Percorrer por data de Publicação, começado por "2014-01-31"
A mostrar 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de ordenação
- Impacto dos media sociais em Portugal : and this is realityPublication . Simões, Inês da Silveira Reis e Moreira; Santos, Rogério José de AlmeidaO presente relatório de estágio é o resultado de uma experiência profissional de cinco meses no And This is Reality. O estudo realizado no ano lectivo 2012/2013 incide na presença das marcas nos meios sociais. Assim o trabalho divide-se em três fases: apresentação do estágio, parte teórica e parte empírica. O primeiro capítulo conta com dois subcapítulos: (1) tribos online e (2) comunicação boca-a-boca nos meios sociais. O segundo capítulo é composto por três partes: (1) procedimentos metodológicos, (2) impactos dos media sociais nas marcas e (3) Vantagens e desvantagens da presença das marcas nos media sociais. Na questão empírica são analisadas 12 entrevistas a elementos-chave na questão dos media sociais e das marcas, no contexto português. As principais conclusão deste trabalho prendem-se com a crescente afirmação dos media sociais no mundo do marketing, a adoptação da comunicação boca-a-boca como estratégia de comunicação, implementação dos media sociais na vida dos consumidor e das marcas.
- Os "mistérios" de um género literário e a sua traduçãoPublication . Mendes, Susana Eduarda Filipe Pinto Pereira; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioA categorização de uma obra é sempre difícil, as fronteiras dos géneros e subgéneros literários nem sempre estão bem delineadas e a aplicabilidade destes termos não é consensual. Partindo do argumento de que é possível e necessário estabelecer géneros literários e que estes se encontram nas características comuns a grupos de textos, o presente trabalho pretendeu problematizar a relação entre géneros literários e a tradução. Para avaliar este primeiro argumento, e tendo como objecto de estudo o cozy mystery, sub- -subgénero do romance policial, apresenta-se uma breve história da evolução das narrativas policiais que demonstra não só a sua variedade mas também aquilo que têm em comum e que permite agrupá-las num subgénero literário. Por forma a analisar a influencia que determinado subgénero pode ter na tradução, apresenta-se uma tradução de inglês para português da obra literária The Cat Who Could Read Backwards, da autora Lilian Jackson Braun, e uma reflexão sobre esse trabalho tentando cruzar as características do cozy com os problemas e desafios lançados à tradutora. Esta tradução serviu também de base a uma análise das estratégias utilizadas, e em que se pretendeu apurar de que forma a criatividade e o conhecimento tácito participam no acto tradutório.
- Ambientes sonoros interativos e imersivosPublication . Gonçalves, Miguel Duarte; Martins, Luís Gustavo; Joaquim, VítorO uso de técnicas de espacialização sonora interativas para a criação de ambientes virtuais sonoros permite atingir uma resolução superior à apresentada pelos ambientes virtuais visuais. Recorrendo a estas ferramentas é possível o desenvolvimento de aplicações interativas e imersivas, como jogos sonoros. Não estando dependentes da componente visual e criando um estímulo à criatividade do utilizador, este género de experiências permite atingir um grau de imersão superior aos jogos tradicionais. Esta investigação pretendeu analisar os principais métodos de espacialização sonora interativa e o fenómeno de imersão, de modo a permitir reunir o conhecimento necessário à concepção de uma instalação sonora interativa e imersiva. Foi desenvolvido e testado o jogo sonoro The Sound of Horror, do género first-person shooter e subgénero survival horror, controlado através de uma interface à semelhança de uma arma de grande porte que permite um controlo gestual orgânico para a execução de múltiplas funções, permitindo ao utilizador interagir com alvos sonoros dinâmicos, na forma de criaturas monstruosas e assustadoras.
- Masterização M/S : uma técnica criativaPublication . Carvalho, Jorge Manuel Moita; Lopes, Paulo FerreiraEsta dissertação apresenta a técnica de masterização M/S1um processo de pósprodução musical. A masterização é o ultimo passo de um tema musical no qual são efectuadas as correções finais do produto musical proveniente da mistura. O recurso a ferramentas como compressão, equalização, limitação, distorção, entre outros, são utilizados de forma a transparecer da melhor forma possível o áudio que compõe a música. Desta forma a masterização garante a preservação das melhores características sonoras da música quando reproduzida nas variedades de sistema áudio existentes, desde o rádio do carro aos headphones bem como em sistemas Hi-Fi2. O projeto consiste na exploração desta técnica face ao seu processo convencional, ou seja a masterização M/S e a masterização convencional, através do uso e experimentação pretende-se explorar esta técnica de modo a obter uma realidade mais concreta das suas potencialidades. Para o desenvolvimento deste processo será necessário executar o processamento de faixas musicais o que permitirá uma análise ao nível do processamento do sinal e das possibilidades criativas associadas ao uso da técnica de masterização M/S. Pretende-se realizar um estudo com a faixas musicais processadas de forma a estabelecer uma realidade entre o ouvinte e o tipo de processamento, comparando técnica de masterização M/S e a técnica masterização convencional. No final o pretendido é perceber de que forma a masterização M/S possibilita um processo de masterização mais criativo e fluído para o técnico ou engenheiro de masterização e quais as possibilidades que este processo técnico proporciona do ponto de vista criativo.
- A escuta : contemplação do som no quotidianoPublication . Pucarinho, Vasco Miguel Gonçalves; Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães Noronha; Martins, Luís Gustavo; Joaquim, VítorO presente trabalho aborda a contemplação da escuta no nosso quotidiano, no sentido da fruição estética do som. A escuta, no que toca ao seu uso diário dentro da sociedade, direciona-se principalmente para uma vertente semântica (quando comunicamos) ou causal (quando percebemos um perigo através do som). Por norma, a escuta que objectiva uma avaliação estética dos sons do quotidiano não se dá. Deste modo, pretende-se aprofundar conhecimentos sobre a escuta dos sons do nosso dia-a-dia e formas de a promover, principalmente a um nível estético. Partindo da problemática supracitada, é revisto o panorama de trabalhos diretamente relacionados com a escuta. Iniciando em autores e artistas como Pierre Schaeffer, Michel Chion, Murray Schafer, Pauline Oliveros e John Cage, são apresentadas várias teorias e perspectivas sobre a escuta. Para completar as informações conseguidas, segue-se com um conjunto de entrevistas semiestruturadas a profissionais do som. Faz-se ainda referência a um estudo feito pelo autor em galerias de arte da cidade do Porto, com o intuito de compreender a quantidade de arte sonora exposta nas mesmas. Dos autores abordados serão retiradas ideias para suportar a construção de uma instalação sonora site-specific, denominada por “Escuta #1”. Ao encontro do objectivo da dissertação, a instalação pretende incentivar o uso ativo da escuta, apresentando e discutindo ferramentas para tal. Como resultado da pesquisa efectuada obtiveram-se diversas ferramentas para a promoção da escuta. Através do conceito da instalação site-specific, exposta num local do quotidiano do público-alvo, realçam-se os seguintes processos: a conceptualização de jogos entre as fontes sonoras dos sons captados para a instalação e a sua reprodução no espaço — baseados na teoria dos modos de escuta de Michel Chion; o silêncio entre os blocos sonoros da instalação, para que se coloque o ouvinte numa posição de escuta da soundscape ao seu redor — baseada no conceito das estruturas temporais de John Cage; a criação de um sentimento de estranheza dentro do familiar dos ouvintes — baseado no conceito de uncanny de Sigmund Freud.
- Criação interativa de efeitos sonoros : estudo sobre o uso de interfaces interativos no design de somPublication . Santos, Adrian Guillerme Francisco dos; Martins, Luís Gustavo Pereira Marques; Joaquim, VítorEsta dissertação apresenta o processo de desenvolvimento de universos sonoros para produções audiovisuais, na vertente de design de som. Foca-se no desenvolvimento de efeitos sonoros para objetos audiovisuais, a partir de meios de criação, geração e de captação de som em tempo real, num conceito criativo e interativo. O projeto consiste em apresentar um estudo do processo de criação de efeitos sonoros desde os seus métodos tradicionais aos modernos, utilizando novas interfaces para manipular os parâmetros do áudio de uma forma mais orgânica e intuitiva. Para o desenvolvimento dos clips sonoros procurou demonstrar-se as competências técnicas dos métodos e sistemas de trabalho convencionais no design de som. Aborda-se inicialmente os acontecimentos históricos da evolução do som no cinema, na era do cinema mudo até aos tempos mais modernos, apresentando assim as metodologias de criação e reprodução do som. Esta Dissertação tem como objectivo o estudo e desenvolvimento de uma plataforma interativa de criação e manipulação de som em tempo real através do gesto, com uma aplicação direta para projetos audiovisuais (e.g. produções cinematográficas, animação por computador, teatro, jogos de computador, etc.). Este estudo apresenta uma plataforma que permite alterar várias componentes do som, usando diferentes interfaces com o utilizador para além do tradicional rato e teclado de computador, desde controladores MIDI, a interfaces naturais, gestuais e tangíveis.
