Browsing by Author "Capucho, Filomena"
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- De la didactologie des langues et des cultures à l’intercompréhensionPublication . Capucho, FilomenaQuando um(a) investigador(a) se coloca, um dia, a pergunta “Como é que cheguei lá?”, numa nuvem de memórias, vê rostos, momentos, textos, que, sem que se tenha dado conta, marcaram um caminho, o seu caminho. E, de repente, o que era difuso e inconsciente torna-se claro e óbvio. Foi graças a essas pessoas (os seus Mestres), graças a esses momentos essenciais, graças aos textos que um dia ele/ela chegou LÁ! Este texto conta, assim, em forma de narrativa, o meu trajeto. Uma história de encontros pessoais e teóricos, de cruzamentos, de interseções, cuja influência é evidente na minha pesquisa e nos resultados que se seguiram. Ou... o caminho da Didactologia das Línguas e das Culturas à Intercompreensão.
- A gestão de conflitos nas organizações: conceptualização e diferenças de géneroPublication . Sobral, Sandrina; Capucho, FilomenaA forma de perspetivar o conflito tem sofrido significativas alterações com implicações para as organizações, constituindo-se estas em verdadeiras arenas para a sua formação. Por um lado, surge a visão tradicional, onde o conflito era sinónimo de violência, destruição e irracionalidade e, por outro lado, a visão emergente, onde o conflito é sinónimo de produtividade, ao fomentar a criatividade e a inovação. A comunicação surge como causa e solução, em simultâneo, devendo ser instigadas estratégicas ajustadas à natureza e à situação de conflito, baseadas na cooperação entre as partes, naturalmente distintas. Através de uma revisão bibliográfica, objetivou-se refletir o “estado da arte” no âmbito da gestão de conflitos nas organizações, dando ênfase às diferenças de género. Os resultados não evidenciaram um estilo estritamente associado ao género masculino ou ao feminino; contudo, reconhece-se a utilização de uma estratégia de negociação e menos de confrontação pelas mulheres, em oposição aos homens. Identifica-se escassa investigação empírica em Portugal neste domínio, podendo este estudo contribuir no seu progresso, ao estabelecer bases teóricas que a sustentem.
- Interactions professionnelles plurilingues: entre intercompréhension et interproductionPublication . Capucho, Filomena
- L'intercompréhension: d'une approche multilingue à une approche plurilinguePublication . Capucho, FilomenaIntercomprehension (IC) is often presented as the result of learning receptive skills in one or more languages, through the transfer of knowledge and strategies previously acquired or developed. However, the different existing approaches do not exploit all the synergies made possible by an inter-linguistic and inter-textual systematic and simultaneous comparison. Therefore, the IC course certainly becomes, by its structure, a multilingual course, but seldom a plurilingual one. This article tries to show how language learning can effectively benefit from the synergies provided by a real plurilingual approach to IC. This statement will be illustrated through examples provided to the learners by a multinational team of researchers, in the context of the Intermar course.
- Medicina dentária do sono: uma realidade na prática clínica do médico dentista?Publication . Martins, Jorge Miguel de Oliveira; Almeida, Carlos Ferreira de; Carvalho, Ana Rita; Capucho, Filomena; Silva, SusanaObjetivos: Perceção internacional do impacto da Medicina Dentária do Sono através do estudo dos conhecimentos dos Médicos Dentistas relativos ao diagnóstico e tratamento da roncopatia e da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, da sua experiência clínica, bem como das opiniões destes profissionais sobre o tratamento multidisciplinar destas patologias. Materiais e métodos: Para este estudo correlacional por amostragem do tipo observacional, descritivo e transversal foi realizado um questionário semiaberto que, para além de elaborado em português foi traduzido para castelhano e inglês. A linguagem dos questionários foi previamente avaliada por uma especialista em linguística nos idiomas supracitados. Adicionalmente, dois Médicos Dentistas nativos em cada um dos referidos idiomas reviram os questionários e avaliaram as traduções. Estes incluíam questões relativas a: caracterização da amostra, prática clínica, conhecimentos teóricos e opiniões. Os questionários foram distribuídos aos referidos profissionais em papel e divulgados/difundidos através da plataforma online Google Forms®. Os dados foram analisados estatisticamente com recurso ao IBM® SPSS®, tendo sido utilizado um nível de significância de 5%. Resultados: Obtiveram? se 236 respostas válidas nos cinco continentes. 