FCH - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
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- António Quadros: obra, pensamento, contextosPublication . Pimentel, Manuel Cândido; Carvalho, Sofia AlexandraANTÓNIO Gabriel de Castro QUADROS Ferro nasceu a 14 de julho de 1923, em Lisboa, e nesta cidade faleceu a 21 de março de 1993. Uma das principais características da sua obra está no veio fortemente interdisciplinar que motivou convocar-se para o seu estudo, no projeto deste livro, investigadores de tendências e áreas de saber diversas, donde a atenção aos seus contextos históricos, culturais, filosóficos, literários, sociológicos, capazes de lançar luz sobre a complexidade de uma obra multifacetada, que espera por mais aprofundados e alargados estudos. Este livro, que reúne o contributo de tantos, é uma pedra para o edifício desses estudos, e, consequentemente, um auspício, pois que espera que a reflexão ora empreendida encontre ecos no futuro. Torna-se, assim, inequívoco o seu propósito: situar António Quadros no espaço intelectual português, europeu e universal.
- Atas do Colóquio «Sociedade, Cultura e Conflito», nos 100 anos da República PortuguesaPublication . Matos, Artur Teodoro de
- Between the immigrant and the homelessness condition: challenges of a phenomenon in the Portuguese social realityPublication . Santos, Maria IsabelThis presentation is based on an exploratory study conducted in Portugal between March and November 2010, aiming to understand the phenomenon of people who are, simultaneously, immigrant and homeless in Portuguese society. The implementation of a national survey allowed designing a profile, as well as understanding the main patterns of this phenomenon. In turn, the interviews allowed, in a comprehensive logical, outline the ideal-type way of life of homeless immigrants, since their migration project until the condition of homelessness. We identified two distinct categories: the «homeless immigrants» and the «immigrants homeless». In the first situation, we found a homeless person, who is also an immigrant, i.e., his condition is not directly dependent to his immigration status: there are many similarities between his life path until the current condition and the journey of a Portuguese citizen who is in the same circumstances. His situation of homelessness always occurs after the immigrant condition, resulting from a life journey marked by social exclusion processes following a successful phase of the migratory process. In the second group, we found cases in which immigration status depends on the situation of homelessness, matching with the arrival at the Portuguese territory. The study results allow us to define some challenges to public policies and social intervention developed in Portugal, in order to prevent and minimize the vulnerability and extreme destitution that affects people who are simultaneously in the condition of immigrant and homelessness.
- Caridade enquanto geradora de sociabilidades. O caso da Associação de Serviço SocialPublication . Santos, Maria Isabel
- Os católicos, a sociedade e o estadoPublication . Cruz, Manuel Braga daA dignidade da pessoa humana, que orienta a actuação dos católicos na vida pública, implica uma concepção da sociedade e do Estado. A liberdade religiosa, como direito fundamental da pessoa humana, e como dimensão inevitável e natural da vida pública, obriga o Estado moderno a reconhecer a religião e a conferir-lhe espaço de liberdade. A fé católica, que impregna a cultura europeia e portuguesa de forma indissociável, é amplamente partilhada, sem que tal corresponda a atitudes e modelos de comportamento consequentes. Por negligência nuns casos, mas também por ignorância noutros casos. Muitos católicos não conhecem suficientemente o pensamento da Igreja em matéria social e política. A intenção destas páginas é a de proporcionar melhor conhecimento do pensamento católico acerca das implicações da fé para o comportamento dos católicos na vida social e política, e contribuir para uma reflexão sobre o lugar da religião no mundo contemporâneo e do papel do catolicismo na construção de um mundo melhor.
- Cultura e conflito: culturas da cidadania: conflitos epistemológicosPublication . Sardica, José Miguel; Lourenço, Jorge FazendaPoucos conceitos existirão tão polissémicos como o de “cidadania”, tanto na sua dimensão histórica como na sua acepção estritamente política, nos seus pressupostos morais e na sua expressão de envolvimento social na comunidade em que é vivida. Correntemente, os dicionários de política definem cidadania, num primeiro nível, como “o estatuto do cidadão, geralmente determinado pela lei” e, num segundo nível (não apenas legal, mas substancial e relacional), como a posição-soma dos direitos e deveres, por vezes simples e voluntárias obrigações morais, que um determinado indivíduo tem por pertencer a uma qualquer comunidade. A cidadania é assim não apenas um simples estatuto legal individual, mas também a expressão de um sentimento de vivência partilhada, patente nas mais diversas esferas da participação política, da actividade económica, dos laços sociais, da expressão cultural, em suma, da forma mentis e do modus operandi da Cidade (no sentido com que os Antigos utilizavam o termo).
