Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-27"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- How can internationally operating firms manage language diversity?Publication . Manso, Luis Maria Villas-Boas Menéres; Léglise, LaureThe purpose of our work is to understand how can internationally operating firms manage language diversity. Within the current organisational context, it becomes of paramount importance that companies accurately diagnose possible frictions arising from such multiplicity in order to minimise the challenges that it potentially brings about. To answer our research question, we conducted an exploratory qualitative research with a case study approach and we analysed Sogrape Vinhos, a Portuguese wine company. From this examination, we perceived that language diversity produce not only negative impacts, as most academics emphasise, but also positive effects within team members. Our results show that corporate language and its implication for the internationalisation process are a priori mistakenly neglected by managers. Furthermore, we found that the effectiveness of the solutions adopted to overcome language diversity challenges were unsurprisingly, as the importance of this element is frequently mistreated, inadequate.
- Retalho experiencial na base do modelo de negócio : o caso da plataforma The Feeting RoomPublication . Barbosa, Rita Magalhães Marinho Leite; Meneses, João Pedro Ruber deO retalho assiste, nos dias correntes, a um crescimento incomparável da concorrência no setor. Também a rápida difusão das tecnologias de informação, onde o comércio eletrónico coloca cada vez mais desafios ao retalho tradicional, tem incentivado os retalhistas a apostar na inovação a nível do seu modelo de negócio, em que uma das preocupações centrais passa pela melhoria da experiência do cliente. Assim, partindo do estudo aprofundado de um modelo de negócio disruptivo no retalho de moda, esta investigação visa compreender os principais mecanismos de criação de valor e os desafios estratégicos e de gestão que resultam de um modelo de negócio de plataforma bilateral e cuja base da criação de valor para os seus intervenientes seja fundamentada no retalho experiencial, na figura da concept store. Pretende-se, assim, contribuir de forma prática e teórica, na perspetiva da gestão estratégica da empresa, para a superação de várias lacunas em cada uma destas áreas de investigação.
- Competitiveness of Latin American born global : the case of Digital Partners GroupPublication . Mosquera Calvache, Santiago; Léglise, laureNowadays a globalize world is demanding more competitiveness from the international companies, as entrepreneurs are going more and more international. However, every continent like each of their countries are not giving their companies the same advantages to compete; through time every nation has developed their own cultural, social and economic characteristics, which allow their companies to compete in international markets. Following above paragraph, this thesis will aim to explore how competitive are the Latin America born globals in comparison other international SME; Based on internal capabilities and environment factors as social, cultural and economic characteristics. For this purpose, this thesis directed its effort on reviewing the internationalization of a Colombian SME, company called “Digital Partners Group”, which as a Latin American born global has confronted some difficulties in terms of international performance. Thus, with the aim to direct this research, were conducted some interviews with the chief executive officer, chief technology officer and one of the experts of the Colombian team. From the findings gathered, it was conceivable to find difference between the international performance between the Latin companies and firms in developed regions. Furthermore, the study highlight that the main factors of the differences between performance come from more from external factor than internal capabilities. Nevertheless, the research concludes that even if Latin America has talented work capital, the main reason of lack if competitiveness came from social, political and cultural factors.
- Transformando a planificação pedagógica : um estudo em contexto de crechePublication . Ferreira, Carina de Fátima Sousa; Formosinho, Júlia OliveiraEste estudo situa-se no âmbito da Pedagogia da Infância e foca-se no estudo da transformação das práticas educativas em sala de atividades, especificamente na transformação da planificação educativa. Estuda portanto a evolução da planificação numa sala de creche, onde se pratica a Pedagogia-em-Participação. “A Pedagogia-em- Participação é a perspetiva educativa da Associação Criança que se enraíza na família de pedagogias participativas” (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2013b, p. 10). Esta pedagogia defende o respeito por todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo, reconhecendo tanto na criança como no adulto a sua agência, competência e participação. Neste estudo procura-se compreender a evolução da planificação do ponto de vista das conquistas de desenvolvimento profissional da educadora e dos benefícios para as crianças. Do ponto de vista metodológico este estudo situa-se no paradigma qualitativo através de uma investigação-ação (Máximo-Esteves, 2008) uma vez que visa a produção de conhecimento sobre o desenvolvimento profissional (Amado & Cardoso, 2013). Utiliza como método de recolha de dados a documentação de ação pedagógica (planificações pedagógicas, ‘cadernos pessoais’ da educadora e portfolios de aprendizagem das crianças) e como forma de estudo de dados a análise reflexiva da documentação. Neste estudo a ética profissional está salvaguardada pela confidencialidade e o anonimato das crianças presentes no estudo, pelo anonimato e consentimento informado dos seus encarregados de educação, assim como, da instituição onde o estudo se desenvolveu. Verifica-se com este estudo que a consecução de uma planificação cuidada e reflexiva contribui para as melhorias educativas, que por sua vez, poderão ter impacto na aprendizagem das crianças. Este estudo poderá contribuir para a reflexão de outros profissionais da educação de infância a trabalhar em contexto de creche.
