CRC-W - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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- Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreiraPublication . Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu; Candeias, Adelinda; Araújo, AlexandraA competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade1 de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.
- Social intelligence in Portuguese students: differences according to the school gradePublication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Taveira, Maria do CéuThis study aims to present Portuguese students’ perceptions about their social intelligence and to analysis and discussion of the differences between groups according to their school grade. Participants are adolescents attending the 8th, 10th and 11th grades of Portuguese public schools. Adolescents were administered the Cognitive Test of Social Intelligence (CTSI; Candeias, 2007), a pictorial self-report instrument, aimed at the diagnosis of adolescents needs capabilities, experience and motivation to deal with interpersonal situations. Resultsof indicate the existence of statistically significant differences between three school grades.Problem Solves and Motivation indexes.
- Autorregulação na aprendizagem: um estudo exploratório no ensino superior portuguêsPublication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Pinto, Helena RebeloEste estudo avalia as qualidades psicométricas do Questionário de Autorregulação da Aprendizagem (QARA; Williams & Deci, 1996)e analisa diferenças em estudantes do ensino superior português. Participaram 171 adultos (147, 86,0% mulheres), com uma idade média de 24,70 anos (Min-Max:17-53; DP= 8,56), aos quais foi administrado o QARA, constituído por 12 itens que avaliam o grau de participação no curso de ensino superior, e as possíveis razões para esse envolvimento, de acordo com uma regulação controlada versus autónoma. A análise fatorial exploratória indica a existência de dois fatores que explicam 50% da variância total dos itens. Registram-se diferenças estatisticamente significativas em função do sexo na regulação controlada, e em função da idade na regulação autónoma e na regulação controlada. Não se verificam diferenças em função da média académica, da satisfação académica, ou da satisfação com a vida em geral. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
- The participation of young children (under 8) in qualitative researchPublication . Brito, Rita; Dias, PatríciaIn the last decades, the role of children in qualitative research has changed, from unknown and incapable subjects, to attentive subjects and active participants. But for your participation to be appropriate and ethical, it is convenient to adopt some methods. Thus, it is intended with this article to make a critical review regarding the participation of children, up to 8 years, in qualitative investigations. Some techniques of data collection used by the authors will be presented in qualitative investigations, with the intention that the children be participative and active subjects. It is also intended to contribute to the methodological discussion and ethical issues in qualitative research with children.
- II - Factores de sustentabilidade económica e financeira das instituições de apoio a pessoas idosas em Portugal: estudo num município ruralPublication . Gonçalves, JoãoPretende-se com este artigo conhecer e sistematizar os factores que condicionam a sustentabilidade económica e financeira das instituições de apoio a pessoas idosas e o ponto de vista dos seus dirigentes e entidades locais. A metodologia utilizada assentou na aplicação de dois questionários, um a 97 associados de instituições para pessoas idosas, outro a 138 utentes dessas instituições e entrevistados os seus dirigentes e autoridades locais. No trabalho desenvolvido constatou-se que existe um conjunto alargado de factores de sustentabilidade no domínio económico e financeiro, ressaltando os seguintes: 1) comparticipação financeira do Estado; 2) comparticipação financeira dos utentes; 3) quotização dos associados; 4) abertura a outros públicos com maior capacidade financeira;5) organização e gestão das instituições; 6) prudência no endividamento.
- I - Factores de sustentabilidade social e cultural das instituições de apoio a pessoas idosas em Portugal: estudo num município ruralPublication . Gonçalves, JoãoEste artigo tem por base uma pesquisa,cujo objectivo era conhecer e sistematizar os factores que condicionam a sustentabilidade social e cultural das instituições de apoio a pessoas idosas e a perspectiva dos seus dirigentes e entidades locais.Foi usada uma metodologia mista, tendo sido aplicados dois questionários, um a 97 associados de instituições para pessoas idosas; outro a 138 utentes dessas instituições e entrevistados os seus dirigentes e autoridades locais. A pesquisa demonstrou que existe um conjunto alargado de factores de sustentabilidade nos domínios social e cultural, sendo os principais os seguintes: necessidades de apoio social;adequação dos serviços às necessidades; participação da sociedade civil; capacitação das instituições;satisfação geral dos utentes; relevância das instituições; garantia do respeito pela diferença cultural.
- Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesasPublication . Faria, Ana Rita; Reis, Pedro Guilherme Rocha do; Peralta, Maria HelenaA investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.
- Being a foster family in Portugal - motivations and experiencesPublication . Diogo, Elisete; Branco, FranciscoFoster care is an almost absent component in the child care system and scientific research conducted in Portugal foster comprises 3.2%(1) of out-of-home care in Portugal. This research aims to contribute to a deeper visibility of the care phenomena, giving specific attention to the foster families themselves. This research adopted a qualitative analytical approach, inspired by Grounded Theory. Foster families' motivation is rooted in altruism, affection for children, and sensitivity to maltreatment. Personal and professional biography or past contact with out-of-home care can also induce predisposition to become a carer. The experience of being a carer(2) is one of traversing through a life of many challenges and rewards. Considering the recognition from the stakeholders, it is a rewarding task. The quality of the service provided and the performance of the care professionals are both key elements to foster care.
- A utilização de tablets em escolas de 2º e 3º ciclos: contributos para a implementação de projetos com manuais digitaisPublication . Lagarto, José Reis; Marques, Hermínia; Mata, Jorge; Martins, DuarteSubstituir manuais escolares em papel por manuais digitais inseridos em tablets e utilizá-los na sala de aula obriga a uma planificação antecipada de todo o processo, de forma a não esquecer um conjunto de fatores críticos que, se não forem devidamente salvaguardados, podem tornar-se um entrave ao sucesso educativo do projeto.O acompanhamento pedagógico realizado ao longo de quase três anos do projeto ManEEle (Manuais Escolares Eletrónicos) permite-nos apresentar algumas linhas orientadoras para a criação de um quadro de referência que facilite a introdução pedagógica dos tablets na escola. Analisam-se algumas das dimensões críticas e chama-se a atenção para um conjunto de situações que, se analisadas e tratadas adequadamente, são fatores indutores de sucesso.Desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Cuba, em duas turmas do terceiro ciclo, este projeto-piloto iniciou-se em setembro de 2013, estando atualmente no seu terceiro e último ano.
- Influência familiar nas decisões de carreira: análise descritiva em uma amostra brasileiraPublication . Vautero, Jaisso; Pinto, Joana; Silva, Ana DanielaConsiderando a influência da família de origem sobre as decisões educacionais e de careira o presente estudo teve por objetivo apresentar estatísticas descritivas de uma escala que avalia a influência familiar nas decisões de carreira em relação a diferentes fatores estruturais e processuais familiares. Participaram 242 estudantes universitários, 181 mulheres (74.8%), entre os 21 e 45 anos (M = 25.17; DP = 5.07) de uma universidade do sul do Brasil. Os resultados apontam para diferenças nas médias em alguns fatores estruturais familiares, como o estatuto socioeconómico. Esses resultados devem ser avaliados em estudos posteriores à luz de técnicas estatíticas inferenciais.