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- Os pais e a construção de um referencial alternativo de avaliação pedagógicaPublication . Gonçalves, Luís; Alves, José MatiasA avaliação pedagógica vive num octógono de forças: interage e interpela todas as variáveis da organização escolar. Um dos motivos frequentemente invocados para anotar a impossibilidade de uma mudança positiva no regime e nas práticas de avaliação tem a ver com a disposição refratária dos pais que supostamente preferem a manutenção do “satu quo” avaliativo ao serviço da notação, da seriação e da classificação. No âmbito de investigação de doutoramento em Ciências da Educação foram inquiridos 257 encarregados de educação dos ensinos básico e secundário no final do ano letivo 2021-22, tendo-se obtido um conjunto de dados muito expressivos: i) a larga maioria dos respondentes exprime a convicção de que a avaliação promove mais aprendizagens nos seus educandos; ii) embora a maioria dos pais entenda que a avaliação serve essencialmente um propósito de classificação, há 36,2% dos respondentes que considera que a avaliação não se limita a esta finalidade; iii) a grande maioria dos pais (85%) considera que as práticas avaliativas são justas; iv) os testes escritos de avaliação não são considerados pela maioria dos respondentes (52%) como fontes fundamentais de classificação, sendo utilizados outros instrumentos e técnicas de recolha de informação; v) a maioria dos pais (64%) considera que têm um papel escassamente participativo no processo de avaliação; vi) a maioria dos respondentes (66%) considera que a classificação dos seus educandos tem contribuído para que estudem mais; vii) percentagem idêntica entende que a avaliação praticada considera que todos os trabalho realizados pelos seus educandos são considerados para efeitos da avaliação; viii) uma grande maioria (93%) exprime o desejo de um reforço do uso de instrumentos e técnicas de avaliação para além dos testes escritos; Estes dados sinalizam que a maioria dos pais veem a avaliação como um dispositivo ao serviço do desenvolvimento pessoal, podendo, pois, ser uma porta para diversificar e enriquecer os processos de ensino, aprendizagem e avaliação.
- A digitalização do Direito: XV Encontro de Professores de Direito PúblicoPublication . Botelho, Catarina Santos; Lopes, Dulce; Coutinho, Francisco PereiraA presente obra coletiva compila algumas das intervenções proferidas no XV Encontro de Professores de Direito Público que teve lugar, no dia 9 de setembro de 2022, na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio desta e do Centro de Estudos e Investigação em Direito. Neste XV Encontro, foram abordadas várias temáticas relacionadas com a digitalização do direito, tais como os direitos fundamentais num contexto digital, os desafios da proteção de dados, a regulação jurídico-pública da inteligência artificial e a digitalização na Administração Pública. Momento marcante deste XV Encontro foi a evocação da vida e obra da Prof. Doutora Benedita Mac Crorie, brilhante constitucionalista, que, durante vários anos, integrou, com brio e entusiasmo, a equipa organizadora dos Encontros de Professores de Direito Público.
- Práticas de autoavaliação e a melhoria da qualidade no ensino superiorPublication . Ibraimo, Mahomed Nazir; Alves, José MatiasA auto-avaliação no ensino superior pode contribuir para melhorar as práticas de ensino, investigação e serviço à comunidade nas instituições de ensino superior. Em Moçambique, a auto-avaliação foi introduzida pelo Decreto No 63/2007, de 31 de Dezembro. Para implementar os objectivos definidos neste decreto foi criado o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ). Este órgão está alinhado com a reforma introduzida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), através da Lei no 27/2009. A Universidade Católica de Moçambique tem desenvolvido diversas acções no sentido de garantir a auto-avaliação nas suas Faculdades no sentido de cumprir com as orientações prescritas pelo CNAQ. Neste sentido, definimos como objectivo da pesquisa, analisar as práticas de auto-avaliação e a melhoria da qualidade de ensino numa instituição de ensino superior em Nampula. Tendo em conta a natureza da problemática levantada, onde pretendemos interpretar e compreender as percepções dos actores envolvidos, optamos por inscrever a investigação num paradigma interpretativo e numa metodologia qualitativa. Como instrumentos de recolha de dados irá usar-se a entrevista semiestruturada, o grupo de discussão focalizada e a análise documental. Para analisar as informações provenientes das técnicas seleccionadas iremos usar a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados preliminares do nosso estudo indicam que os coordenadores entrevistados, tem noções do conceito de auto-avaliação e entendem que esta prática é importante para melhorar o processo de ensino, investigação e serviço à comunidade. A Faculdade em estudo tem feito a auto-avaliação dos seus cursos e nesta actividade são vários os actores que fazem parte, desde estudantes, professores, coordenadores e entidades empregadoras. A auto-avaliação tem contribuído para melhorar as práticas de ensino, não sendo evidente os impactos na melhoria da investigação e serviço à comunidade.
