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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nowadays a globalize world is demanding more competitiveness from the international
companies, as entrepreneurs are going more and more international. However, every continent
like each of their countries are not giving their companies the same advantages to compete;
through time every nation has developed their own cultural, social and economic characteristics,
which allow their companies to compete in international markets.
Following above paragraph, this thesis will aim to explore how competitive are the Latin
America born globals in comparison other international SME; Based on internal capabilities
and environment factors as social, cultural and economic characteristics. For this purpose, this
thesis directed its effort on reviewing the internationalization of a Colombian SME, company
called “Digital Partners Group”, which as a Latin American born global has confronted some
difficulties in terms of international performance. Thus, with the aim to direct this research,
were conducted some interviews with the chief executive officer, chief technology officer and
one of the experts of the Colombian team. From the findings gathered, it was conceivable to
find difference between the international performance between the Latin companies and firms
in developed regions. Furthermore, the study highlight that the main factors of the differences
between performance come from more from external factor than internal capabilities.
Nevertheless, the research concludes that even if Latin America has talented work capital, the
main reason of lack if competitiveness came from social, political and cultural factors.
Hoje em dia, um mundo globalizado exige mais competitividade das empresas internacionais, à medida que os empresários vão cada vez mais internacionalmente. No entanto, cada continente como cada um de seus países não está dando às suas empresas as mesmas vantagens para competir; Com o passar do tempo cada nação desenvolveu suas próprias características culturais, sociais e econômicas, que permitem a suas companhias competir em mercados internacionais. A seguir o parágrafo acima, esta tese terá como objetivo explorar quão competitivos são os “born globals” na América Latina em comparação com outras PME internacionais; Baseado em capacidades internas e fatores ambientais como características sociais, culturais e econômicas. Para este efeito, esta tese dirigido seus esforços na revisão a internacionalização de uma PME colombiana, companhia chamada "Digital Partners Group", que como um latino-americano “born global” tem confrontado algumas dificuldades em termos de atuação internacional. Assim, com o objetivo de direcionar esta pesquisa, foram realizadas algumas entrevistas com o chefe executivo, diretor de tecnologia e um dos especialistas da equipe colombiana. A partir das constatações reunidas, era concebível para encontrar a diferença entre o desempenho internacional entre as companhias latinas e empresas nas regiões desenvolvidas. Além disso, o estudo destaca que os principais fatores das diferenças entre o desempenho provém de mais de um fator externo que capacidades internas. No entanto, a pesquisa conclui que, mesmo que América Latina tem capital trabalho talentoso, o principal motivo da falta se competitividade veio de fatores sociais, políticos e culturais.
Hoje em dia, um mundo globalizado exige mais competitividade das empresas internacionais, à medida que os empresários vão cada vez mais internacionalmente. No entanto, cada continente como cada um de seus países não está dando às suas empresas as mesmas vantagens para competir; Com o passar do tempo cada nação desenvolveu suas próprias características culturais, sociais e econômicas, que permitem a suas companhias competir em mercados internacionais. A seguir o parágrafo acima, esta tese terá como objetivo explorar quão competitivos são os “born globals” na América Latina em comparação com outras PME internacionais; Baseado em capacidades internas e fatores ambientais como características sociais, culturais e econômicas. Para este efeito, esta tese dirigido seus esforços na revisão a internacionalização de uma PME colombiana, companhia chamada "Digital Partners Group", que como um latino-americano “born global” tem confrontado algumas dificuldades em termos de atuação internacional. Assim, com o objetivo de direcionar esta pesquisa, foram realizadas algumas entrevistas com o chefe executivo, diretor de tecnologia e um dos especialistas da equipe colombiana. A partir das constatações reunidas, era concebível para encontrar a diferença entre o desempenho internacional entre as companhias latinas e empresas nas regiões desenvolvidas. Além disso, o estudo destaca que os principais fatores das diferenças entre o desempenho provém de mais de um fator externo que capacidades internas. No entanto, a pesquisa conclui que, mesmo que América Latina tem capital trabalho talentoso, o principal motivo da falta se competitividade veio de fatores sociais, políticos e culturais.