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- Indicadores de qualidade sensíveis aos cuidados de enfermagem em lares de idososPublication . Aleixo, Telmo; Escoval, Ana; Fontes, Rui; Fonseca, CésarConstata-se um envelhecimento da população não só em Portugal, como a nível mundial, deste modo existe a necessidade de enquadrar indicadores de qualidade dos cuidados de enfermagem em lares de idosos. Objectivo: Identificar um conjunto de indicadores de qualidade de saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem em lares de idosos. Metodologia: Foi efectuada uma pesquisa na EBSCO (CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text, British Nursing Index) e procurados artigos em texto integral (28-01-2009), publicados entre 1998/01/01 e 2008/12/31. Foi utilizado o método de PI[C]O e seleccionados doze artigos de um total de cento e trinta e oito. Resultados: Observámos catorze indicadores de qualidade dos cuidados prestados em lares de idosos com enfermagem permanente e seleccionámos um conjunto de instrumentos científicos de avaliação da qualidade. Conclusão: Os enfermeiros proporcionam um importante contributo na melhoria da qualidade nestas organizações. Os resultados observados permitem perceber que a introdução destes profissionais, de forma contínua, tem impacto directo na diminuição do recurso aos serviços de saúde (urgências e dias de internamento), na redução do número de quedas, no controlo da dor, na prevalência do número de úlceras de pressão e no aumento da funcionalidade.
- Enfermagem : qualidade e intervençãoPublication . Santos, Catarina Alexandra Figueiredo; Figueiredo, Amélia SimõesA Enfermagem Comunitária é a área da Enfermagem cujo foco de actuação é a comunidade, com todos os grupos de pessoas que a constituem. O Enfermeiro Especialista, através da sua experiência da prática clínica, bem como com os conhecimentos decorrentes da sua formação académica, detém competências que lhe permitem desenvolver projectos que promovam a capacitação da população para o desenvolvimento de percursos de vida saudáveis. O presente relatório relata os três módulos de estágio realizados no Curso de Mestrado em Enfermagem, área de especialização em Enfermagem Comunitária, que decorreu no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Os dois primeiros módulos de estágio foram realizados na UCSP Aleo, em Alcoutim. O módulo três, módulo opcional, decorreu na USF Guadiana, em Castro Marim. Durante o primeiro módulo de estágio foi realizado o diagnóstico de situação da actividade de Enfermagem nas consultas de saúde infantil, planeamento familiar e diabetes, uma vez que os profissionais sentiam que as suas práticas eram discrepantes. Segundo os dados obtidos com o diagnóstico confirmou-se as diferenças de actuação dos profissionais de Enfermagem e que as actividades desenvolvidas não estavam de acordo às recomendações emanadas pelo DGS para essas consultas. As conclusões retiradas no diagnóstico de situação vieram fundamentar a necessidade de actuar nas práticas de Enfermagem, de forma a garantir a qualidade das mesmas. No segundo módulo de estágio foram desenvolvidas e implementadas “Normas de actuação de Enfermagem” nas consultas analisadas, normas essas que servirão de guião para auditorias semestrais aos registos de Enfermagem, etapa fundamental no processo de garantia da qualidade seguido. No terceiro módulo de estágio, o foco da intervenção foram os adolescentes, uma vez que os profissionais verbalizaram a preocupação com o afastamento dos jovens inscritos na USF Guadiana numa fase tão conturbada como a adolescência. O projecto implementado, denominado “Tertúlia do Jovem”, assenta numa dinâmica de educação entre pares, através do debate de temas relacionados com a saúde entre os jovens, moderado por um profissional de saúde. Além disso, com o objectivo de fazer chegar a informação a outros grupos populacionais, realiza-se um programa mensal e uma publicação no blog da Tertúlia, para transmissão das ideias e conclusões das tertúlias. Com os trabalhos desenvolvidos pretende-se dar visibilidade à prática clínica levada a cabo pelos profissionais de Enfermagem, não descurando a qualidade e o foco na população a quem assiste
- Autonomic correlates of attachment insecurity in a sample of women with eating disordersPublication . Dias, Pedro; Soares, Isabel; Klein, John; Cunha, João P. S.; Roisman, Glenn I.This study examined associations between attachment insecurity and autonomic response during the Adult Attachment Interview (AAI) in a sample of 47 women with eating disorders using a new system for the synchronous acquisition of behavioral and physiological data: the Bio Dual-channel and Representation of Attachment Multimedia System (BioDReAMS; Soares, Cunha, Zhan Jian Li, Pinho, & Neves, 1998). Consistent with the emerging literature on the psychophysiology of adult attachment, insecurity was positively correlated with electrodermal reactivity during the AAI. Furthermore, relatively secure patients showed some evidence of parasympathetic withdrawal, which can be conceptualized as evidence of more effective emotion regulation. Results suggest that, even among women with diagnosed psychopathology, security is associated with more productive patterns of psychophysiological response to attachment-related challenges.
