FCH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
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- Modernidade e cruzamento de saberes: figuras da modernidadePublication . Gil, Isabel Capeloa; Carneiro, RobertoO panorama imperial (Kaiserpanorama), esse método de projecção de imagens antecessor do cinema, que fez furor na Berlim de 1900, constitui uma notável representação do espírito moderno. Evocado por Walter Benjamin em Infância Berlinense: 1900, as paisagens que circulavam neste cinematógrafo primevo, apesar de exóticas, despertavam uma nostalgia que “[...]não as chamava para o desconhecido, mas para casa” (Benjamin, 2004:77). Talvez, por isso, constitua uma das imagens de pensamento que melhor representa a modernidade, como caleidoscópio, vertigem e utopia, mas simultanemamente como espaço de encontro auto-reflexivo e perspectivação do Outro para conhecimento do Eu. Antes de Giddens ter postulado a modernidade tardia como projecto de auto-reflexividade, já Theodor Adorno se referira ao Modernismo estético como estando precisamente eivado desse tentame de autocrítica do mundo moderno, atribuindo à estética a função de alteridade crítica, que Husserl, por exemplo, atribuía à filosofia. E se o impulso crítico e a nostalgia auto-reflexiva constituem uma marca seminal do projecto da modernidade europeia, certo é, que a imagem do panorama se afigura ainda mais operatória para a descrever, pois veicula o modelo visual oculocêntrico que as artes do século XX, a fotografia e o cinema, vão por excelência corporizar, e ainda porque anuncia a deslocação, o movimento, o fluxo, de imagens ou pessoas, como marcando o ethos moderno, e mostrando o mundo como “cena” (Schauplatz) especular da diversidade humana.
- Tecnologia e sociedade: tecnologia, humano e pós-humanoPublication . Araújo, Horácio Peixoto de; Faria, Luísa Leal deOs textos que integram o presente volume sintetizam e objectivam as quatro intervenções que constituíram a parte nuclear do 2.º encontro multidisciplinar da Faculdade de Ciências Humanas, centrado sobre o binómio "Tecnologia e Sociedade". Reflectindo o carácter assumidamente pluridisciplinar deste projecto, estes quatro textos representam outras tantas abordagens individualmente posicionadas a partir dos contextos profissionais e das opções científico-culturais dos respectivos autores. Se é verdade que a tecnologia tem constituído, desde as origens da humanidade, um factor decisivo para a sua evolução cultural e civilizacional, nunca como nos nossos dias essa interacção se manifestou tão evidente e tão avassaladoramente indispensável. De facto, a tecnologia preenche de tal modo o nosso quotidiano e condiciona de tal maneira os nossos gestos que, tal como a saúde, só nos damos conta da sua presença e da sua importância quando algo falha. Imersos nesta "cultura tecnológica", presenciamos, por vezes mais como espectadores do que como actores, a rápida transformação não só das ferramentas e dos instrumentos que medeiam as nossas rotinas com o tempo e com o espaço, mas também da nossa percepção da paisagem humana e dos rituais que regem e exprimem as múltiplas formas de ser e de estar em sociedade. Impulsionada pela curiosidade e pela imaginação, a tecnologia, tal como a conhecemos e utilizamos hoje, é o resultado de um longo e contínuo processo reprodutivo da acção do homem sobre a matéria.
- Cultura e conflito: culturas da cidadania: conflitos epistemológicosPublication . Sardica, José Miguel; Lourenço, Jorge FazendaPoucos conceitos existirão tão polissémicos como o de “cidadania”, tanto na sua dimensão histórica como na sua acepção estritamente política, nos seus pressupostos morais e na sua expressão de envolvimento social na comunidade em que é vivida. Correntemente, os dicionários de política definem cidadania, num primeiro nível, como “o estatuto do cidadão, geralmente determinado pela lei” e, num segundo nível (não apenas legal, mas substancial e relacional), como a posição-soma dos direitos e deveres, por vezes simples e voluntárias obrigações morais, que um determinado indivíduo tem por pertencer a uma qualquer comunidade. A cidadania é assim não apenas um simples estatuto legal individual, mas também a expressão de um sentimento de vivência partilhada, patente nas mais diversas esferas da participação política, da actividade económica, dos laços sociais, da expressão cultural, em suma, da forma mentis e do modus operandi da Cidade (no sentido com que os Antigos utilizavam o termo).
- Representações da guerra: representações da família e espaço públicoPublication . Matos, Artur Teodoro; Santos, RogérioSão cada vez mais frequentes as reportagens, as crónicas, os filmes, ou os relatos, divulgando as mais variadas acções do teatro da guerra, bem como os actos com ela envolvidas. Também com o desenvolvimento das modernas tecnologias assiste-se, no imediato, ao decorrer de tudo o que com a guerra se possa relacionar. E, se por um lado, nos damos conta do heroísmo de muitos, dos que lutam ou suportam as atrocidades da peleja, também nos apercebemos das crueldades e dos horrores que ela instiga e propicia. A teoria da “guerra justa” defendida por Hugo Grotius (1583-1645), hoje rejeitada, mas infelizmente muito praticada, conheceu refinamentos que a inteligência humana nunca imaginaria. E se os regimes democráticos e organismos ou entidades internacionais tendem a estabelecer plataformas de entendimento, de modo a dissuadirem os adversários a dispensarem a força e a dialogarem em nome da paz e da concórdia, não é certo que a violência tenha diminuído. É que para além da beligerância, há que ter em conta também as indústrias que com ela se identificam ou se relacionam e que cruzam os mais diversos sectores da sociedade. A teia de interesses é enorme. E a abrangência de negócios gigantesca.
