câmara Pires dos Santos
- Abuso de posição dominante nos mercados digitaisPublication . Martins, Mariana Ribeiro; Cunha, Sofia Oliveira PaisNuma época em que a economia digital ganha cada vez maior importância, torna-se evidente a necessidade de análise e estudo dos mercados que a caracterizam e do quadro legal que a envolve. Como tal focamos a nossa investigação nos desafios que os mercados digitais levantam no âmbito do Direito Europeu da Concorrência. Através da análise das recentes Decisões da Comissão nos Casos Google, percebemos o impacto das características dos mercados digitais na definição de mercado relevante e posição dominante, determinação do tipo de abuso e medidas corretivas plausíveis. Concluímos que o Direito Europeu da Concorrência se mantém como adequado para dar resposta aos desafios que estes mercados levantam, não obstante ser necessário adaptá-lo e flexibilizá-lo, atendendo às características específicas dos mercados digitais.
- Os mecanismos de redução (malus) e de reversão (clawbacks) de remuneraçõesPublication . Seoane, Tiago Damásio Geada da Costa; Martins, Paulo Câmara Pires dos Santos