- A comparticipação no crime de participação económica em negócioPublication . Barata, Mafalda Sofia Marradinho; Silva, Germano Marques da
- Limitação ao exercício do direito de voto e OPA obrigatóriaPublication . Serra, Ana Rita da Lapa; Pereira, Jorge Brito
- Proximidade e distância: estudos sobre a língua e a culturaPublication . Sieberg, Bernd; Franco, MárioA dicotomia “proximidade versus distância” serve como enquadramento comum para os artigos do presente livro. Trata-se de uma dicotomia que conduz a uma perspectiva abrangente, adequada para uma análise de vários fenómenos e problemas eminentes da nossa vida cultural contemporânea, em várias áreas temáticas, nomeadamente da literatura, tradução, comunicação, migração e da linguística no seu sentido mais estreito. O livro e os artigos no seu conjunto, mostram sobretudo a possibilidade de uma cooperação entre investigadores de proveniências científicas, culturais e linguísticas diversas sob uma perspectiva conjunta que garante conhecimentos à altura da complexidade cultural contemporânea.
- A admissibilidade das Goldon Shares no direito societário portuguêsPublication . Cardial, Rita da Silva; Cunha, Paulo Olavo
- Tradução e adaptação cultural da escala de confusão de NEECHAMPublication . Neves, Hugo; Silva, Abel; Marques, PauloApesar dos problemas e dos riscos associados à Confusão Aguda (CA), a literatura sugere grandes dificuldades no seu diagnóstico, por parte dos profissionais de saúde, nomeadamente, pelos enfermeiros. O uso de instrumentos de avaliação que, através da aplicação de critérios, permitam uma avaliação rigorosa sistematizada e que conduza a níveis de detecção mais eficazes, torna-se necessário. Com este estudo pretendeu-se traduzir e validar uma escala capaz de diagnosticar a CA de forma a promover a saúde e segurança do doente confuso. Após uma revisão sistemática da literatura optou-se pelo uso da escala NEECHAM Confusion Scale. O processo de tradução utilizado baseou-se no método recomendado pela International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR). Após a utilização da NEECHAM Confusion Scale observou-se uma elevada consistência interna (Alpha Cronbach=0,913), uma boa correlação com os scores da Escala de Glasgow (r=0,866 p=0,000) e divisão da escala em duas dimensões pela análise das cargas factoriais e pela análise da rotação varimax. Sugerimos e defendemos a importância da utilização da NEECHAM, associada a formação sobre o fenómeno, o que permitirá produzir melhores índices de reconhecimento, ao mesmo tempo que permitirá a validação de intervenções adequadas ao doente confuso.