- Caridade enquanto geradora de sociabilidades. O caso da Associação de Serviço SocialPublication . Santos, Maria Isabel
- Filosofia e direitos dos animais: questões de filosofia aplicadaPublication . Morujão, Carlos; Bolinhas, Maria InêsEste n.º 5 dos Cadernos «Conhecer a FCH» é da inteira responsabilidade da Área Científica de Filosofia. Contém, como se pode ver, duas partes distintas, mas que um mesmo critério e uma mesma preocupação justificam que se reúnam numa publicação única. De facto, sendo a filosofia – nas suas práticas, nos modos da sua transmissão, na sua conceptualização específica – um saber altamente especializado, nem por isso a sua capacidade para intervir na realidade, pensando-a e sugerindo novos caminhos, se vê, por esse facto, diminuída. Não é por acaso que, de Sócrates a Séneca, na Antiguidade, de Tomás de Aquino a Guilherme de Ockham, na Idade Média, de Montaigne a Descartes, no início da Idade Moderna, de Karl Jaspers a Sartre, quase nos nossos dias, vemos filósofos assumirem a responsabilidade da intervenção nas questões prementes do seu tempo, correndo o risco de se enganarem – sendo nisso iguais aos outros homens –, mas mostrando que não vêem a actividade do pensamento como um exercício destinado apenas a um reduzido número de especialistas.
- Marie-Thérèse Lévêque and the Lisbon Social Work Institute (1935-1944): a discreet pioneerPublication . Santos, Maria IsabelIn Portugal, the teaching of social work began in 1935 with the opening of the Lisbon Social Work Institute, whose technical direction was taken until 1944 by a French social worker: Marie-Thérèse Lévêque.In the present scenery of Portuguese social research, the knowledge produced about the Lisbon Social Work Institute is placed at a generic and patchy level, and although there are no specific studies about the construction of teaching in that school, many authors insist on the influence of French currents of social thought and action, for instance, as a result of the employment of French professionals and directors, as is the case of Marie-Thérèse Lévêque. Knowing the Portuguese social reality of the 1930´s, this permeability is not surprising, taking into account the social and cultural similarities of Latin reality, which stand out the small and medium industries, the Catholicism, and a personalistic view that more easily harmonized with the existing possibilities during this historical period. About the figure of Marie-Thérèse Lévêque, seventy-five years have passed after her arrival to Portugal, in 1935, and there are only a limited set of references concerning this first technical director of the school that started the teaching of social work in Portuguese territory. Unlike what happens with some social work pioneers her contemporaries, she never had her own biographer.
- Between the immigrant and the homelessness condition: challenges of a phenomenon in the Portuguese social realityPublication . Santos, Maria IsabelThis presentation is based on an exploratory study conducted in Portugal between March and November 2010, aiming to understand the phenomenon of people who are, simultaneously, immigrant and homeless in Portuguese society. The implementation of a national survey allowed designing a profile, as well as understanding the main patterns of this phenomenon. In turn, the interviews allowed, in a comprehensive logical, outline the ideal-type way of life of homeless immigrants, since their migration project until the condition of homelessness. We identified two distinct categories: the «homeless immigrants» and the «immigrants homeless». In the first situation, we found a homeless person, who is also an immigrant, i.e., his condition is not directly dependent to his immigration status: there are many similarities between his life path until the current condition and the journey of a Portuguese citizen who is in the same circumstances. His situation of homelessness always occurs after the immigrant condition, resulting from a life journey marked by social exclusion processes following a successful phase of the migratory process. In the second group, we found cases in which immigration status depends on the situation of homelessness, matching with the arrival at the Portuguese territory. The study results allow us to define some challenges to public policies and social intervention developed in Portugal, in order to prevent and minimize the vulnerability and extreme destitution that affects people who are simultaneously in the condition of immigrant and homelessness.
- Imigrantes sem-abrigo em PortugalPublication . Monteiro, Teresa Líbano; Policarpo, Verónica; Ramalho, Vanda; Santos, Isabel
- Os católicos, a sociedade e o estadoPublication . Cruz, Manuel Braga daA dignidade da pessoa humana, que orienta a actuação dos católicos na vida pública, implica uma concepção da sociedade e do Estado. A liberdade religiosa, como direito fundamental da pessoa humana, e como dimensão inevitável e natural da vida pública, obriga o Estado moderno a reconhecer a religião e a conferir-lhe espaço de liberdade. A fé católica, que impregna a cultura europeia e portuguesa de forma indissociável, é amplamente partilhada, sem que tal corresponda a atitudes e modelos de comportamento consequentes. Por negligência nuns casos, mas também por ignorância noutros casos. Muitos católicos não conhecem suficientemente o pensamento da Igreja em matéria social e política. A intenção destas páginas é a de proporcionar melhor conhecimento do pensamento católico acerca das implicações da fé para o comportamento dos católicos na vida social e política, e contribuir para uma reflexão sobre o lugar da religião no mundo contemporâneo e do papel do catolicismo na construção de um mundo melhor.