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- O penhor rotativoPublication . Monteiro, Filipe Alexandre Ferreira; Fonseca, Ana Maria Pinheiro Cruz Taveira da
- Da exclusão da responsabilidade do produtor por riscos de desenvolvimentoPublication . Campos, Diana Beatriz Carrasco; Frazão, Maria da Graça Machado Trigo Franco
- As potencialidades das TIC ao serviço do exercício dos cargos de gestão intermédia do ensino profissionalPublication . Bichinho, Ricardo Jorge Antunes; Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroNeste trabalho destacamos o contributo das Tecnologias de Informação (TIC) e Comunicação, no trabalho docente, mas principalmente como promotoras de colaboração entre os professores, oferecendo novas oportunidades no trabalho realizado. Destacamos o papel da escola enquanto organização que necessita de regular e redefinir as relações de trabalho que se estabelecem no seu interior, caminhando no sentido da criação de uma cultura colaborativa, devendo para isso contar com lideranças intermédias dinâmicas e impulsionadoras desse desenvolvimento. A articulação entre estas estruturas de gestão intermédia e a natureza dessas relações são a chave para estimulação dos seus pares e para a criação de uma cultura de comunidade aprendente, no contexto do Ensino Profissional em Portugal e da atividade relacionada com o exercício dos cargos de gestão intermédia, nomeadamente o perfil de competências de cada um destes cargos. Este estudo resultou das dificuldades sentidas por vários Diretores de Turma e de Curso do Ensino Profissional, da Escola Secundária Campos Melo, no exercício das suas funções. Constituiu o seu principal objetivo melhorar a perceção da forma como os docentes encaram o uso das TIC no âmbito do trabalho docente e no âmbito das funções relacionadas com os cargos de gestão intermédia. Pretendemos dar resposta, essencialmente às seguintes questões: (i) Qual a natureza das dificuldades que os líderes intermédios evidenciam no desempenho dos seus cargos? (ii) De que forma um ambiente de trabalho associado às novas tecnologias influencia o interesse dos líderes intermédios, face ao desempenho dos seus cargos? O estudo realizado seguiu uma abordagem de investigação quantitativa (inquéritos por questionário online), que decorreu entre fevereiro a maio de 2016 na Escola Secundária Campos Melo, onde foi aplicado um inquérito online a 94 docentes da escola. Depois de uma análise descritiva dos dados do inquérito, concluímos que: (i) O desempenho dos cargos de gestão intermédia, Diretor de Turma e Diretor de Curso é difícil, especialmente no que se refere ao desempenho das funções burocráticas e administrativas. (ii) Os docentes revelam interesse em conhecer uma plataforma web que lhes permita desempenhar os cargos de gestão intermédia com maior rapidez e eficácia, que lhes facilite o acesso rápido ao legislado e regulamentado. Afigura-se-nos que a criação de uma plataforma web, que facilite a legislação e os regulamentos relacionados com os cargos de gestão intermédia poderá ser útil, principalmente quando a inovação emerge das necessidades da escola, mas terá de ser complementada com a criação de uma verdadeira cultura de aprendizagem e de colaboração entre estes líderes, capazes de articular e partilhar interesses e conhecimentos.
- A unidade da Igreja : busca de fidelidade ao Evangelho de Jesus : contributos para a lecionação da unidade letiva “O ecumenismo”Publication . Vieira, Tereza Santos; Pinho, José Eduardo Borges de; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoNo ato de ensinar não se trata apenas de cumprir um conjunto de metas ou um plano, mas transmitir conteúdos e facilitar a aprendizagem, de modo a ajudar os alunos a construir o seu futuro e a sua identidade. Isso implica propor caminhos de indagação, de aceitação do outro e de busca de fidelidade ao Evangelho de Jesus. Partindo da experiência de lecionação na Prática de Ensino Supervisionado da Unidade Letiva 2 do 8º ano – “O Ecumenismo” – e do estudo de documentos de vários autores sobre a unidade da Igreja, apresento uma (breve) contribuição para a formação dos alunos, resultado da reflexão sobre o que representa a tarefa ecuménica e seu contributo na construção de uma sociedade mais humana. Ecumenismo é uma busca do verdadeiramente Humano à luz do Evangelho, trilhado passo a passo, num itinerário pedagógico que trabalhe as capacidades fundamentais para a vida em comum, num caminho de diálogo, apostando nas riquezas do outro na sua diferença.
- Laboratório composicional : a prática instrumental como ferramenta no contexto criativo da composição : relatório de prática profissional e projeto de intervençãoPublication . Carvalho, Diogo André Novo de Almeida; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
- Ser adolescente : um estudo sobre a unidade letiva 3 : riqueza e sentido dos afetos : ao 7º ano do ensino básico de EMRCPublication . Dimas, Maria Teresa de Oliveira Pinheiro; Messias, Teresa de Jesus Rodrigues Marques de Sousa; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoEste Relatório Final pretende, através de uma reflexão desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica Damião de Góis, perceber melhor a importância dos afetos nos processos de aprendizagem dos alunos. Para esse fim foi tido em conta o itinerário pedagógico desenvolvido ao longo da Unidade Letiva 3 «Riqueza e sentido dos afetos» do 7.º ano de escolaridade do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica. A partir daqui tenta-se compreender melhor, iluminados por uma reflexão cristã, a importância da afetividade nos processos de crescimento e desenvolvimento dos adolescentes. No fim do Relatório é proposta uma visita de estudo, de modo a proporcionar aos alunos desta disciplina a realização de um percurso, entre a tradição e a afetividade, que seja capaz de contribuir para a consolidação das aprendizagens realizadas no contexto da já referida Unidade Letiva 3.
- Physical controller development for real time 3D audio spatializationPublication . Castro, Nuno Maria Resende Vieira de; Perrotta, André VenturotiThe development of space as a musical parameter can be traced back to Baroque and Classical periods where performances would make use of unusual places inside churches or concert halls to augment the dramatic impact of some works. Even so, this wasn’t enough for composers that followed, as they started to think about space as a real parameter for musical composition, just as important as for example pitch and timbre. Direction and trajectory were then in the minds of the XXth century composers, and from then on, they were aided by innovative technology and imaginative musical notation formats to take bigger steps towards present day spatialization in music. This dissertation focuses on what happens next, when computers are a common tool for musicians and composers and spatialization is surrounded by technology and software. Different algorithms and spatialization software allow for improved techniques of manipulating a virtual sound source ‘s behavior in space. This manipulation can either be programed or drawn with the aid of a three-dimensional control mechanism. It was then considered that a qualitative methodological approach would help understand some of the choices made until now surrounding this three-dimensional control of sound sources. With that in consideration, this dissertation describes the process and results of developing a three-dimensional control interface that features physical responsiveness to the user’s movement. The study is then divided and presented in three main chapters that offer an historical view and bibliographical research; an overview of the 3d controller design/construction process; and test description and result analyses on some initial behavior of the controller. The final result is a tested controller that uncovers requirements for future work to transform it into a spatialization instrument.
- O objecto do processo no direito das contra-ordenações : ensaio de um critério geral de fixação do thema dedidendum na fase administrativa do processo contra-ordenacionalPublication . Loureiro, Ana Sofia Duque; Salinas, Henrique João Martins Gomes
- Curta-metragem "Margem"Publication . Silva, Joel Filipe Brandão da; Carmona, Carlos RuizO cinema é um meio de expressão artístico que se torna muito própria quando aplicada uma temática e visão muito crua da realidade. Margem é uma curta-metragem que na sua singularidade, pretende ser mais um exemplo, entre muitos outros, do que pode ser um filme de autor, com uma visão realista daquilo que é o retrato atual de muitas famílias portuguesas. O Relatório Margem acompanha o processo de construção do argumento, produção e realização da curta-metragem com o mesmo nome. Uma narrativa que se desenvolve em torno de uma mulher de meia-idade, lutadora e sofrida, que sozinha educou os filhos com valores de unidade familiar, perseverança, trabalho e honestidade, mas que sente que falhou quando um dos seus filhos é detido por tráfico de droga e o outro sai de casa e vai viver com a avó por se sentir perdido e incompreendido. Mas mantem a esperança da normalidade, de que melhores dias virão. É na dicotomia esperança e desespero, simbolizadas na saída da Prisão e rejeição dos filhos, que a narrativa ganha profundidade psicológica e semelhança com a realidade, pois este é o retrato de milhares das famílias monoparentais femininas do nosso país. Para retratar e passar esta mensagem ao espectador recorremos – informar das diferentes técnicas utilizadas nas diferentes áreas que o autor assumiu. Assim também como, visa escrutinar esses diferentes papéis num contexto académico, procurando problemas e apresentando soluções para se poder fazer cinema independente de qualidade em Portugal.
- Womens's role in action films : a study of female stereotype and representationPublication . Espírito Santo, Manuela Leong do; Carmona, Carlos RuizThis study explores and discusses female portrayal in Hollywood action movies. As a woman, I have always questioned the status of women in cinema, and find that female stereotypes are usually negative. Firstly, I explain the concepts of mass media and femininity in films. The section will deal with questions like how are women are normally portrayed in action films, why does the female stereotype exist, how are women different in different movies and what is the common features they all have. With these questions, I consulted many different sources and did research, shown in the bibliography, and have tried to find an answer. It is clear to see that gender stereotypes within movies have a huge connection with society as a whole; it affects society across many generations. There are many films that don't use females in the lead role and in this study, I will raise some exceptions to this, expectations that are not portraying women in a stereotypical way. After introducing and explaining the facts, there is a section that describes my method of finding the characters that are exceptions. After finding them, I analyse their differences and similarities in films. In order to explore and study these characters, the research takes into account their appearance, personality, position in the film and dialogue. With the study results, I conclude each of them and come up with a summary of how they are being portrayed. Together with all the conclusions of the characters, I compare them to one another in terms of how different they are in the films, which kind of female they stand for and how they reflect women in society. After this conclusion of comparison, I explore more about the changes of female portrayal now and then.
