Browsing by Author "Pereira, Paulo"
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- Adoção da norma ISO 9001:2015: um estudo tri-setorial em PortugalPublication . Lopes, Nuno; Passos, Clotilde; Pereira, PauloO objetivo deste estudo é recolher informações sobre os obstáculos, benefícios, principais práticas e lições aprendidas com a adoção e revisão do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, pelas indústrias do setor da metalomecânica, transformação de madeiras, construção civil e obras públicas sediadas em Portugal. Para o efeito adotou-se uma metodologia quantitativa, e foi utilizado o questionário de Fonseca et al., (2019). Foram contactadas 1105 empresas destes três setores de atividade tendo sido obtidas 114 respostas. Concluiu-se, comparativamente a estudos anteriores multissetoriais, que o recurso a formação e consultores externos para a implementação da ISO 9001:2015, facilitam o processo de implementação e certificação da norma nos três setores. Concluiu-se ainda que os recursos humanos devem merecer especial atenção pois revela-se que o planeamento das mudanças e resistência às mesmas surge como a principal dificuldade sentida pelas empresas em estudo, com a implementação das ferramentas da qualidade, seguida da determinação dos riscos e oportunidades que trazem as maiores dificuldades, porém também dos maiores benefícios, relativamente ao processo de certificação. Também aqui se reafirmam a adoção do pensamento baseado no risco e identificação das partes interessadas relevantes como as abordagens que as organizações consideraram mais benéficas. Sugerem-se investigações futuras sobre os critérios e requisitos de TIC que os sistemas informáticos de apoio à qualidade deveriam ter para dar suporte à documentação e processo dos sistemas de gestão da qualidade.
- Contribution of emotional competence to organisational change in a remote working settingPublication . Almeida, Tania; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo; Campos, Sofia; Ferreira, António; Passos, ClotildeIntroduction: Organisations are constantly facing change and, over the last months, the COVID-19 pandemic has introduced a set of cross-cutting changes that forced many employees to work from home. Objectives: Identify the emotional competencies that can be found in the different organisational change processes related to remote working and to identify the relationship between emotional competencies and resistance to organisational change. Methods: This descriptive, quantitative, correlational study was conducted with a sample of 115 workers from different business sectors Results: Showed a correlation between cognitive rigidity and emotional competence. It also became evident that emotional competencies have no influence whatsoever on the change management processes that take place in a remote working environment. Conclusion: The respondents showed low resistance to change and high emotional competence, which may have helped them adapt to this kind of work.
- O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalhoPublication . Ribeiro, Célia; Almeida, Tânia; Pereira, Paulo; Campos, Sofia; Figueira, Ana Paula Couceiro
- O contributo do compromisso organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivasPublication . Macário, Christelle Almeida; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloNo atual ambiente competitivo, a centralização do poder e a falta de autonomia dos colaboradores são características que impedem o desenvolvimento das organizações. Com isso surgiu a necessidade de verificar a utilização do empowerment como uma ferramenta de poder e, consequentemente, do comprometimento com a organização. Este estudo teve como objetivo principal verificar o contributo do comprometimento organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivas. A componente empírica foi suportada por um estudo de caráter exploratório, quantitativo, descritivo-correlacional, com uma amostra constituída por 205 participantes pertencentes a três organizações com a mesma dimensão (média), do setor industrial. Foi aplicado um questionário, onde a primeira parte é destinada a analisar os dados sociodemográficos, e outra a medir o empowerment psicológico e o comprometimento organizacional através de duas escalas (Spreitzer, 1995; Rego & Souto, 2002, 2004). De acordo com os resultados obtidos, as dimensões das duas variáveis apresentam relações significativas entre si e contribuem positivamente para a perceção dos colaboradores sobre o comprometimento e sobre o empowerment psicológico. Em síntese, em linhas gerais, tanto em termos teóricos como empíricos, verifica-se que estas duas variáveis constituem um contributo significativo para as organizações positivas, dado que são ferramentas essenciais para o sucesso das mesmas e para a satisfação dos seus elementos.
