Browsing by Author "Marques, Herminia"
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- Projeto piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitaisPublication . Lagarto, José Reis; Marques, Herminia; Viana, Joana; Brito, Rita; Fradão, SandraA investigação que se levou a cabo no conjunto de oito Agrupamentos de Escolas e uma Escola não agrupada envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) teve como objetivo fazer a monitorização e avaliação do impacto da capacitação de docentes na integração do digital nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Para tal, foi utilizada uma tipologia de estudo de caso – casos múltiplos. Para a elaboração do protocolo de observação concebeu-se um modelo de análise que organiza a investigação em torno de quatro categorias - pedagogia, conteúdos, tecnologias e contextos, seguindo o modelo de adoção da tecnologia nas organizações educativas, designado por TPACK. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a entrevista e o questionário. Participaram no estudo Diretores de Agrupamento, Coordenadores Técnico-Pedagógicos do projeto, Diretores dos CFAE, Docentes, Formadores de docentes, Alunos (3.º, 5.º, 6.º, 7.º, 9.º e 10.º anos) e os seus Encarregados de Educação. Como principais resultados pudemos observar que a grande maioria dos docentes tinha experiência de alguns anos de ensino e todos frequentavam a formação disponibilizada pela DGE. Constatou-se uma grande diversidade nas características dos equipamentos (tablets e computadores), variando de agrupamento para agrupamento. O único aspeto que obteve uma apreciação menos positiva refere-se à qualidade de acesso à Internet nos espaços escolares. Nos vários contextos (AE/E), promoveu-se, quer na formação providenciada pela DGE, quer nas iniciativas locais para dinamização do projeto, um trabalho sistemático ao nível da utilização pedagógica dos equipamentos, manuais e outros recursos educativos digitais, tendo em vista os objetivos de aprendizagem específicos de cada contexto curricular.
- Projeto piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitaisPublication . Lagarto, José Reis; Marques, Herminia; Viana, Joana; Brito, Rita; Fradão, SandraA investigação que se levou a cabo no conjunto de oito Agrupamentos de Escolas e uma Escola não agrupada envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) teve como objetivo fazer a monitorização e avaliação do impacto da capacitação de docentes na integração do digital nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Para tal, foi utilizada uma tipologia de estudo de caso – casos múltiplos. Para a elaboração do protocolo de observação concebeu-se um modelo de análise que organiza a investigação em torno de quatro categorias - pedagogia, conteúdos, tecnologias e contextos, seguindo o modelo de adoção da tecnologia nas organizações educativas, designado por TPACK. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a entrevista e o questionário. Participaram no estudo Diretores de Agrupamento, Coordenadores Técnico-Pedagógicos do projeto, Diretores dos CFAE, Docentes, Formadores de docentes, Alunos (3.º, 5.º, 6.º, 7.º, 9.º e 10.º anos) e os seus Encarregados de Educação. Como principais resultados pudemos observar que a grande maioria dos docentes tinha experiência de alguns anos de ensino e todos frequentavam a formação disponibilizada pela DGE. Constatou-se uma grande diversidade nas características dos equipamentos (tablets e computadores), variando de agrupamento para agrupamento. O único aspeto que obteve uma apreciação menos positiva refere-se à qualidade de acesso à Internet nos espaços escolares. Nos vários contextos (AE/E), promoveu-se, quer na formação providenciada pela DGE, quer nas iniciativas locais para dinamização do projeto, um trabalho sistemático ao nível da utilização pedagógica dos equipamentos, manuais e outros recursos educativos digitais, tendo em vista os objetivos de aprendizagem específicos de cada contexto curricular.
- Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais: relatório finalPublication . Marques, Herminia; Viana, Joana; Lagarto, José; Brito, Rita
- Quando a internet (in)tranquilizaPublication . Marques, Herminia; Lagarto, José ReisNascidos num mundo globalizado, imersos em tecnologia e rodeados de ecrãs, possuirão as crianças e jovens actuais uma apetência “natural” para teclar? Mergulham em redes sociais, em interacções e partilhas digitais, mas terão competências técnicas assim tão diferentes dos “imigrantes digitais”? Diversas são as questões que podem ser levantadas quando olhamos para as crianças e jovens que pululam nas nossas escolas. A evolução acelerada dos media e o papel relevante assumido pela Internet acarretam repercussões para a educação e formação. A Escola do século XXI foi invadida por um conjunto de novos aprendentes e às suas bibliotecas chega um público heterogéneo que é preciso conhecer. Não será importante sabermos em que medida fenómenos como a infoexclusão afectam os estudantes da Escola onde trabalhamos? Ou então compreendermos os medos que associam à Internet? E que fontes de saber intervêm na aprendizagem da Internet? Ou ainda percebermos quais são as suas percepções sobre a capacidade de utilização da Internet, direitos de autor ou o tipo de mediação parental que consideram estar sujeitos? A partir de um estudo de caso, realizado numa escola do concelho mais interior do distrito do Porto, procurou-se conhecer quais as percepções dos alunos sobre as práticas, potencialidades, medos e riscos associados à Internet. Questionaram-se crianças e jovens que iniciavam o ensino básico (5º e 7º anos) e Secundário. Analisaram-se dados. Apresentam-se alguns resultados. Partindo de uma breve panorâmica sobre a investigação realizada, o presente artigo é apenas um ponto de partida para um trabalho mais aprofundado no desenvolvimento de competências na área das literacias digitais.
- Trocar o papel pelo digital: uma experiência piloto em PortugalPublication . Lagarto, José Reis; Marques, Herminia