Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Retalho experiencial na base do modelo de negócio : o caso da plataforma The Feeting Room

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ritabarbosa_TFM_TFR case study.pdf4.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O retalho assiste, nos dias correntes, a um crescimento incomparável da concorrência no setor. Também a rápida difusão das tecnologias de informação, onde o comércio eletrónico coloca cada vez mais desafios ao retalho tradicional, tem incentivado os retalhistas a apostar na inovação a nível do seu modelo de negócio, em que uma das preocupações centrais passa pela melhoria da experiência do cliente. Assim, partindo do estudo aprofundado de um modelo de negócio disruptivo no retalho de moda, esta investigação visa compreender os principais mecanismos de criação de valor e os desafios estratégicos e de gestão que resultam de um modelo de negócio de plataforma bilateral e cuja base da criação de valor para os seus intervenientes seja fundamentada no retalho experiencial, na figura da concept store. Pretende-se, assim, contribuir de forma prática e teórica, na perspetiva da gestão estratégica da empresa, para a superação de várias lacunas em cada uma destas áreas de investigação.
Nowadays, retail is witnessing an incomparable growth in competition within the sector. Furthermore, the fast diffusion of information technologies makes it possible for e-commerce to increasingly pose challenges to traditional retail and has encouraged retailers to focus on innovation in their business models, where one of the main concerns is to improve the customer experience. Thus, based on the in-depth study of a disruptive business model in fashion retail, this research aims to understand the main mechanisms of value creation and the strategic and management challenges that emerge from a two-sided platform business model for which the value creation to its stakeholders is based on the experiential retail, through the concept store figure. As a result, the research tries to contribute in a practical and theoretical way to overcome several research gaps in each of these areas of interest, from the perspective of the strategic management of the firm.

Description

Keywords

Inovação em modelo de negócio Criação de valor Plataformas multilaterais Retalho experiencial Concept store Business model innovation Value creation Multisided platforms Experiential retail

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue