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Abstract(s)
Esta dissertação apresenta o processo de desenvolvimento de universos sonoros para
produções audiovisuais, na vertente de design de som.
Foca-se no desenvolvimento de efeitos sonoros para objetos audiovisuais, a partir de
meios de criação, geração e de captação de som em tempo real, num conceito criativo e
interativo. O projeto consiste em apresentar um estudo do processo de criação de efeitos
sonoros desde os seus métodos tradicionais aos modernos, utilizando novas interfaces para
manipular os parâmetros do áudio de uma forma mais orgânica e intuitiva.
Para o desenvolvimento dos clips sonoros procurou demonstrar-se as competências
técnicas dos métodos e sistemas de trabalho convencionais no design de som. Aborda-se
inicialmente os acontecimentos históricos da evolução do som no cinema, na era do cinema
mudo até aos tempos mais modernos, apresentando assim as metodologias de criação e
reprodução do som.
Esta Dissertação tem como objectivo o estudo e desenvolvimento de uma plataforma
interativa de criação e manipulação de som em tempo real através do gesto, com uma
aplicação direta para projetos audiovisuais (e.g. produções cinematográficas, animação por
computador, teatro, jogos de computador, etc.). Este estudo apresenta uma plataforma que
permite alterar várias componentes do som, usando diferentes interfaces com o utilizador para
além do tradicional rato e teclado de computador, desde controladores MIDI, a interfaces
naturais, gestuais e tangíveis.
Description
Keywords
Design de som Interatividade Procedural audio Interfaces Controlo gestual