35,2% referiram ter formação/ certificação, após a graduação, relativa a estas patologias. A minoria (20,8%) afirmou integrar uma equipa multidisciplinar do sono. Quando necessitam de realizar terapêutica para estas patologias, a abordagem mais utilizada são os dispositivos intraorais removíveis de avanço mandibular. Na maioria das questões que aferiram os conhecimentos teóricos, estes profissionais responderam corretamente. A minoria (28,0%) dos Médicos Dentistas concorda ou concorda totalmente que a formação académica que possui é suficiente para realizar tratamento para estas patologias. Por outro lado, 54,2% dos elementos da amostra concordam ou concordam totalmente que os Médicos Dentistas podem detetar, diagnosticar e/ou tratar as referidas patologias. A maioria (69,5%) destes profissionais reconhece que o tratamento multidisciplinar num espaço clínico único é o mais adequado. Conclusões: Apesar do significativo desenvolvimento da Medicina Dentária do Sono ao longo das últimas décadas, existe uma clara necessidade de maior formação dos Médicos Dentistas de forma colmatar as lacunas e erradas conceções identificadas. Existe, também, a necessidade de maior integração destes profissionais nas equipas multidisciplinares do sono.
- New contexts, new processes, new strategies: the co-construction of meaning in plurilingual interactionsPublication . Capucho, Filomena; Silva, Maria da PiedadeIntercomprehension (IC) canbe defined as the process of co-constructing meaning in intercultural/interlinguistic contexts.The latest developments of this notion locate the communicative processes in the context of plurilingual interactions, both in writtenhybrid forms of communication at distance (chats and forums) and in face-to-face oral conversations (cf. ARAÚJO E SÁ; DE CARLO;MELO-PFEIFER, 2011; BALBONI, 2010, among others). Further research in Applied Linguistics is required so as to support the emergent pedagogical practices aimed at developing the competences of individuals who are now seen simultaneously as IC learners and IC immediate users. This research should be grounded on a multidimensional analysis model of authentic corpora of oral plurilingual interactions in order to provide the analyst with a list of communication strategies and a detailed description of interactional processes that will allow IC specialists to assess the results of actual learning in the context of IC projects and to structure IC learning activities.In this paper, we will present the analysis of an extract from the Bucharest-Cinco corpus that will allow us to identify the strategies developed in the process of co-construction of meaning in multilingual contexts through a close examination of verbal and non-verbal features.
- O processamento do sujeito nulo na doença de AlzheimerPublication . Martinho, Maria José J. P. Martinho; Capucho, Filomena; Hall, Andreia; Jesus, Luis M. T.Com este estudo pretendemos conhecer melhor o impacto da Doença de Alzheimer (DA) na linguagem, mais concretamente o impacto no contexto da utilização do sujeito nulo. Analisamos as produções de doze pessoas com DA e de um grupo de controlo com a mesma dimensão, em tarefas de leitura de três tipos de frases: Simples com verbo em tempo simples; simples com verbo conjugado num tempo composto; complexas formadas por duas orações. As frases, traduzidas de um estudo prévio em italiano e inglês, foram repetidas ao longo de três dias por cada um dos participantes e gravadas para posterior tratamento de dados. As pessoas com DA apresentaram um desempenho inferior em relação ao grupo de controlo, sendo, no entanto, algumas diferenças entre os dois grupos, não significativas. Os dados recolhidos em Portugal quando comparados com os do estudo efetuado em Inglaterra, permitiram concluir que as pessoas com DA têm uma maior tendência para a produção de sujeitos nulos, tendência que se verifica com maior predominância nas frases mais longas e mais complexas. Os participantes portugueses apresentaram também uma menor tendência para a produção de sujeitos nulos do que os italianos.
