Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Educação e políticas sociais: valores, conceitos e práticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
32076291.pdf755 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este texto pretende evidenciar a necessidade de inscrição prioritária da educação no seio das políticas sociais de base territorial, tendo como referência empírica o projeto “Porto Solidário”, promovido na cidade do Porto sob o enquadramento da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP/UCP). Adotando uma visão pedagógica e prospetiva sobre as categorias de “território” e “comunidade”, aqui valorizadas em toda a sua densidade socioantropológica, sustenta-se que o princípio de cooperação ou princípio de “hospitalidade social” constitui uma virtude intrínseca às práticas comunitárias, enquanto dinâmicas de participação e de desenvolvimento local protagonizadas por uma vasta rede de atores.
This text aims to highlight the need for priority registration of education within the territorial basis of social policies, taking as empirical reference the project "Porto Solidarity" organized in Porto under the framework of the Faculty of Education and Psychology Catholic University of Portugal (FEP / UCP). Adopting a pedagogical and prospective view of the categories of "territory" and "community" here valued in all its social and anthropological density, it is argued that the principle of cooperation or principle of "social hospitality" is an intrinsic virtue to community practices, while dynamics of participation and local development spearheaded by a wide network of actors.
Este texto tiene por objeto poner de relieve la necesidad de registro prioritario de la educación dentro de la base territorial de las políticas sociales, tomando como referencia empírica el proyecto "Puerto de Solidaridad" organizado en Porto, en el marco de la Facultad de Educación y Psicología de la Universidad Católica de Portugal (FEP / UCP). La adopción de una visión pedagógica y retrospectiva sobre las categorías de “territorio” y “comunidad”, valorizadas en toda su densidad socioantropológica, argumenta que el principio de la cooperación o principio de 'hospitalidad social” es una virtud intrínseca a las prácticas comunitarias, mientras que las dinámicas de participación y desarrollo local son protagonizadas por una vasta red de actores.

Description

Keywords

Educação Território Comunidade Hospitalidade social Práticas comunitárias Education Territory Communnity Social hospitality Community practices Educación Territorio Comunidad Hospitalidad social Prácticas de la comunidad

Pedagogical Context

Citation

BAPTISTA, Isabel - Educação e políticas sociais – valores, conceitos e práticas. Laplage em Revista. ISSN 2446-6220. Vol. 1, n.º1 (2015), p. 9-16

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Altmetrics