Browsing by Author "Baptista, Isabel"
Now showing 1 - 10 of 68
Results Per Page
Sort Options
- ApresentaçãoPublication . Baptista, Isabel
- A contemporaneidade como exigência ética ou: a impossível inocência do ser.Publication . Baptista, Isabel
- Cultura ético-deontológica dos educadores sociais: desafios de formaçãoPublication . Machado, Renata; Baptista, IsabelEste texto expõe um estudo sobre o lugar da ética na formação dos educadores sociais portugueses, reconhecendo que estamos perante um eixo estruturante da sua profissionalidade. Numa primeira dimensão foram estudados os planos de estudo dos cursos de formação inicial, considerando a existência, ou não, de unidades curriculares, tendo-se constatado que a ética está presente, expressando uma matriz teórica comum. Numa segunda dimensão, pretendeu-se saber em que medida os documentos de regulação adotados pelas comunidades científicas, institucionais e profissionais refletem essa matriz formativa, tendo-se constatado que nos encontramos perante dinâmicas em aberto, evidenciando heterogeneidade e diversidade. Na terceira dimensão, foram analisadas as perceções dos atores profissionais, de modo a perceber de que forma as componentes éticas e deontológicas identificadas anteriormente são reconhecidas pelos educadores sociais no âmbito da sua prática profissional. Conclui-se que as questões éticas são contempladas e valorizadas, tanto pelas instituições de formação académica como pelas comunidades de referência, sendo reconhecida pelos profissionais, que evidenciam a valorização ética do seu conhecimento profissional, apelando ao reforço de formação ética.
- Dar rosto ao futuro: A educação como compromisso éticoPublication . Baptista, Isabel
- Editorial - Pedagogia social: um campo plural de investigação e intervençãoPublication . Baptista, Isabel
- Educabilidade e laço social – ética e política da alteridadePublication . Baptista, Isabel
- Educação de adultos e pedagogia socialPublication . Baptista, Isabel
- Educação e hospitalidade, interpelações de pedagogia socialPublication . Baptista, Isabel; Azevedo, Joaquim
- Educação e políticas sociais: valores, conceitos e práticasPublication . Baptista, IsabelEste texto pretende evidenciar a necessidade de inscrição prioritária da educação no seio das políticas sociais de base territorial, tendo como referência empírica o projeto “Porto Solidário”, promovido na cidade do Porto sob o enquadramento da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP). Adotando uma visão pedagógica e prospetiva sobre as categorias de “território” e “comunidade”, aqui valorizadas em toda a sua densidade socioantropológica, sustenta-se que o princípio de cooperação ou princípio de “hospitalidade social” constitui uma virtude intrínseca às práticas comunitárias, enquanto dinâmicas de participação e de desenvolvimento local protagonizadas por uma vasta rede de atores.
- Educação social em Portugal: exigências de formaçãoPublication . Vaz, Cindy; Camões, Ana; Sousa, Isabel; Martins, Rosa; Baptista, IsabelA Pedagogia Social define-se como saber educacional que enquadra os processos de formação ao longo da vida, desenvolvidos numa perspetiva de solidariedade social, constituindo-se como o conhecimento profissional dos educadores sociais. Com base nestes pressupostos, quisemos saber em que medida ela é valorizada no âmbito da formação inicial proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior com oferta em Educação Social. Assim, elegemos três objetivos de estudo visando identificar e caracterizar o lugar da Pedagogia Social nos planos de estudo das licenciaturas existentes em Portugal, bem como na formação dos respetivos docentes, tentando, por último, indagar sobre a perceção dos atores profissionais. Para esse efeito, optámos por uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, com recurso à consulta documental e à inquirição direta de atores. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que a Pedagogia Social é valorizada pelos atores institucionais, no que diz respeito à oferta curricular e ao perfil dos docentes.