Browsing by Author "Chenoll, Antonio"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Análisis contrastivo de pruebas de producción escrita en contexto presencial y en contexto online: nivel de estrés, fiabilidad de la prueba y análisis de erroresPublication . Chenoll, Antonio; Junguito, Mónica; Pereira, GraubenA avaliação da expressão escrita é um dos componentes mais comuns para as habilidades dos alunos de uma língua estrangeira. Da mesma forma, é um dos recursos mais úteis e simples para uma análise detalhada através do estudo do corpus. Todavia, devido à emergência sanitária, muitos professores foram obrigados a realizar este tipo de prova online, sabendo que, mesmo com um certo controlo, os estudantes poderiam fazer uso de ferramentas digitais (expressamente proibidas) para melhorar a sua produção. Neste trabalho, analisamos qualitativa e quantitativamente as produções dos alunos sob a ótica formal do texto, bem como sob a ótica do estresse que esse tipo de teste pode causar ao longo do tempo. Ou seja, é feita uma análise dos resultados desde diferentes perspetivas, comparando a produção controlada no formato tradicional (presencial) com a produção online para inferir em que medida os estudantes utilizaram ferramentas disponíveis digitalmente. Dos resultados obtidos depreende-se que o nível de estresse foi reduzido significativamente ao longo do semestre e que os alunos usaram esporadicamente as ferramentas de tradução, mas não as ferramentas de revisão de textos.
- Case study: gender representation in a Spanish as a foreign language textbookPublication . Chenoll, Antonio; Navas de Pereira, Grauben
- Case study: gender representation in a Spanish as a foreign language textbookPublication . Chenoll, Antonio; Navas de Pereira, Grauben
- Competencias digitales de los jóvenes en el momento de entrada en la universidadPublication . Lagarto, José; Chenoll, AntonioThe teachers’ perceptions of the students who reach the first year of the University are that they, sometimes so-called digital natives, do not have digital maturity that allows them to face not only the academic obstacles, but also the future challenges of working life. To detect the difficulties of developing competencies and the application of strategies for solving problems involving technology should be considered a fundamental and priority element for optimizing the formal learning process. In this way, it is necessary to know the contrast between what students think they know and what they really can do. In this study, we tried to identify what students think about their own digital knowledge and performance profile and what the main tools they use. We found, through the analysis of results of two questionnaires that, in their perception they can solve their digital problems, but they recognize their low level of competence. However, issues of solving digital problems are identified by choosing inappropriate solutions. It is now up to the University, in the light of the results obtained, to create programs that will increase the digital skills of young students so that they can face a full, competitive, and digitally inclusive citizenship.
- El uso de la gamificación en la enseñanza de la cultura en la clase de lengua extranjera: desde la perspectiva del profesorPublication . Chenoll, Antonio; Junguito, Mónica
- A gamificação como estratégia educativa no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, no ensino superior: projeto de investigação-açãoPublication . Chenoll, Antonio; Junguito, MónicaNesta proposta apresentamos uma investigação em curso, com vistas à obtenção do grau de Doutor em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, sobre o uso da gamificação no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, em ambiente universitário. Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina Língua Espanhola I e II da FCH da Universidade Católica Portuguesa e tem como objetivo principal avaliar em que medida a gamificação é uma estratégia educativa eficaz na aproximação dos alunos à cultura espanhola, à luz da didática das línguas. A metodologia utilizada é a da investigação-ação. A fim de obter dados qualitativos e quantitativos, procederse-á à recolha de dados através de inquéritos, entrevistas e folhas de observação. Dos resultados e conclusões que se venham obter, pretende-se dar resposta às seguintes perguntas de investigação: i) De que forma é possível integrar os conteúdos culturais na aula de língua estrangeira através da gamificação?; ii) Em que medida a gamificação incentiva a implicação e a motivação dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem da cultura associada a uma língua estrangeira? e iii) Pode a gamificação facilitar uma aprendizagem mais efetiva da língua e da sua cultura, contribuindo à obtenção de melhores resultados, sem infantilizar os alunos ?
- A gamificação como estratégia educativa no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, no ensino superior: projeto de investigação-açãoPublication . Chenoll, Antonio; Junguito, MónicaNesta proposta apresentamos uma investigação em curso, com vistas à obtenção do grau de Doutor em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, sobre o uso da gamificação no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, em ambiente universitário. Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina Língua Espanhola I e II da FCH da Universidade Católica Portuguesa e tem como objetivo principal avaliar em que medida a gamificação é uma estratégia educativa eficaz na aproximação dos alunos à cultura espanhola, à luz da didática das línguas. A metodologia utilizada é a da investigação-ação. A fim de obter dados qualitativos e quantitativos, procederse-á à recolha de dados através de inquéritos, entrevistas e folhas de observação. Dos resultados e conclusões que se venham obter, pretende-se dar resposta às seguintes perguntas de investigação: i) De que forma é possível integrar os conteúdos culturais na aula de língua estrangeira através da gamificação?; ii) Em que medida a gamificação incentiva a implicação e a motivação dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem da cultura associada a uma língua estrangeira? e iii) Pode a gamificação facilitar uma aprendizagem mais efetiva da língua e da sua cultura, contribuindo à obtenção de melhores resultados, sem infantilizar os alunos ?
- Materiales Didácticos Multimedia para MoodlePublication . Chenoll, AntonioEn esta comunicación, propondremos ejemplos de aprendizaje multimedia basados en los presupuestos de Mayer y aplicados a la conocida plataforma Moodle, desde el punto de vista de la cooperación de profesores de español en Portugal, a través de la consejería de Educación de este país.
- Optimización de la corrección, feedback y análisis de resultados durante el proceso de adquisición de una lengua extranjeraPublication . Chenoll, Antonio; Pereira, Grauben Navas de
- Otimização digital do feedback automático de qualidade no ensino de línguas estrangeiras no MoodlePublication . Chenoll, Antonio; Navas de Pereira, Grauben; Junguito, MónicaNo processo de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras, existem três eixos fundamentais e interdependentes: o conteúdo, o processo de aquisição e o meio em que este acontece. O mais relevante deles é, sem dúvidas, o processo de aquisição, o qual tem de se adaptar aos outros dois. Por outro lado, a aquisição de línguas num contexto formal e de não-imersão é um processo bastante complexo uma vez que exige não só a compreensão, repetição e prática significativa dos conteúdos, como também o desenvolvimento das competências necessárias para criar um perfil autónomo do estudante. O docente, além do inegável papel de revisor científico, é fundamentalmente um facilitador no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Nesta perspetiva, uma das tarefas mais relevantes como facilitador da aprendizagem é a de revisor das provas. Porém, uma revisão sem feedback reflexivo e análise dos erros nem sempre é a mais produtiva. Com vistas a solucionar este problema, nas disciplinas de Língua Espanhola da FCH, foi implementada uma ferramenta cujo objetivo principal foi o de dar um feedback semiautomatizado e bastante detalhado que facilitasse a reflexão do aluno, mas sem ocupar o tempo todo do trabalho docente fora da aula: a junção do programa Excel e a ferramenta Teste do Moodle. Assim, foram criados exercícios massivos de resposta fechada para a prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Embora existe um investimento inicial na criação de este feedback, a aplicação deste método irá poupar aos docentes um tempo precioso, que é, de outro modo, empregado na produção de conteúdos facilitadores da aprendizagem em sala de aula.