- Pensar sexualidades...pensar vulnerabilidades... : intervenção de enfermagem na unidade local Santa Casa Vale de Alcântara e no Projecto Saúde Pa Nos Bairro da organização não governamental médicos do mundoPublication . Rodrigues, Catarina Inês Costa Afonso; Figueiredo, Amélia Maria da Fonseca SimõesO presente relatório visa compreender a sexualidade em contextos de vulnerabilidade, pelo que este propósito é transversal no decorrer dos três módulos de estágio. O Módulo I caracteriza-se pelo diagnóstico de saúde realizado no Vale de Alcântara, que teve como objectivo conhecer o comportamento sexual de um grupo de mulheres emidade fértil, inscritas na Unidade de Saúde Santa Casa Vale de Alcântara (USSCVA) face à predisposição para a prática do sexo seguro. A abordagem que se utilizou foi a quantitativa e a quantitativa. Recorreu-se ao uso de dois métodos, nomeadamente à aplicação de um questionário e à execução de um grupo focal. O questionário foi aplicado a 82 mulheres em idade fértil e a técnica de grupo focal a um grupo de 4 mulheres. Destacam-se as necessidades de esclarecimento dos sinais e sintomas do Cancro do Colo do Útero (CCU), bem como da prevenção (vacinação e promoção de redução de comportamentos de risco) e adesão ao rastreio; discussão de representações da sexualidade, desmistificando os motivos para a não adesão à prática do sexo seguro e discussão de escolhas associadas a factores de risco; promovendo reflexão nas diferentes vivências da sexualidade, emdiferentes contextos de multiculturalidade. No Módulo II partiu-se do objectivo de desenvolver um projecto de Intervenção com vista a envolver as mulheres do Vale de Alcântara, promovendo a vivência da sexualidade de forma saudável e segura através da adopção hábitos de prevenção, nomeadamente, o uso do preservativo potencializando ganhos em saúde. Na implementação do projecto adoptou-se a metodologia de Roteiro com envolvimento dinâmico e activo de parceiros sociais significativos para a comunidade, tendo-se incidido na prevenção face ao Cancro do Colo do Útero. No decorrer das actividades desenvolvidas contaram-se cerca de 154 participantes. A continuidade de cuidados foi assegurada através da formalização e desenvolvimento de uma consulta de Enfermagem de Planeamento Familiar na USSCVA. No Módulo III foi feito o diagnóstico de saúde na unidade territorial do Projecto Saúde Pa Nos Bairro (SPNB) dos Médicos do Mundo (MDM) e feito o planeamento da intervenção recorrendo novamente à Metodologia de Roteiro, tendo-se incidido na prevenção face ao VIH. No decorrer do período de intervenção contou-se como envolvimento de 545 participantes. A continuidade de cuidados foi assegurada através da formalização de uma Consulta de Enfermagemde Comportamentos Saudáveis No decorrer do projecto de estágio foram mobilizadas e aprimoradas competências no âmbito da EnfermagemComunitária e de Saúde Pública, que interferirampositivamente no processo de desenvolvimento pessoal e profissional. O presente relatório fornece informação relevante no âmbito da sexualidade, e na abordagem da educação da sexualidade pela ética em contextos de vulnerabilidade e de multiculturalidade. O planeamento e execução de projectos de promoção/educação sexual e para a saúde, fortaleceu a reflexão na vivência da sexualidade, nas escolhas e nos riscos associados. Através da metodologia de Roteiro foi possível envolver parceiros significativos para as comunidades e promover a divulgação e a reflexão da prática do sexo seguro
- Construção de uma prática interventiva de saúde na comunidade escolarPublication . Sitefane, Sara Cristina Correia Gomes; Resende, AnaNa medida em que a escola desempenha um papel primordial na aquisição de competências sociais e estilos de vida saudáveis dos adultos do amanhã, a saúde deve de estar inserida no contexto escolar. Esta discussão remonta o século anterior, quando do nascimento do projecto de Rede Europeia de Escolas Promotoras da Saúde, fruto do trabalho conjunto da Organização Mundial de Saúde, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Portugal iniciou a sua actividade piloto em 1997, sendo que a parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação permitiu a sua consagração efectiva. O presente relatório incidiu assim no âmbito da Promoção da Saúde Escolar, teve como tema: ―Construção de uma Prática Interventiva de Saúde na Comunidade Escolar‖ e foi dividido por três módulos de desenvolvimento de competências ao longo de 25 semanas, na Unidade Funcional – Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde IX de Algueirão/Rio de Mouro. No primeiro módulo realizou-se o diagnóstico de situação, a fixação de objectivos, a selecção das actividades e dos recursos necessários para concretizar o projecto de intervenção, tendo através destes sido confirmado e justificado a pertinência da situação em estudo. No segundo módulo, após a aplicação do questionário, realizou-se o tratamento de dados, tanto estatístico como análise de conteúdo, tendo como resultados, numa primeira fase, expectativas positivas face a intervenção da Saúde na Escola; e, numa segunda fase, as áreas de intervenção prioritária inerente a cada Agrupamento Escolar, sendo visível com maior expressão a Promoção da Alimentação Saudável, a Promoção da Saúde Oral e a Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção de Doenças Transmissíveis. Para colmatar estas necessidades foram desenvolvidos dois projectos de intervenção intitulados ―Estou a Crescer‖ e ―Verduras no Prato‖. No terceiro módulo, período opcional, optou-se pela intervenção comunitária no seio do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em meio escolar. Em suma, o presente relatório traduziu os inúmeros contributos significativos para uma parceria efectiva entre a Saúde e a Educação
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