Browsing by Author "Viana, Rebeca Sales"
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- Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrancePublication . Viana, Rebeca Sales; Silva, Levi Leonido F.; Morgado, Elsa M. G.No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.
- A criatividade revelada: cenas de teatro espontâneo com estudantes universitáriosPublication . Viana, Rebeca Sales; Viana, Levi Sales; Morgado, Elsa; Leonido, LeviEste artigo descreve duas cenas de Teatro Espontâneo realizadas com estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil. A ação fez parte de uma pesquisa que objetivou investigar e desenvolver a criatividade de estudantes universitários. O método utilizado foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa. Participaram da ação 30 indivíduos, divididos em dois grupos. O principal resultado foi que nas cenas foram sintetizados metaforicamente todos os temas que surgiram no momento como acreditar em si mesmo, vencer o medo, superar obstáculos, poder escolher e encontrar soluções. Ao final, concluiu-se que: a atividade proporcionou interação entre alunos de diversos cursos; foram representadas cenas criativas, atingindo o objetivo do exercício; o Teatro Espontâneo apresentou-se como espaço significativo para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos acadêmicos.
- Supervisão pedagógica da oferta formativa em artes no Ensino Superior: subsistema universitário e politécnicoPublication . Leonido, Levi; Morgado, Elsa Maria Gabriel; Rodrigues, João Bartolomeu; Viana, Rebeca Sales; Bezerra, Sefisa QuixadáO universo da supervisão pedagógica no ensino artístico, por maioria de razão, cruza saberes, competências e algumas normas regulamentares e legais com a supervisão pedagógica da oferta formativa em outras áreas, quer no subsistema universitário, quer no subsistema politécnico mas, compreende uma série de especificidades que, por uma lado, delimitam mas, por outro, promovem e perfazem um conjuntos de apports específicos que resultam de uma notória diversidade dos participantes e interlocutores (PSIES37, PCIAS38; AE39), dos locais, das condições e da formação dos profissionais que acolhem estagiários nesta tipologia organizativa formal. Nesta comunicação iremos apresentar as diferenças mais substantivas e significativas entre estágios de inserção profissional e propostas formais para o que consideramos ser o futuro desta área neste contexto e nas condições técnicas e logísticas, assim como formativas e normativas a estas associadas.
- Teatro espontâneo: um instrumento de sensibilização para os (futuros) administradoresPublication . Bezerra, Sefisa Quixadá; Viana, Rebeca Sales; Leonido, LeviA cada momento histórico a sociedade vive seus dilemas, o mais acentuado na atualidade é o resgate ao homem e as melhores possibilidades de lhe manter em estado de felicidade, viabilizando qualidade de vida e possibilitando resultados positivos. Nesse contexto, as ciências se apoiam a partir de estudos de objetos e conceitos correlatos, daí a interdisciplinaridade dominando as argumentações e a subjetividade proporcionando várias interpretações. Estudos anteriores tratavam o homem de forma mecanicista, o que lhe rendeu, ao longo dos anos, visão simplista e reducionista dos seus problemas e hoje, estende-se esse estudo, mas com uma mudança na abordagem, agora para o resgate às suas individualidades e a sua manutenção nos grupos sociais. Se buscará, como objetivo deste trabalho, apresentar a importância da manifestação de sentimentos e emoções através de um meio específico, o Teatro Espontâneo, para aprendizagem e reflexão. A prática foi desenvolvida com grupos de estudantes do terceiro período do curso de Administração e os referenciais teóricos principais foram os de Jacob Levi Moreno e Cecília Bergamini. A abordagem prática-vivencial a partir da realização de Teatro Espontâneo, possibilitou um pequeno recorte de manifestação de sentimentos, emoções e até conflitos acerca de posicionamentos e ações individuais, para aqueles que acreditamos que serão futuros gestores. Foi percebido, a partir da construção dos personagens, a relevância que deve ser dada aos aspetos comportamentais e a história de vida de cada partícipe envolvido em processos individuais e de gestão, acreditando na perspetiva grupal da construção de ambientes organizacionais mais justos e felizes partindo-se da auto perceção e auto reconhecimento dos seus integrantes.