Browsing by Author "Oliveira, Margarida Maria da Gama"
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- Um estudo de caso: a tutoria autorregulatória no sucesso educativoPublication . Oliveira, Margarida Maria da Gama; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa
- Planos de tutoria específica e sucesso escolar: estudo de caso em 3 escolas públicas agrupadas do ensino básico do Grande PortoPublication . Oliveira, Margarida Maria da Gama; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa
- Projeto educativo : a diferença que marca?Publication . Oliveira, Margarida Maria da Gama; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaO objeto deste trabalho consiste na análise das potencialidades do projeto educativo de escola (PEE) na/para a construção da identidade e implementação de dinâmicas na instituição escolar. A finalidade deste estudo compreende a identificação e influência do PEE na determinação das práticas educativas num contexto específico, sem preocupações de generalização. O desenvolvimento do projeto foi realizado com uma metodologia qualitativa através de um estudo de caso. Partindo da observação participante resultante da vivência em contexto da investigadora, foi efetuada a análise documental do funcionamento do PEE, foram realizadas entrevistas semidiretivas, com análise do conteúdo do discurso de participantes com funções distintas no funcionamento da escola, com o objetivo de compreender a sua perceção da/na instituição sobre o projeto educativo e da sua influência nas dinâmicas que lhe estão associadas. Da análise efetuada através do cruzamento dos métodos e técnicas metodológicas utilizadas, ressalta que o PEE contrariamente à sua conceptualização nos planos, teórico e legal, acaba por não ter uma influência muito significativa na determinação da ação concreta do funcionamento da escola estudada, facto que a análise da literatura também refere em contextos semelhantes. Na sequência do estudo efetuado, produzimos algumas sugestões com a finalidade de tornar o PEE (com)sentido para os atores da comunidade escolar, e, assim, marcar a diferença no funcionamento da instituição.
- O projeto educativo na promoção da funcionalidade da escolaPublication . Oliveira, Margarida Maria da Gama; Palmeirão, CristinaAccording to the literature, that gives importance to the potential of the School Educational Project (SEP) in the assertion of autonomy, in the construction of identity and in the structuring of the schools dynamics, this article aims to identify the importance of SEP in the functioning of a public school in the 2nd and 3rd cycle of the Oporto Metropolitan Area. In this study we chose a qualitative methodology, based on a case study. In terms of the techniques, we used the participant observation in the field, we proceeded to the analysis of the documents produced by the institution related to SEP functioning, and were carried out semi-directive interviews, with subsequent content analysis of the speech of participants, with distinct functions in the institution. In this investigation we can emphasize that the SEP, against what is indicated in the literature and underlying legislation, which associate it to a "strategic plan" with the potential to influence the institution functioning, in the analysed school it appears that this management instrument reveals a low influence in determining/structuring of their action. We identify some suggestions that may help to strengthen the role of the SEP in the school functionality and in its mission achievement.
- A tutoria específica : uma estratégia de promoção do sucesso escolar em três escolas agrupadas do ensino básico no Grande PortoPublication . Oliveira, Margarida Maria da Gama; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaInserido no contexto da criação de condições que potenciem o sucesso das aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos, as “tutorias específicas” ou “autorregulatórias”, estruturam-se como um programa preconizado pelo Ministério da Educação a aplicar a alunos do 2.º e 3.º ciclos com duas ou mais retenções (DN 4-A/2016). Nesta linha, o presente estudo consiste em analisar a realidade potenciada e desenvolvida em três escolas do ensino básico da região do Grande Porto, com vista a melhor compreender os efeitos desta medida no/para o sucesso educativo dos alunos tutorados. Com este propósito, procedemos à clarificação concetual e teórica, convocando para esse efeito um referencial teórico, normativo e conceptual associado à tutoria e à autorregulação das aprendizagens. Ao nível metodológico, mobilizámos uma estratégia de investigação de carácter qualitativo, sob a forma de “estudo de caso” e, portanto, inscrita na lógica de estudar o que é particular, específico e único (Yin, 1989), na tentativa de compreender as mais valias pedagógicas do programa e os seus efeitos práticos no sucesso educativo dos alunos tutorados. Os dados recolhidos e analisados a partir das técnicas de recolha, produção e interpretação de dados (e.g. análise documental, questionário, entrevista, focus group e observação livre), permitiram-nos inferir o alinhamento e a validade pedagógica do programa para a promoção do sucesso escolar. Com efeito, os estudos em geral e o nosso em particular, sobre a medida tutorial em meio escolar associam as relações de alta qualidade e prolongadas com melhorias ao nível pessoal académico e comportamental (Alarcão & Simões, 2009; DuBois, Holloway, Valentine & Cooper, 2002; Fletcher, 2005; Raposa, et al., 2019), sendo que os ganhos em termos de aprendizagem são mais evidentes nos alunos em situação de risco.