- Ensaios de antropologia platónica: Estudos Platónicos IIIPublication . Pereira, Américo José Pinheira
- Família e psicologia: contributos para a investigação e intervençãoPublication . Francisco, Rita; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena RebeloSendo a família tão complexa e multifacetada hoje em dia, também os olhares de investigadores e técnicos nesta área o devem ser. Assim, a presente obra pretende ilustrar a diversidade de investigação que tem sido realizada na área da Psicologia da Família no panorama científico Português, apresentando ainda contributos de autores internacionais de reconhecida relevância em intervenção com famílias, realçando a complexidade de relações e a necessidade de construção de sentido e identidade familiar.
- Família.com: crianças (0-6) e tecnologias digitaisPublication . Brito, Rita Fernandes de AlbuquerqueAs crianças de hoje crescem com tecnologias, utilizando-as diariamente, acedendo numa idade cada vez mais jovem. Em casa, as famílias têm acesso a uma panóplia de dispositivos, como o tablet, o smartphone, a televisão, a consola de jogos, entre outros. Esta evolução força os pais à difícil tarefa de se atualizarem com regularidade, promovendo uma utilização segura e de qualidade dos dispositivos digitais, acompanhando-as nesta utilização e encontrando um propósito no seu uso. A utilização da web por crianças pode trazer benefícios, mas juntamente com estes trás a exposição a alguns riscos. Por isso, é relevante investigar as atividades que as crianças realizam online e os riscos a que estão expostas, já que é cada vez mais importante a promoção da segurança e a capacitação dos pais para essa questão.Assim, através deste estudo exploratório, onde foram entrevistadas 15 famílias portuguesas com filhos até 6 anos, pretendeu-se conhecer as atividades das crianças com os meios digita, perceber como as tecnologias são entendidas pelos diferentes membros das famílias e como é feita a gestão da utilização dos meios digitais.Tendo em conta os dados recolhidos, pode afirmar-se que as crianças vivem rodeadas de tecnologias, usando-as desde que têm 1 ano de idade. Gostam muito de as usar, assim como também gostam de brincadeiras analógicas. As suas atividades digitais passam principalmente por jogar no tablet, o seu dispositivo preferido, não sendo produtoras de conteúdos. Os pais preferem que elas brinquem no exterior, no entanto assumem utilizar as tecnologias para entreterem os filhos. Para os pais, eles ainda são muito jovens e não correm riscos neste uso, principalmente porque não sabem ler nem usam redes sociais, sendo uma ferramenta mais significativa quando iniciarem o ensino primário. No entanto, os filhos têm mais competências digitais do que eles concebem: fazem download e aprendem a jogar jogos de modo autónomo, pesquisam vídeos e músicas no YouTube, gerem a memória dos dispositivos, utilizam as opções da televisão por subscrição, gerindo os conteúdos, entre outras tarefas. Os pais têm percepções positivas no uso de tecnologias pelos filhos, como relevantes para o eu futuro ou acesso à informação, assim como percepções negativas, como receio da pedofilia e rapto, nomeadamente ligadas às redes sociais. Quando as crianças iniciam a exploração digital, os pais apresentam-lhes os dispositivos, sem regras, mas se começam a verificar excesso de utilização, tendem a colocar regras rígidas, como tempos curtos de utilização, gerando-se por vezes conflitos. Não se verificou muito acompanhamento nas atividades digitais dos filhos pelos pais e as crianças afirmaram que os utilizavam normalmente sozinhas. Poucas mencionaram a utilização de tecnologias para questões educativas em casa ou no jardim de infância.Verifica-se assim a utilização das tecnologias principalmente para entretenimento, desvalorizando a produção de conteúdos e a sua utilidade pedagógica, tanto no lar como nos jardins de infância. É necessário providenciarmos oportunidades e experiências às crianças para se envolverem com as tecnologias digitais, tendo como objetivo desenvolver as suas competências operacionais, assim como o seu envolvimento em brincadeiras imaginativas de novas e inovadoras maneiras. Os pais têm o papel de as acompanhar neste uso, proporcionando uma utilização segura e proveitosa.
- Família: essência e multidisciplinaridadePublication . Pinto, Helena Rebelo; Sardica, José MiguelRepensar a família, neste contexto da educação no qual a universidade também se inscreve, como instituição a se e como instituição em relação com as demais escolas e com a comunidade em geral adquire importância fundamental. O conjunto de textos sobre a família que dão corpo a esta obra inscreve-se aqui e aqui começa a ganhar força e sentido de futuro, essencial a uma universidade. Abraçar a complexidade da educação e a complexidade da família, a partir da complexidade que é uma universidade, recebe, porém, numa universidade com identidade católica, um acréscimo de complexidade e exigência. Ora, todos os estudos contidos nesta obra foram pensados e elaborados por docentes de uma universidade católica, concretamente da Universidade Católica Portuguesa.