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Authors
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Abstract(s)
The purpose of this dissertation is to analyse how MNEs manage their socio-political interactions with business and non-business actors in emerging countries. With this study we are not only filling a gap in the literature regarding the relationships with non-business actors, but at the same time we are exploring a real challenge of a company.
To answer this research question we conducted a qualitative study, using the case-study method. The company studied was Saphety, a Portuguese IT company with special focus on the internationalization to Latin America. We mostly used primary data through semi-conducted interviews. Nonetheless, we also used secondary data in the form of internal and external documentation.
Our results show that there are several determinants that influence the type of strategy undertaken by the MNEs to manage the social-political relationships. So, for MNEs to be able to chose the adequate strategy they first should establish legitimacy, power, trust and commitment. However, in the case of Brazil we reject that power can have a positive influence. Furthermore, for this specific case, we also considered important in Brazil the entry mode and in Colombia the business networks of the firm clients. Moreover, Saphety uses a supportive relationship to manage the socio-political interactions. While the strategies undertaken by the socio-political actors towards the firm will depend on each actor. In addition, the firm established a cooperative relationship with both host countries governments. Finally, we found evidence that the socio-political relationships managed by Saphety have a positive impact on firm performance.
O objetivo desta dissertação é analisar como é que Empresas Multinacionais gerem as suas interações sociopolíticas com agentes empresariais e não-empresariais em países emergentes. Com este estudo, não estamos apenas a colmatar uma lacuna na literatura, mas também a explorar um desafio de uma empresa. Para responder à questão de investigação, conduzimos um estudo qualitativo, usando um “case-study”. A empresa estudada foi a Saphety, uma empresa Portuguesa de IT, com especial enfoque na sua internacionalização para a América Latina. Maioritariamente, usamos informação do tipo primária através de entrevistas semiestruturadas. No entanto, usamos também informação secundária na forma de documentação interna e externa. Os resultados mostram que as empresas devem ter em consideração certos fatores que vão influenciar a escolha da estratégia usada para gerir as relações sociopolíticas. Para as empresas serem capazes de escolher a estratégia adequada, devem primeiro estabelecer legitimidade, poder, confiança e compromisso. No entanto, no caso do Brasil não se verificou qualquer influência positiva relacionada com o conceito de poder. Para este caso específico, também consideramos importante o modo de entrada no Brasil e as redes de contacto dos clientes na Colômbia. Inclusivamente, a Saphety estabeleceu uma relação de apoio para gerir as relações sociopolíticas. Por outro lado, as estratégias estabelecidas pelos atores sociopolíticos vão depender das características de cada ator. A Saphety implementou também uma estratégia cooperativa com ambos os governos do Brasil e Colômbia. Por fim, foi possível concluir que as relações sociopolíticas geridas pela Saphety têm um impacto positivo na performance da empresa.
O objetivo desta dissertação é analisar como é que Empresas Multinacionais gerem as suas interações sociopolíticas com agentes empresariais e não-empresariais em países emergentes. Com este estudo, não estamos apenas a colmatar uma lacuna na literatura, mas também a explorar um desafio de uma empresa. Para responder à questão de investigação, conduzimos um estudo qualitativo, usando um “case-study”. A empresa estudada foi a Saphety, uma empresa Portuguesa de IT, com especial enfoque na sua internacionalização para a América Latina. Maioritariamente, usamos informação do tipo primária através de entrevistas semiestruturadas. No entanto, usamos também informação secundária na forma de documentação interna e externa. Os resultados mostram que as empresas devem ter em consideração certos fatores que vão influenciar a escolha da estratégia usada para gerir as relações sociopolíticas. Para as empresas serem capazes de escolher a estratégia adequada, devem primeiro estabelecer legitimidade, poder, confiança e compromisso. No entanto, no caso do Brasil não se verificou qualquer influência positiva relacionada com o conceito de poder. Para este caso específico, também consideramos importante o modo de entrada no Brasil e as redes de contacto dos clientes na Colômbia. Inclusivamente, a Saphety estabeleceu uma relação de apoio para gerir as relações sociopolíticas. Por outro lado, as estratégias estabelecidas pelos atores sociopolíticos vão depender das características de cada ator. A Saphety implementou também uma estratégia cooperativa com ambos os governos do Brasil e Colômbia. Por fim, foi possível concluir que as relações sociopolíticas geridas pela Saphety têm um impacto positivo na performance da empresa.