Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
326.64 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação que se levou a cabo no conjunto de oito Agrupamentos de Escolas e uma Escola nĆ£o agrupada envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) teve como objetivo fazer a monitorização e avaliação do impacto da capacitação de docentes na integração do digital nas dinĆ¢micas de ensino e aprendizagem. Para tal, foi utilizada uma tipologia de estudo de caso ā casos mĆŗltiplos. Para a elaboração do protocolo de observação concebeu-se um modelo de anĆ”lise que organiza a investigação em torno de quatro categorias - pedagogia, conteĆŗdos, tecnologias e contextos, seguindo o modelo de adoção da tecnologia nas organizaƧƵes educativas, designado por TPACK. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a entrevista e o questionĆ”rio. Participaram no estudo Diretores de Agrupamento, Coordenadores TĆ©cnico-Pedagógicos do projeto, Diretores dos CFAE, Docentes, Formadores de docentes, Alunos (3.Āŗ, 5.Āŗ, 6.Āŗ, 7.Āŗ, 9.Āŗ e 10.Āŗ anos) e os seus Encarregados de Educação. Como principais resultados pudemos observar que a grande maioria dos docentes tinha experiĆŖncia de alguns anos de ensino e todos frequentavam a formação disponibilizada pela DGE. Constatou-se uma grande diversidade nas caracterĆsticas dos equipamentos (tablets e computadores), variando de agrupamento para agrupamento. O Ćŗnico aspeto que obteve uma apreciação menos positiva refere-se Ć qualidade de acesso Ć Internet nos espaƧos escolares. Nos vĆ”rios contextos (AE/E), promoveu-se, quer na formação providenciada pela DGE, quer nas iniciativas locais para dinamização do projeto, um trabalho sistemĆ”tico ao nĆvel da utilização pedagógica dos equipamentos, manuais e outros recursos educativos digitais, tendo em vista os objetivos de aprendizagem especĆficos de cada contexto curricular.
Description
Keywords
Tecnologias digitais Educação Escola Manuais digitais Digital technologies Digital school books Education School