Browsing by Issue Date, starting with "2018-02-02"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Marketing relacional : a afectividade como factor de diferenciação na gestão das marcas do século XXI : a estratégia da marca Super BockPublication . Mateus, Maria Inês Brito; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraEste estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, vertente de Comunicação, Marketing e Publicidade, da Universidade Católica Portuguesa, e pretende dar um contributo na área da comunicação, focando-se nomeadamente, no conceito do marketing relacional aliado ao comportamento do consumidor. De uma forma sintética, realizou-se um estudo de estudo de caso, cujo objecto de estudo foi a Super Bock, onde o foco foi estudar de que forma as campanhas publicitárias relacionadas com os afectos contribuem para uma alteração do comportamento do consumidor. Esta questão é pertinente ser aprofundada no sentido em que, actualmente, as marcas utilizam-se do marketing relacional como estratégia de criação de valor e notoriedade em relação à concorrência. Mais do que a venda de um produto físico, as marcas passaram a vender emoções, valores e sentimentos para que, desta forma, consigam permanecer na mente dos consumidores associadas a lembranças positivas (cf. Lipovetsky, 2015). Tal como defendem Crosby e Johnson (2004) o consumidor enquanto ser racional é dotado de emoções, como tal, procura cada vez mais satisfazer as suas necessidades e ir ao encontro daquilo que o satisfaz, sendo que, é aqui neste ponto que o marketing relacional em conjunto com a publicidade afectiva, tem vindo a melhorar o envolvimento da marca com os consumidores, contribuindo assim para o fortalecimento desta relação. Trata-se de uma dissertação assente numa metodologia mista, incindindo numa investigação qualitativa e quantitativa, onde se realizou um questionário junto da população portuguesa, em que se obtiveram 570 respostas válidas. A análise dos resultados revela que a Super Bock estabelece uma relação próxima com os seus consumidores, o que quer dizer que, o marketing relacional contribuiu evidentemente para manter esta relação marca-consumidor. Para além disto, contribuiu ainda para um aumento da notoriedade da marca. Contudo, os resultados não evidenciaram claramente a relação entre um aumento do consumo derivado da afectividade presente nas campanhas publicitárias.
- Breve resenha sobre a descaracterização do acidente de trabalho nos casos de negligência grosseira e embriaguez do trabalhadorPublication . Sousa, Rita Figueiras Barbosa; Costa, Ana Cristina RibeiroA presente dissertação versa sobre a descaracterização do acidente de trabalho em duas modalidades: a proveniente da negligência grosseira do trabalhador e a resultante da privação do uso da razão por embriaguez daquele. Encontra-se dividida em quatro capítulos que versam sobre a evolução histórica do acidente de trabalho; os pressupostos essenciais do mesmo; a sua descaracterização e a conclusão. Ao longo da mesma, tentaremos problematizar separadamente os dois temas essenciais da presente dissertação – a negligência grosseira do trabalhador e a sua embriaguez como causas do acidente de trabalho e as suas consequências. Cumpre-nos, desde já, referir que apesar de os acidentes de trabalho serem um tema explorado pela doutrina, a sua descaracterização é aprofundada por muito poucos autores. Neste sentido, pretendemos, com a presente, impulsionar a escrita sobre o tema, abordando para tal alguma jurisprudência nacional recente que demonstra a importância que aquele ainda hoje tem.
- O papel da resiliência na perturbação subjetiva do sono em estudantes universitáriosPublication . Pereira, Sara Elisabete Ferreira; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesObjetivo: O presente estudo teve como objetivo geral explorar se as dimensões da resiliência (Competência pessoal, Autodisciplina, Autonomia, Resolução de problemas e Otimismo) são preditores de perturbação subjetiva do sono. Método: Participaram neste estudo 270 estudantes universitários (193 mulheres, 71,5%; 77 homens, 28,5%), com idades entre os 17 e os 53 anos (M=21,69, DP=5,263). Para a recolha de dados foi aplicado o Questionário de Resiliência (Oliveira, M. & Machado, T. S., 2009) e as medidas de Perturbação Subjetiva do sono (Azevedo et al., 2010). Resultados: Mais de metade dos estudantes apresentaram perturbação subjetiva de sono expressa em insónia inicial, intermédia, terminal e prejuízo subjetivo. Os fatores Competência Pessoal e Autodisciplina estão correlacionados negativa e significativamente com as perturbações subjetivas de sono. O primeiro com todos os itens do sono (Insónia inicial -,355; Insónia intermédia -,164; Insónia terminal -,236; Total de horas de sono -,129 e Prejuízo percebido -,289) e o segundo com três dos itens do sono (sono 1 – Insónia inicial -,163; sono 3 – Insónia terminal -,152 e sono 5 – Prejuízo percebido -,183). Apenas a Competência Pessoal se mostrou um preditor negativo de perturbações subjetivas de sono. Também foram analisadas as diferenças de género ao nível da resiliência e do sono e não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Os fatores de Competência Pessoal e Autodisciplina terão um papel importante para a prevenção de problemas de sono.