- O papel do chief financial officer no contexto empresarial : o caso do Grupo NORSPublication . São Pedro, Nuno Ricardo Marques; Marques, Luís Manuel Dionísio; Soares, Miguel Alberto ReisA posição do Chief Financial Officer (CFO) configura a de um responsável ou “ator” incontornável no mundo empresarial. De facto, variados autores e académicos, corroborados pelos próprios CFO’s em exercícios das suas funções, têm vindo a sugerir um papel, cujas responsabilidades tradicionais de expertise financeira, nomeadamente de reporte financeiro, auditoria e controlo, planeamento, orçamentação e gestão financeira, se encontra “esgotado” ou “distanciado da realidade”. Neste sentido, partindo das responsabilidades financeiras tradicionais, tem sido sugerido um papel cada vez mais estratégico e holístico, perfilando-se um “ator” dinâmico na estrutura organizacional, capaz de se assumir como um verdadeiro business partner. Partindo de uma conveniente revisão da literatura, este trabalho procura compreender e aferir esta nova realidade. Dado tratar-se de um fenómeno complexo, cuja análise deverá incidir necessariamente numa investigação in situ das questões a explorar, uma abordagem de estudo de caso marcadamente exploratório e descritivo revelou-se mais assertiva. De igual forma, revela-se importante perceber o impacto de possíveis fatores contingenciais, partindo de duas perspetivas: i) organizacional e cultural; ii) caraterísticas individuais do CFO. Neste sentido, tendo em conta a evidência empírica encontrada, é sugerido que o CFO da organização alvo de estudo se assume como um verdadeiro “ator” holístico, podendo considerar-se como um efetivo business partner.
- How do MNEs manage their socio-political interactions in emerging countries? : the case study of Saphety in Latin AmericaPublication . Cardoso, Marta Machado; Léglise, LaureThe purpose of this dissertation is to analyse how MNEs manage their socio-political interactions with business and non-business actors in emerging countries. With this study we are not only filling a gap in the literature regarding the relationships with non-business actors, but at the same time we are exploring a real challenge of a company. To answer this research question we conducted a qualitative study, using the case-study method. The company studied was Saphety, a Portuguese IT company with special focus on the internationalization to Latin America. We mostly used primary data through semi-conducted interviews. Nonetheless, we also used secondary data in the form of internal and external documentation. Our results show that there are several determinants that influence the type of strategy undertaken by the MNEs to manage the social-political relationships. So, for MNEs to be able to chose the adequate strategy they first should establish legitimacy, power, trust and commitment. However, in the case of Brazil we reject that power can have a positive influence. Furthermore, for this specific case, we also considered important in Brazil the entry mode and in Colombia the business networks of the firm clients. Moreover, Saphety uses a supportive relationship to manage the socio-political interactions. While the strategies undertaken by the socio-political actors towards the firm will depend on each actor. In addition, the firm established a cooperative relationship with both host countries governments. Finally, we found evidence that the socio-political relationships managed by Saphety have a positive impact on firm performance.
