Browsing by Author "Burnay, Catarina Duff"
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- A condição da mulher nos sectores do cinema e do audiovisual em PortugalPublication . Burnay, Catarina Duff; Félix, João; Tavares, PatríciaThis study on the Condition of Women in the Film and Audiovisual Sectors in Portugal was promoted by MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, an association founded in 2022, whose mission is precisely to think about and leverage the presence of women in cinema and audiovisual in Portugal, promoting parity and equitable representation, and by XX Element Project-Associação Cultural, a cultural association founded in 2016 that seeks to be an agent of intervention in the fight to promote equity, respect and inclusion of all people, through the development of artistic projects. In order to listen to the feelings and experiences of the women involved professionally in these sectors, the two associations created an online survey questionnaire and distributed it to workers in these fields without any gender bias. In a second phase, in-depth interviews were carried out with ten female professionals, as a way of identifying/specifying particular situations and complementing the information found in the survey. Simultaneously, the associations analysed three grants awarded by ICA: New Talents and First Works; Support for Cinema; and Support for Audiovisual and Multimedia. They also mapped the gender of professionals holding managerial positions in public bodies that support the cinema and audiovisual sectors, as well as in the most relevant management bodies and boards of the three main audiovisual media groups in Portugal.
- Anuário do sector de produção audiovisual em Portugal 2021Publication . Burnay, Catarina Duff; Ribeiro, Nelson
- Anuário do setor de produção audiovisual em Portugal 2020Publication . Burnay, Catarina Duff; Ribeiro, Nelson
- APIT | Associação de Produtores Independentes de Televisão | Barómetro 2020Publication . Burnay, Catarina Duff; Ribeiro, Nelson
- A cobertura noticiosa da pandemia : um retrato dos dilemas e práticas profissionais na era Covid-19Publication . Lopes, Felisbela; Santos, Clara Almeida; Magalhães, Olga; Burnay, Catarina Duff; Araújo, Rita; Sá, AlbertoA Covid-19 constitui um desafio societal total. Os media e o jornalismo estão no centro dos acontecimentos na medida em que desempenham várias funções consideradas vitais na gestão da crise pandémica. Entre elas, destaca-se a função facilitadora que constitui o jornalismo como canal privilegiado de comunicação entre poder político e autoridades de saúde e a população. Este desafio acontece num momento em que, também fruto da própria pandemia, se registam mudanças significativas na própria atividade jornalística: na forma como os jornalistas encaram a profissão, na configuração da agenda noticiosa e nos critérios de escolha das fontes de informação. O presente artigo dá conta de alguns resultados obtidos a partir de um inquérito a jornalistas e da análise de conteúdo de 2933 peças noticiosas publicadas no Público e no Jornal de Notícias. Em linhas gerais, destacam-se a emergência de um jornalismo que orienta comportamentos, mas que apresenta oscilações no acompanhamento da doença, uma maior atenção à promoção da literacia em saúde e um acrescido cuidado com as questões éticas e uma procura acentuada de especialistas, escolhidos por critérios que se afastam da notoriedade prévia.
- Comunicação, diversidade e tolerância: livro do XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação 2017Publication . Lopes, Maria Immacolata Vassallo de; Castro, Gisela C. S.; Ribeiro, Nelson; Burnay, Catarina Duff
- A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a PortugalPublication . Capucho, Carlos; Torres, Eduardo Cintra; Burnay, Catarina DuffO Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
- Ficção televisiva em Portugal: 2000-2005Publication . Cunha, Isabel Ferin; Burnay, Catarina DuffApresentação do panorama mediático português entre 2000 e 2005, assim como da evolução da ficção televisiva nos canais em sinal aberto. A análise incide sobre a ficção nacional portuguesa, estabelecendo-se paralelos com a ficção brasileira em horário nobre. Registam-se e interpretam-se, igualmente, os factos de maior importância e as alterações da estratégia dos canais televisivos ao longo do período identificado.
- Identidade e identidades na ficção televisiva nacional: 2000-2006Publication . Burnay, Catarina DuffA ficção televisiva, nomeadamente a telenovela, tem funcionado, ao longo dos anos, como agente definidor de grelhas de programação, arrastando audiências de forma transversal. A sua força emocional e o seu estatuto melodramático têm permitido as maiores transformações no mercado televisivo nacional, que assiste, a partir de 1992, ano de aparecimento dos dois canais comerciais nacionais, a um aceso clima concorrencial. Desde essa altura, mantêm-se as guerras pela audiência, recorrendo-se à transmissão de formatos inovadores, à contratação de novos rostos e à transmissão de séries e telenovelas. Mas se, numa primeira fase (1992-2000), as estações desenvolveram a sua programação em torno da ficção brasileira, já enraizada no imaginário português desde 1977 (Gabriela pela RTP1), numa segunda fase (2000-2006), a programação tem sido desenvolvida em torno das séries e telenovelas portuguesas. Este volte-face nas tendências de gosto levaram-nos a colocar uma hipótese sobre a importância da ficção televisiva no estabelecimento de fronteiras simbólicas e identitárias do espaço e do tempo nacionais, a partir de 2000. O presente artigo reúne algumas reflexões preliminares sobre a temática.
- Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produçãoPublication . Brandão, Nuno Goulart; Burnay, Catarina DuffO presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.
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