- A eficácia autoral do contrato de trabalho (extinto) (des)vinculação?Publication . Gomes, Ana Luísa de Araújo; Rouxinol, Milena SilvaO presente trabalho tratará a criação intelectual no âmbito de um contrato de trabalho e, por isso, situa-se num ponto de interação entre o Direito do Trabalho e o Direito de Autor. Em particular, cuidará dos problemas de partilha de prerrogativas autorais entre trabalhador e empregador. Dar-se-á ênfase ao momento posterior à cessação do contrato de trabalho, em que o empregador aspira a manter as prerrogativas que adquiriu e o trabalhador a readquiri-las.
- Estudo de conservação e restauro de um conjunto de cruz e moldura produzido na Terra Santa e um estojo de jarra francêsPublication . Mendes, Ana Filipa da Silva; Ferrão, José Afonso; Cavaco, Margarida; Subtil, EuláliaEsta dissertação descreve o trabalho de conservação e restauro desenvolvido durante um estágio curricular do segundo ano do mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu na secção de mobiliário do Laboratório José de Figueiredo, pertencente à Direção-Geral de Património Cultural. Foram escolhidas três peças em função das necessidades da instituição acolhedora, do tempo disponível para a realização das intervenções de conservação e restauro, da variedade de materiais constituintes e da relevância de um estudo mais aprofundado. Foi selecionado um estojo de Jarra Arte Nova do século XIX, oferecido diplomaticamente pelo presidente francês Émile Loubet a Sua Alteza a Rainha Dona Amélia de Orleães, pela importância do contexto em que foi produzido e pela nobreza de todos os materiais constituintes. Foram ainda escolhidas duas esculturas de carácter religioso produzidas na Terra Santa, no século XVIII/ XIX (?), em madeira de oliveira e madrepérola gravada, esculpida e policromada, pelo facto de, possivelmente, virem em breve a integrar uma exposição temporária no Museu Nacional de Arte Antiga, pela diversidade de materiais constituintes e por partilharem o centro e época de produção, sendo possível comparar as técnicas e materiais aplicados. O facto de todas as peças estudadas e intervencionadas apresentarem vários materiais distintos (madeira, madrepérola, papel, metais, têxteis e vidro), proporcionou a passagem por diversas secções com diferentes áreas de especialidade dentro da instituição acolhedora. Durante o estudo desenvolvido não foram encontradas publicações relativas ao estudo técnico e material de obras congéneres, sendo exceção um boletim de investigação do British Museum, em que é abordado um modelo arquitetónico da Igreja do Santo Sepulcro, produzido na Terra Santa, no séc. XVII/XVIII e que, à semelhança da cruz e da moldura, também é constituído por madeira de oliveira e madrepérola. Esta dissertação tem documentado os estudos materiais e técnicos realizados com base nos resultados adquiridos através de técnicas laboratoriais, os diagnósticos do estado de conservação das três obras e as intervenções de conservação e restauro efetuadas, na espectativa de contribuir para o conhecimento deste tipo de objetos.
- Considerações acerca da cumulatividade de indemnizações infortunísticas e do direito de regresso da segurança social : análise dos casos brasileiro e portuguêsPublication . Soares Filho, José Carlos Echenique; Costa, Ana Cristina Ribeirotrabalho visa analisar as legislações do Brasil e de Portugal relativamente aos acidentes de trabalho e doenças profissionais. Por razões de coerência e sustentabilidade sistémica, elegeram-se dois temas centrais: a cumulatividade de indemnizações e o direito de regresso da segurança social. Destacou-se a realidade de um país na análise de cada tema. A pesquisa se fundamentou na análise das legislações desses países e em alguns dados históricos e oficiais. A interpretação e a aplicação do direito nesses países são diferentes, embora as suas legislações apresentem institutos jurídicos em comum (proibição do enriquecimento sem causa e reparação integral). Concluiu-se que a jurisprudência dominante no Brasil, sobre a cumulação das indemnizações devidas pelo empregador e pela Segurança Social, não está de acordo com o sistema legal vigente. Quanto ao direito de regresso da Segurança Social em Portugal, observou-se a inércia dessa entidade, não obstante exista suporte legal para tanto.