- O processamento do sujeito nulo na doença de AlzheimerPublication . Martinho, Maria José J. P.; Capucho, Filomena; Hall, Andreia; Jesus, Luis M. T.Com este estudo pretendemos conhecer melhor o impacto da Doença de Alzheimer (DA) na linguagem, mais concretamente o impacto no contexto da utilização do sujeito nulo. Analisamos as produções de doze pessoas com DA e de um grupo de controlo com a mesma dimensão, em tarefas de leitura de três tipos de frases: Simples com verbo em tempo simples; simples com verbo conjugado num tempo composto; complexas formadas por duas orações. As frases, traduzidas de um estudo prévio em italiano e inglês, foram repetidas ao longo de três dias por cada um dos participantes e gravadas para posterior tratamento de dados. As pessoas com DA apresentaram um desempenho inferior em relação ao grupo de controlo, sendo, no entanto, algumas diferenças entre os dois grupos, não significativas. Os dados recolhidos em Portugal quando comparados com os do estudo efetuado em Inglaterra, permitiram concluir que as pessoas com DA têm uma maior tendência para a produção de sujeitos nulos, tendência que se verifica com maior predominância nas frases mais longas e mais complexas. Os participantes portugueses apresentaram também uma menor tendência para a produção de sujeitos nulos do que os italianos.
- The role of training and education for enhancing empathy among healthcare students: a systematic review of randomised controlled trialsPublication . Schwartzkopf, Caroline Teggi; Alves, Renata Tolêdo; Lopes, Pedro C.; Braux, Julien; Capucho, Filomena; Ribeiro, CéliaBackground: Empathy can lead to a better patient-professional relationship, and this skill that can be learned and trained, and the university is the ideal place to start this training. The aim of this systematic review is to assess whether training and education interventions have an impact on increasing empathy in health students. Methods: The acronym PICOS was used to formulate the research question. A high-sensitivity search was made combining indexed terms, entry terms, and Boolean OR/AND in 9 databases, including grey literature and manual search of retrieved articles. Two researchers selected the studies based on previously established eligibility criteria. The risk of bias was verified using the RoB2 tool and a meta-analysis was performed using RevMan 5.4. Results: The analysis included 30 studies in the qualitative synthesis and 20 studies that presented adequate data for the meta-analysis. An overall moderate effect on participants’ empathy was found after the intervention (standardized mean difference 0.45, 95% CI 0.25 to 0.65). However, heterogeneity was high (I2 = 79%). More than half of the studies were considered at high risk of bias. The results suggests that interventions can be effective in increasing empathy. Conclusion: This topic has been in the spotlight in the area of health education in recent years. And more quality studies will be needed, as well as long-term evaluation of interventions to ensure the durability of empathy enhancement. Clinical trial number: Not applicable.
- Vamos comunicar? Revisão teórica sobre a relação entre a comunicação interna nas organizações e a motivação dos colaboradoresPublication . Almeida, Sabrina Lourenço de; Capucho, Filomena; Ribeiro, PauloAs organizações têm vindo a sofrer diversas alterações, sendo que a forma como os indivíduos são vistos passou de uma perspetiva de mão-de-obra ou trabalhador para uma abordagem de colaborador. No seio de uma organização, todos os indivíduos comunicam naturalmente entre si, tornando-se impossível não comunicar. A presença dum indivíduo, só por si, já transmite uma mensagem para o mesmo ou para os outros. Mesmo quando nada é dito, está-se a transmitir que não se pretende comunicar, e esta ação só por si já se traduz em comunicação. Relativamente à definição de comunicação, opomos uma definição mecanicista, que essencialmente se resume a um indivíduo que emite a mensagem a outro através de um canal (modelo de Jakobson, 1969) a um modelo de orquestra, no qual a comunicação é definida por relações interpessoais que se estabelecem em contextos sociais (Goffman, 2002; Watzlawick, 2011). A par destas mudanças, a atuação dos colaboradores no interior das organizações tem sofrido alterações, reconhecendo-se a importância da motivação dos mesmos para o sucesso da organização. Por seu turno, estudos recentes relacionam a qualidade da comunicação organizacional com o êxito organizacional, que, por sua vez, também está relacionado com a motivação dos colaboradores. Existem diversas teorias motivacionais, que essencialmente se dividem em três grandes grupos: conteúdo, processo e resultado. Em síntese, a organização é composta por indivíduos que comunicam entre si e criam relações. Estas relações são fundamentais para se poder falar em motivação, pois dificilmente alguém consegue estar motivado se não se sentir bem no seu local de trabalho. O principal objetivo deste trabalho é a apresentação dos resultados da leitura crítica de bibliografia de fundamentação teórica para o estudo da relação entre a comunicação interna das organizações e a motivação dos colaboradores.