Browsing by Author "Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes"
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- Autonomia e flexibilidade curricular : as mudanças curriculares decretadas e os efeitos na ação organizacional escolar : estudo de caso duploPublication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo tem como objeto a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. Recentes orientações legais relativas ao sistema educativo português (Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos, através da realização de aprendizagens significativas e do desenvolvimento de competências mais complexas, preparando os alunos para a incerteza do futuro. Apesar de sucessivos programas de promoção do sucesso escolar e políticas de reforma implementados ao longo das últimas décadas, nem todos os alunos veem garantido o direito à aprendizagem e ao sucesso educativo. O problema, portanto, mantém-se. Consequentemente, o caminho da mudança trilhado, sendo malsucedido, tem de ser questionado. A problemática da nossa investigação assenta, assim, na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo, apresentando-se e discutindo-se os modos de ação pedagógica das organizações escolares, através das vozes de diretores, professores e alunos, a partir das seguintes dimensões analíticas: Posicionamento da escola face à Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC); Gramática escolar (planeamento da ação educativa, envolvimento/participação, estruturas de coordenação e medidas organizacionais, modos de trabalho docente, planeamento curricular/currículo, organização do trabalho dos alunos, modos de ensinar e fazer aprender, avaliação das aprendizagens); Efeitos da ação educativa; Melhoria contínua da organização; Inovação curricular e organizacional nas escolas; Visão dos alunos sobre a escola. A partir de uma análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas aos diretores das duas escolas e de uma análise aos questionários a professores e a alunos, os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula, sendo sensato admitir ser necessário repensar as culturas organizacionais e profissionais se quisermos responder ao desafio de aprendizagem de qualidade para todos.
- Autonomia e flexibilidade curricular: que impactos na ação organizacional escolar?Publication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Alves, José MatiasEsta comunicação tem como objeto a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria de orientações das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. Orientações legais relativas ao sistema educativo português (Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos, através da realização de aprendizagens significativas e do desenvolvimento de competências mais complexas, preparando os alunos para a incerteza do futuro. A problemática da nossa investigação assenta na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo, apresentando-se e discutindo- se os modos de ação pedagógica das organizações escolares, através das vozes de diretores, professores e alunos, a partir das seguintes dimensões analíticas: Posicionamento da escola face à Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC); Gramática escolar (planeamento da ação educativa, envolvimento/participação, estruturas de coordenação e medidas organizacionais, modos de trabalho docente, planeamento curricular/currículo, organização do trabalho dos alunos, modos de ensinar e fazer aprender, avaliação das aprendizagens); Efeitos da ação educativa; Melhoria contínua da organização; Inovação curricular e organizacional nas escolas; Visão dos alunos sobre a escola. A partir de uma análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas aos diretores das duas escolas e de uma análise aos questionários a professores e a alunos, os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula, sendo sensato admitir ser necessário repensar as culturas organizacionais e profissionais se quisermos responder ao desafio de aprendizagem de qualidade para todos.
- O mal-estar discente numa escola de outro século : olhares de alunosPublication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo assenta no propósito de tentar compreender as perceções e as experiências de alunos do ensino básico e do ensino secundário sobre as suas vivências e experiências escolares. Sabemos pouco sobre o que os bons alunos (com resultados académicos elevados) pensam sobre a escola, sobre o seu processo de escolarização. Esta ignorância foi a nossa motivação maior e a área de investigação escolhida. Trata-‐se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo dentro do paradigma qualitativo, pretendendo-‐se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Este estudo entra, assim, no mundo pessoal dos participantes, normalmente ignorados nas decisões relativas ao processo de escolarização (nos diferentes níveis: sala de aula, escola, ministério da educação). Encarando a realidade escolar como uma realidade complexa que exige uma análise em diferentes ângulos, esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos, sendo que os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana no centro do Porto, junto de alunos dos 9º, 10º e 12º anos. A técnica de recolha de dados usada nesta investigação foi a do “Focus Group”. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-‐nos concluir que, na generalidade, o processo de escolarização revela lacunas graves no seu decorrer e é perspetivada uma falta de sentido nas práticas escolares vivenciadas pelos alunos. Os discentes apresentam uma visão tendencialmente negativa das dimensões relacionadas com a aula, a avaliação e o professor, manifestando uma visão mais equilibrada da escola em geral.
- Um olhar dos alunos sobre a escolaPublication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Matias Alves, JoséO objetivo desta comunicação é compreender as perceções dos alunos, referenciados como tendo um nível elevado de sucesso académico, sobre o sentido (os sentidos) do seu processo de escolarização. Procura analisar-se de que forma este processo será uma resposta às expectativas, sonhos, necessidades dos jovens. Trata-se de um estudo descritivo e interpretativo dentro do paradigma qualitativo, pretendendo- se retratar a visão e as experiências escolares dos discentes. Encarando a realidade escolar como uma realidade complexa que exige uma análise em diferentes ângulos, esta investigação problematiza os desafios que se colocam atualmente às escolas através da voz dos alunos. Os dados foram recolhidos numa escola secundária urbana no centro do Porto, junto de alunos dos 9º, 10º e 12º anos. As técnicas de recolha de dados usadas nesta investigação foram a do “Focus Group” e a elaboração de um diário de bordo sobre o processo de interação na escola por parte do investigador. Trata-se, então, de uma análise exploratória e preliminar de uma investigação mais ampla no âmbito de um mestrado em Ciências da educação em curso na Católica Porto.