Browsing by Author "Duque, Eduardo Jorge"
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- As contradições da temporalidade pós-moderna, à luz da pandemia do novo coronavírusPublication . Duque, Eduardo Jorge; Vázquez, José DuránNeste artigo reflete-se sobre o quanto vivemos numa época de crescente complexidade, que parecia já ter superado todos os problemas, dada a segurança que a confiança nos processos científicos e tecnológicos parecia ter-nos devolvido. Mas quando estes processos, como agora acontece na pandemia de Coronavírus, mostram a sua fragilidade, eles revelam-nos, como nunca tinha acontecido, as suas debilidades. Fraquezas essas que resultam de depositar todo o valor objetivo nesses processos, acreditando que neles estava a capacidade de nos redimir de todos os nossos males. O correr atrás da inovação e do sucesso a todo o custo, sem ética, sem respeito pela natureza e pelos outros, sem consideração pelo passado e sem nele ancorar o futuro, reduz a estabilidade e a segurança estrutural das sociedades e dos indivíduos que as compõem.
- Crise da modernidade e ascensão do movimento neopentecostalPublication . Rocha, Roberto Barroso; Duque, Eduardo JorgeNa sociedade globalizada, a cultura capitalista prepondera, exercendo influências, também, no fenômeno religioso. No Brasil, um de seus reflexos é o crescimento pentecostal, que entra em sua terceira fase a partir dos anos 1970. Assim, este artigo analisa a expansão do neopentecostalismo e suas imbricações com as crises da narrativa moderna e do protestantismo histórico. A análise se dá em perspectiva interdisciplinar, abarcando autores da Sociologia (Bauman, 2008; Fukuyama, 1992; Ianni, 1993), Teologia (Libanio, 1999; Nilbuhr, 1992) e Ciências da Religião (Bingemer, 2000; Bittencourt, 2003; Cunha, 2007). Conclui-se destacando como o neopentecostalismo encontra nos valores pós-modernos, sustentados na visão liberal, intenso valor ao mercado e ao consumo, terra fértil à sua semeadura e fortalecimento, forjando uma comunidade de fiéis que, diferentemente dos pentecostais que lhes antecederam, regozijam-se com as riquezas materiais, e não apenas com as bênçãos de uma futura vida eterna.
- Cultura, educação e identidade na sociedade multiculturalPublication . Duque, Eduardo JorgeAs sociedades contemporâneas ditas desenvolvidas, aonde se inscreve Portugal, estão a passar por um processo de grande aceleração, em parte devido ao fenómeno da globalização, com a sua aposta no progresso, que veio abrir o mundo a uma infinidade de possibilidades e interpretações. A identidade social não é alheia a estes fenómenos. Ela situa-se no tempo e no espaço. Absorve todas as transformações e reveste-se dos tons do tempo em que se posiciona, assumindo os novos conceitos, práticas, subjetividades, padrões, linguagens, significados, etc. No texto que aqui se apresenta, procura-se desvendar a identidade portuguesa contemporânea, situando-a na europa, com quem partilha princípios e valores comuns. Para isso, recorreu-se aos dados da última edição do European Values Survey, nomeadamente aos dados de 2008 para Portugal, a partir dos quais foi possível indagar sobre a forma como os portugueses se posicionam em relação às diferenças raciais e étnicas presentes em Portugal. De um modo mais específico, tentámos compreender se os portugueses estão sensibilizados para a diversidade cultural e se, de alguma forma, esta interfere nos padrões identitários que definem o povo português. A análise dos dados permitiu realizar duas leituras plausíveis: se por um lado, percebemos que uma parte significativa dos portugueses não se mostra incomodada com a presença de outros povos e culturas no seu país, considerando até que estes devem usufruir de igualdade de oportunidades, terem a possibilidade de se nacionalizarem e de se integrarem social e profissionalmente; por outro lado, os portugueses depositam também nos imigrantes a razão de ser de alguns dos problemas com que a sociedade portuguesa se tem confrontado, mais propriamente, o aumento da criminalidade, a falta de alguns postos de trabalho e a sobrecarga da Segurança Social.
- A escola e novas tecnologias: o uso dos celulares e tablets em ambiente de sala de aulaPublication . Duque, Eduardo JorgeNa escola do século XXI, o uso das tecnologias, como os celulares e tablets, estão a tornar-se cada vez mais comuns em sala de aula. A metodologia de trabalho do docente é totalmente compatível com estes dispositivos? Após dois anos de pesquisa sobre a gestão e mediação de conflitos numa escola do Piauí com alunos do Ensino fundamental do 5º ano, queremos mostrar três softwares que permita ao docente usar os celulares e tablets como ferramenta pedagógicas em sala de aula, bem como os benefícios na aprendizagem. O que o Whatsapp, Webquest e o Kahoot contribuem para o uso do Celular e Tablet em sala de aula? Como é usado em grupos de estudos? O celular e Tablet, eles são possíveis de uso na sala de aula e podem estender a mesma? Embora existam inúmeros benefícios que esses dispositivos podem trazer para os alunos, ainda percebemos a rejeição de alguns docentes no uso dessa ferramenta tecnológica na sala de aula. No entanto, também existem algumas dificuldades de uso que é proveniente da falta de conhecimentos de uma parte dos professores e da outra pela indisponibilidade dessa metodologia. Através desse estudo, tentaremos analisar o Whatsapp, Webquest e Kahoot como facilitadores do uso dos celulares e os Tablets na inovação e da qualidade da aprendizagem.
- Estudo sobre a demografia do clero da Arquidiocese de BragaPublication . Duque, Eduardo Jorge
- Generations and life worlds: the case of Braga in PortugalPublication . Duque, Eduardo Jorge; Vázquez, José F. DuránThe objective of this research is to present the primary results of a study on generations and generational relationships in Braga, Portugal, specifically in the spheres of family, school, work, leisure and consumption, and religion. For this purpose, three generational cohorts were differentiated, belonging to those born in the decades 1940–1950, 1965–1975, and 1990–2000. This work will focus on the first of these generations, 1940–1950. To carry out this research, each generation was structured based on gender and social class, and qualitative (Life Stories) and quantitative (questionnaires) techniques were used. We started from the hypotheses suggested by previous research (blinded for review) and confirmed by the one being developed that it is possible to observe certain generational connections, despite the divisions related to gender and social class that exist within them (a division that gains greater visibility in the qualitative dimension), and that relationships between generations cannot be approached from theoretical models based on mere reproduction or opposition. Instead, we must grasp these relationships through more complex and dynamic processes, through which they will reconfigure and rework what is transmitted and what is received by each generation, resulting in a unique outcome that will be explored in this work. The religious dimension, which was previously a naturally assumed and lived tradition, ceased to be recognised as an identity determinant by the younger generations. As a result, the cultural heritage is no longer passed down as tradition. In this sense, there is a whole “integral ecology” (LS 159), in its broadest sense, recovering that is capable of cementing principles and values that unite generations and give meaning to life. To carry out this research, a theoretical and analytical framework has been established based on the following dimensions: transmissions (concerning the narratives and the people who appear as their referents); temporalities that articulate both the relationships within each generation and between generations; spaces, structures, and rituals that make up and give meaning to the transmissions; recognised debts, obligations, and interdependencies; expectations and achievements; and tensions between the expected and the achieved.
- Prefácio: os poetas pertencem a uma minoria criativaPublication . Duque, Eduardo Jorge
- Quando o envelhecimento no trabalho é ocasião de comportamentos discriminatóriosPublication . Portela, Elvio Porto; Duque, Eduardo Jorge; Fontinele, Sandra Léa Lima
- A relação entre a alimentação e o comportamento sedentário na qualidade de vida dos idososPublication . Farias, Flaviane; Duque, Eduardo Jorge
- Representações e expetativas dos estudantes universitários dos PALOPPublication . Duque, Eduardo JorgePortugal, durante séculos, foi um país de emigração, vendo muita da sua população partir em diáspora para outros países. Esta realidade, a partir dos anos 70, foi de certa forma alterada, com a entrada de muitos imigrantes, sobretudo dos Países de Língua Oficial Portuguesa, fenómeno que aumentou significativamente desde a adesão de Portugal à Comunidade Europeia. De um país de emigração, Portugal tornou-se, nos últimos anos, um país de imigração, com fluxos migratórios que provêm de forma expressiva dos PALOP. A permanência desta comunidade entre nós tem um caráter mais prolongado e, em muitos casos, definitivo. Paralelamente a este fenómeno, um outro tem vindo a ocupar uma expressão significativa em Portugal, nomeadamente a entrada de jovens provenientes dos PALOP à procura de uma formação mais sólida nas universidades portuguesas, realidade que se deve, em grande medida, ao facto destes se sentirem protegidos pelas suas redes de interconhecimento constituídas por familiares e amigos do mesmo país de origem. Não obstante o vínculo histórico e cultural que une estes países, a inserção destes estudantes nas universidades portuguesas tem sido um fenómeno complexo e lento, na medida em que, se por um lado, há uma progressiva massificação e heterogeneização cultural dos públicos que acedem ao ensino universitário - situação que cria novos desafios às instituições, na medida em que criam problemas na adaptabilidade e no sucesso dos estudantes imigrantes, por outro, a sociedade portuguesa continua a ter atitudes contraditórias em relação à imigração em geral, e, de um modo particular, à que provém dos PALOP, na medida em que continua a apresentar preconceitos e atitudes discriminatórias face aos imigrantes, posturas que, consequentemente, se instalam também no ambiente académico. A partir da perspectiva acerca das problemáticas que emergem da inserção destes estudantes nas universidades, pretendemos perceber as tensões, problemáticas e obstáculos que surgem na vida académica e que refletem a complexidade dos mecanismos envolvidos nessa modalidade de migração. Deste modo, é nosso propósito medir e analisar o tipo de integração académica que as universidades do distrito de Braga praticam entre os alunos provenientes dos PALOP.