- O contributo do marketing relacional na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitáriasPublication . Ribeiro, Célia; Figueiredo, Elisabeth; Passos, Clotilde; Campos, Sofia; Pereira, Paulo; Couceiro, Ana Paula
- Diferenças de género na conciliação profissional e familiarPublication . Pereira, Susana; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloExiste uma composição social, tanto do trabalho, como do género, sendo conceitos que em outro contexto podem assumir outros significados. O trabalho e a família ao longo dos tempos não têm apenas assumido papéis separados mas também segregados segundo o género. Neste artigo faz-se referência às perspetivas do género na conciliação entre o domínio profissional e o domínio familiar, dando ênfase ao papel da mulher. As investigações efetuadas neste âmbito não são consensuais quanto aos resultados encontrados, pois se algumas demostram que as mulheres vivenciam mais pressão e stress ao participarem nos dois domínios, familiar e profissional, e deste modo percecionam maior conflito que os homens, outras investigações indicam uma ausência de diferenças de género, qualquer que seja o sentido. Assim, podemos considerar que o conflito entre o trabalho e a família não é um problema apenas da esfera masculina ou feminina, mas sim das estruturas atuais do trabalho e da família que dificultam a conciliação das responsabilidades profissionais e familiares para ambos os géneros
- O ensino superior em Portugal: uma abordagem holísticaPublication . Ribeiro, Marco Ferreira; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloO ensino superior, enquanto fator ativo de desenvolvimento humano, desempenha um papel vital no desenvolvimento da sociedade, sendo, atualmente, fruto de um conjunto sucessivo de reformas educacionais e de adaptação a novos contextos, realidades e exigências. O atual sistema de ensino superior português assume a forma binária, que, em conjunto com a dualidade ensino superior público e privado, contribuem para o atual estado de diferenciação e diversidade deste nível de ensino. Em Portugal, a garantia de qualidade é assegurada pela acreditação de programas, embora se comece a privilegiar o incentivo à adoção de sistemas internos de garantia e consciencialização da necessidade de qualidade, dada a autonomia organizacional que se verifica neste nível de ensino.
- Escala de motivação académica: validação no ensino superior público portuguêsPublication . Ribeiro, Marco Ferreira; Saraiva, Vasco; Pereira, Paulo; Ribeiro, CéliaEsta investigação teve como objetivo o estudo das propriedades psicométricas e posterior validação da Escala de Motivação Académica proposta por Guimarães e Bzuneck (2008), em Portugal, através da utilização de duas amostras, a Amostra A constituída por 568 estudantes do ensino superior público e a Amostra B constituída por 589 estudantes igualmente do ensino superior publico, com uma abrangência nacional. Para tratamento dos dados foram utilizados os softwares SPSS 25 e AMOS 25. Foram conduzidas duas análises fatoriais confirmatórias em cada amostra e uma análise de grupos múltiplos, sendo que os resultados apontaram para a validade da escala reespecificada na avaliação da motivação no ensino superior e sua robustez, com destaque para correlações elevadas entre as dimensões Motivação Extrínseca por Regulação Integrada e Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca, por Regulação Integrada e Motivação Extrínseca por Regulação Introjetada e por Motivação Extrínseca por Regulação Externa e Desmotivação. Por outro lado, verificou-se que o modelo de escala proposto é invariante.
- Fatores influentes e efeitos da conciliação entre o trabalho e a famíliaPublication . Pereira, Susana; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloNa sociedade atual, o trabalho e a família constituem o universo estruturante da grande maioria dos atores de uma sociedade. As alterações sociais, nomeadamente o constante reforço das exigências familiares e profissionais, são sem dúvida consequência da temática da conciliação entre estas duas esferas. Torna-se fundamental o conhecimento dos diversos fatores influentes, assim como dos efeitos, no que concerne à conciliação entre o trabalho e a família
- Fatores preditores do desempenho académico: motivação, satisfação e autoeficáciaPublication . Ribeiro, Marco Ferreira; Ribeiro, Célia; Pereira, PauloPartindo do pressuposto de que o desempenho académico do estudante de ensino superior pode ser explicado por fatores psicológicos associados ao estudante, nomeadamente o seu estado motivacional, satisfação e autoeficácia, definiu-se como objetivo geral de investigação o estudo da relação entre motivação académica, satisfação com a formação superior e autoeficácia na formação superior e a sua repercussão no desempenho académico do estudante. Deste modo, esta investigação desenvolve-se segundo uma metodologia quantitativa envolvendo duas amostras de estudantes de licenciatura e mestrado integrado do ensino superior português: a amostra A constituída por 1344 estudantes e a amostra B constituída por 1343 estudantes. Assim, com base na formulação de um modelo teórico proposto, envolvendo a motivação académica, satisfação com a formação, autoeficácia na formação e desempenho académico do estudante, procedeu-se ao seu ajustamento na amostra A, com base numa metodologia de modelação de equações estruturais (SEM - Structural Equation Modeling) e posterior validação numa amostra independente, a amostra B. Os resultados obtidos permitem revelar a validade e confiabilidade do modelo teórico proposto, demonstrando que a motivação académica do estudante e a sua satisfação com a formação exercem a função de mediadores entre a autoeficácia na formação e o seu desempenho académico. Em específico, verificou-se que a autoeficácia na formação influencia positivamente o desempenho académico do estudante e, igualmente, a sua motivação académica e satisfação com a formação. Por sua vez, verificou-se de igual forma que a motivação e satisfação do estudante influenciam positivamente o seu desempenho académico, realçando-se que a motivação influencia positivamente a satisfação. Desta forma, verifica-se que as instituições de ensino superior podem melhorar o desempenho académico do estudante com base na melhoria da sua autoeficácia, estado motivacional e de satisfação.