- Fatores associados com o teste ao VIH e comportamentos preventivos : implicações para os programas de prevençãoPublication . Sá, Paula Cristina de Araújo Vilaça de; Costa, Eleonora Cunha VeigaAs infeções sexualmente transmissíveis, como o VIH, representam um desafio importante para a Saúde Pública de Portugal, pois apesar dos progressos relativamente ao conhecimento e técnica, a prevenção continua a ser fundamental. Este estudo analisou os fatores associados com a realização do teste ao VIH e outras medidas preventivas, que representam estratégias importantes usadas para reduzir a transmissão. Esta amostra foi constituída por 308 utentes do CAD de Braga e Porto. Os resultados obtidos indicam que elevados conhecimentos sobre a transmissão e prevenção, ser do género masculino, ser jovem, maior escolaridade e residir em zona urbana são preditores da realização do teste ao VIH. Encontrou-se diferenças estatisticamente significativas na subescala atitudes negativas, com os homens a apresentarem média mais elevada. Existe ainda uma relação positiva e estatisticamente significativa entre as práticas sexuais seguras preparatórias e a autoeficácia na negociação e geral, conhecimentos sobre a transmissão do VIH e entre as práticas sexuais seguras preparatórias e as barreiras, as atitudes negativas e baixa autoeficácia percebida na comunicação. Ao identificar os preditores do teste do VIH, do uso do preservativo e das práticas sexuais seguras preparatórias, estamos a contribuir para determinar as estratégias de prevenção e perfis de risco.
- Internationalization of construction professional service firms : overcoming challenges in mature markets : the case of Proef Group in the mature western european marketPublication . Sousa, Maria Leonor Guedes de Oliveira Quintas e; Léglise, LaureService firms are gaining more importance in today’s global economy, with its presence expected to increase in years to come. A lot of research has been done concerning the internationalization of manufacturing firms and only in recent years researchers have been trying to adapt models of internationalization to service firms. However little is known about internationalization strategies of specific types of service firms such as construction professional service (CPS) firms even though construction industry is in a rising point. In this Master thesis I plan on investigate the internationalization strategy of CPS firms and understand how they overcome challenges in mature markets that present interesting problems. For this purpose, the case of engineering CPS firm, Proef Group is analyzed, as it has encountered different challenges in their current process of internationalization and overcame (and is overcoming) them in a successful way. This thesis draws on a case study using a qualitative approach with data gathered from interviews, among others, with the Strategy and Management Control Manager and members from the Executive Committee of the company. The findings reveal insights about challenges faced by a CPS firms and how they overcome those challenges using specific strategies in mature markets. The barriers (i) reputation, (ii) local preference, (iii) language, (iv) lack of qualified labor in the host country (v) dichotomy between Portuguese employees and local employees and (vi) local subcontracting, take on a major part in challenging a CPS firm`s internationalization process to a mature market. The strategies (i)localization, (ii)alliances/partnerships, (iii)track record, (iv) firm`s competitive advantages, (v) mix of employees from Portugal and local employees, (vi) expatriation of employees from Portugal and (vii) innovation are considered crucial in overcoming the presented challenges.
- Formação em contexto : um estudo de caso praxiológicoPublication . Sousa, Joana Catarina Mendes da Silva de; Formosinho, Júlia Fátima Domingues Basto de OliveiraEste estudo situa-se no âmbito das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; OliveiraFormosinho & Formosinho 2011, 2013, 2016a). Situa-se, portanto, em três instâncias: a pedagogia da infância; a formação em contexto; a investigação praxiológica (cf. OliveiraFormosinho, 2016b). É um estudo centrado no desenvolvimento de processos de formação em contexto, na construção de compreensão sobre estes processos e os seus efeitos para a transformação do contexto e dos atores envolvidos, com vista à construção de conhecimento sobre a transformação (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012). Do ponto de vista metodológico, o estudo situa-se no paradigma qualitativo e privilegia o estudo de caso como método de estudo. O estudo de caso foi desenvolvido por processos de investigação praxiológica (cf. Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2012; Bertram & Pascal, 2012). O estudo desenvolve uma ética de respeito pelos participantes e pelo processo investigativo (cf. Bertram et al., 2016) garantindo o consentimento informado e voluntário e a confidencialidade dos dados e assegurando o direito à privacidade. O estudo evidencia que a formação em contexto é um veículo para a transformação da pedagogia, porque se constitui em desenvolvimento profissional praxiológico (cf. OliveiraFormosinho, 2016a). Este estudo contribui para a discussão e a reflexão sobre as políticas de desenvolvimento profissional ao serviço da reconstrução das práticas e da melhoria da qualidade dos contextos de educação de infância, enquanto via privilegiada para o exercício dos direitos das crianças e dos adultos e a vivência da participação, da democracia e da equidade.