CRC-W - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CRC-W - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 221
Results Per Page
Sort Options
- Novas políticas sociais novas: entre "belas" e "senãos"Publication . Rodrigues, FernandaNeste artigo identificam-se alguns dos traços mais comummente reconhecidos às politicas sociais após o período dos sistemas públicos de bem estar. Identificam-se as dimensões que corrigem e criam alternativas às insuficiências ou necessidades de aperfeiçoamento desse período. A par deixam-se elencadas algumas das potenciais restrições, quer nas lógicas de base quer, ainda, na timidez e carácter mínimo das medidas implementadas.
- Os campos paradigmáticos do serviço social: proposta para uma categorização das teorias em presençaPublication . Amaro, Maria InêsO presente artigo prossegue um objectivo de compreensão e sistematização da informação sobre o que pode ser entendido como “as teorias do Serviço Social”. Com esse propósito faz-se uma proposta de categorização de quatro campos paradigmáticos em Serviço Social: funcionalismo, interpretativismo, estruturalismo e humanismo. A partir desta grelha inscrevem-se e analisam-se as teorias do Serviço Social, com destaque para o Serviço Social estrutural e crítico. Apresenta-se por fim a teoria da correlação de forças como uma abordagem ao Serviço Social que tenta superar as dicotomias da acção/estrutura e da ordem/conflito.
- EditorialPublication . Branco, Francisco
- A investigação em serviço social em Portugal: uma aproximação a partir da formação pós-graduadaPublication . Rodrigues, Fernanda; Branco, FranciscoEsta comunicação visa constituir-se numa reflexão crítica sobre a investigação na área de Serviço Social em Portugal, dando conta do estado e âmbito do conhecimento construído. Toma como base as dissertações de mestrado e teses de doutoramento produzidas no âmbito da qualificação pós-graduada em Serviço Social, tituladas por várias instituições universitárias nacionais e algumas estrangeiras no período de 1990 a 2003 . De entre os eixos de análise possíveis sobre a produção existente, visa-se reflectir sobre a agenda implícita da investigação em Serviço Social em Portugal e a sua relevância para a produção de um conhecimento disciplinar. Serão igualmente exploradas linhas de análise comparada com os contextos europeu e internacional. Além da visão retrospectiva a que se acederá, serão ensaiadas reflexões propositivas para a construção de uma agenda investigativa significante para o desenvolvimento académico e científico do Serviço Social, em contexto da sociedade portuguesa. A presente comunicação retoma e desenvolve um trabalho preliminar de 2003.
- Identidades, incertezas e tarefas do serviço social contemporâneoPublication . Amaro, Maria InêsNeste artigo é discutida a identidade profissional dos assistentes sociais. Partindo-se do reconhecimento de que se está em presença de uma crise da identidade profissional, apresenta-se a dificuldade heurística (não específica, mas mais profunda no Serviço Social) do tema, apontando-se desde logo a impossibilidade de ser abordado no singular: trata-se, efectivamente, de identidades e não de identidade. Constata-se o estado de escassez de debate no seio da comunidade profissional sobre este tema e apontam-se tarefas para o Serviço Social no século XXI.
- Pequenos acontecimentos para novos rumos: um estudo de caso sobre os factores promotores de trajectórias de inclusão na intervenção com jovens com percursos de riscoPublication . Oliveira, Ana Maria da CostaEste artigo resulta de um estudo de carácter exploratório sobre os factores promotores de trajectórias de inclusão junto de jovens com percursos de risco, o qual visa compreender quais os capitais aportados pelas intervenções sociais ao longo do percurso dos jovens, de forma a constituir uma base de análise sobre a diversidade das práticas profissionais e institucionais junto destes sujeitos. Este trabalho pretende, assim, constituir-se como um contributo no âmbito da intervenção em Serviço Social com jovens em risco, ao nível das respostas sociais para esta população.
- Profissões sociais e género: perspectivas em torno do debate sobre serviço social e profissões femininasPublication . Alves, TeresaNesta comunicação apresentam-se, de forma exploratória, algumas das perspectivas teóricas que se vêm afigurando como mais sugestivas para a análise do Serviço Social como profissão feminina. Essencialmente exploram-se algumas pistas teóricas sugerindo que os estereótipos de género encerram consequências para o Serviço Social, enquanto profissão fortemente marcada pela diferenciação sexual, na sua história e estatuto que se apresentam como relevantes para a compreensão da profissão na actualidade num contexto societário em que se observa uma dinâmica de reconfiguração das profissões sociais.
- EditorialPublication . Branco, Francisco
- Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreiraPublication . Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do Céu; Candeias, Adelinda; Araújo, AlexandraA competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade1 de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.
- Social intelligence in Portuguese students: differences according to the school gradePublication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Taveira, Maria do CéuThis study aims to present Portuguese students’ perceptions about their social intelligence and to analysis and discussion of the differences between groups according to their school grade. Participants are adolescents attending the 8th, 10th and 11th grades of Portuguese public schools. Adolescents were administered the Cognitive Test of Social Intelligence (CTSI; Candeias, 2007), a pictorial self-report instrument, aimed at the diagnosis of adolescents needs capabilities, experience and motivation to deal with interpersonal situations. Resultsof indicate the existence of statistically significant differences between three school grades.Problem Solves and Motivation indexes.
