Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A cobertura noticiosa da pandemia : um retrato dos dilemas e práticas profissionais na era Covid-19Publication . Lopes, Felisbela; Santos, Clara Almeida; Magalhães, Olga; Burnay, Catarina Duff; Araújo, Rita; Sá, AlbertoA Covid-19 constitui um desafio societal total. Os media e o jornalismo estão no centro dos acontecimentos na medida em que desempenham várias funções consideradas vitais na gestão da crise pandémica. Entre elas, destaca-se a função facilitadora que constitui o jornalismo como canal privilegiado de comunicação entre poder político e autoridades de saúde e a população. Este desafio acontece num momento em que, também fruto da própria pandemia, se registam mudanças significativas na própria atividade jornalística: na forma como os jornalistas encaram a profissão, na configuração da agenda noticiosa e nos critérios de escolha das fontes de informação. O presente artigo dá conta de alguns resultados obtidos a partir de um inquérito a jornalistas e da análise de conteúdo de 2933 peças noticiosas publicadas no Público e no Jornal de Notícias. Em linhas gerais, destacam-se a emergência de um jornalismo que orienta comportamentos, mas que apresenta oscilações no acompanhamento da doença, uma maior atenção à promoção da literacia em saúde e um acrescido cuidado com as questões éticas e uma procura acentuada de especialistas, escolhidos por critérios que se afastam da notoriedade prévia.
- A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagotePublication . Sousa, Diana Rafaela Malheiro de; Alves, Rui Pedro OliveiraO presente relatório é escrito no âmbito das unidades curriculares, Prática Profissional I, Prática Profissional II e Projeto de Intervenção Pedagógica, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. O relatório está dividido em duas partes: Relatório da Prática Profissional realizada nas disciplinas de Instrumento – Fagote (M08) e Classe de Conjunto (M32) e Projeto de Intervenção Pedagógica. Na primeira parte, Relatório da Prática Profissional, é feita uma descrição e reflexão sobre as práticas/estratégias desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada realizado durante o ano letivo 2020- 2021 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e é descrito o projeto de investigação desenvolvido nos alunos de iniciação de Fagote da mesma instituição no que respeita à utilização das cores como estratégia de leitura musical sob orientação científica do Professor Doutor Rui Pedro De Oliveira Alves e orientação pedagógica cooperante da Professora Sandra Ochoa. Na segunda parte, está presente o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) subordinado ao tema “A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1º ano de iniciação de fagote”. Baseando-me no Cromáfono de Sérgio Aschero e na notação colorida desenvolvida pela ColourStrings, adaptei 5 peças tradicionais infantis procurando perceber a potencialidade desta estratégia nos alunos com dificuldades de leitura na iniciação de fagote fazendo gravações semanais. A metodologia empregada foi o estudo quasi-experimental, dividindo os 3 participantes em dois grupos (grupo de controlo e grupo experimental) e realizando um pré-teste e um pós-teste. Os resultados finais sugerem que houve melhorias a nível de leitura e associação da nota à dedilhação do instrumento nos alunos do grupo experimental comparando o pré-teste com o pós-teste.
- Performance musical : guias de execução como estratégia de memorizaçãoPublication . Fernandes, Raquel Sofia Martins; Serra, Ana Sofia Almeida SáO presente relatório, apresentado no âmbito das unidades curriculares de Prática Profissional I e II e de Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) surge no contexto do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto e desenvolvidas na entidade acolhedora, Academia de Música de Vila Verde (AMVV), durante o ano letivo 2020-2021. Este relatório pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de Instrumento (Canto) e Classe de Conjunto (Coro), na investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob a orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra. Com a implementação do PIP, subordinado ao tema: “Performance Musical: Guias de Execução como Estratégia de Memorização” pretende-se verificar em que medida a aplicação desta estratégia de memorização (designadamente - guias de execução) contribui para a gestão de falhas de memória durante a performance musical de alunos de canto do ensino básico. Esta intervenção tem como principais objetivos ajudar os alunos a criar mecanismos de autocontrole e de confiança, para que consigam gerir possíveis falhas de memória durante a performance musical e assim potenciem o seu desempenho. Neste sentido, foi realizado um levantamento junto dos alunos da classe de Canto, através da ferramenta - questionário, de forma a conhecer os métodos de memorização praticados e possíveis experiências com falhas de memória durante a performance. Posteriormente, após a análise dos respetivos questionários, os alunos que já vivenciaram este fenómeno foram divididos em dois grupos: grupo experimental - onde foi aplicada a estratégia de memorização em estudo; e grupo de controlo - que continuou a trabalhar a memorização como sempre fez. A avaliação foi realizada atendendo a um novo questionário individual aos alunos e por meio de observação natural das performances respetivas, regulada por uma matriz previamente entregue a um painel de professores, constituído por três elementos. Os resultados obtidos demonstraram que a memorização das obras musicais através de guias de execução é mais sólida e eficaz e que, além disso, a metodologia também traz vantagens ao nível de outras competências performativas, como expressividade e comunicação com o público.