- Exploring non-edible parts of pineapples as fat replacers in cake formulationsPublication . Lapetina, Marialuce; Soldo, Mariagrazia; Sousa, Sérgio; Brassesco, María E.; Silva, Cristina L.M.; Miller, Fátima A.; Brandão, Teresa R. S.Non-edible parts of many fruits, such as peel and seeds, are sources of compounds with important nutritional properties. They are also rich in fibres, which gives them the potential to be used as functional ingredients since fibres may be fat replacers in many food formulations. If these parts of fruits are properly transformed into edible forms, there will be potential reuse and recovery of food waste. In the case of pineapple, approximately 70% of the total weight of the fruit is not consumed, being rinds, core, and crown usually discarded. This work aimed to transform pineapples' non-edible parts (rinds and crowns) into powders by freeze-drying with posterior micronization. The objective was to use the powders as fat replacers in a traditional cupcake recipe and assess the texture profile of the baked cakes. Pineapples (Ananas comosus L.) rinds and crowns were removed, cut into small pieces, and freeze-dried. The dried samples were ground in a hammer mill to obtain powders/flours. They were characterized in terms of water activity, water and oil absorption capacity (WAC and OAC), proteins, and total dietary fibre content (on a dry basis, d.b.). These powders were used in a cupcake recipe (control), replacing the fat (butter) with the powders in different proportions: 25, 50, and 75%. Relevant textural parameters such as hardness, cohesiveness, chewiness, and springiness were assessed in the baked cupcakes. Water activity values of rind and crown powders were 0.36±0.02 and 0.49±0.03, respectively. Regarding functional properties, crown flours presented a considerably higher OAC (6.11±0.39 g oil/g d.b.) than the rind (2.45±0.47 g oil/g d.b.); WAC of both flours was similar, averaging 2.30±0.34 g water/g d.b. Protein content was significantly higher in the crown (8.14±0.89 g/100 g d.b.) than in the rind flours (4.43±0.38 g/100 g d.b.). Dietary fibres were mainly insoluble; the crown had 18% and the skin 37%.The texture of cupcakes with 25% of both types of flour was similar to the control. However, as the proportions of the flours increased, texture differed mainly in crown-based recipes, becoming the cakes harder with springiness and adhesiveness decay. These findings suggest that incorporating pineapple waste parts in a traditional cake recipe may serve as healthier ingredients with improved functional properties.
- A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesasPublication . Serra, Lídia; Alves, José Matias; Soares, DianaNuma sociedade marcada por valores neoliberais e inscrita na globalização e na ideologia da inovação, promover uma cultura de avaliação criará condições para que as escolas se afirmem como sistemas orgânicos capazes de criar e recriar estratégicas sistémicas de transformação e responsividade à mudança social. Um sistema de accountability afirma-se como uma ferramenta de suporte de culturas de escola focadas na melhoria contínua e na promoção da qualidade da educação. Neste contexto, este texto apresenta um estudo empírico desenvolvido em Portugal reportado à ação da avaliação externa desenvolvida entre 2018 e 2021. O estudo, sustentado numa análise documental de 60 relatórios de avaliação externa, combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se existe um efeito entre as forças e áreas de melhoria e a avaliação atribuída pela Inspeção. Os resultados sugerem que uma robusta visão estratégica e a ação de lideranças mobilizadoras são preditores transversais dos vários domínios de avaliação das escolas, ainda que registem articulações débeis. Foram ainda identificados preditores indexados a domínios específicos de avaliação: resultados académicos, autoavaliação focada no ensino aprendizagem, aprofundamento de práticas de autoavaliação e metodologias ativas de ensino-aprendizagem em relação ao domínio dos resultados; metodologias ativas de ensino- aprendizagem e resultados académicos em relação ao domínio prestação de serviço público; compromisso com a inclusão em relação ao domínio liderança e gestão. Não obstante, estas correlações apresentam, por vezes, níveis de consistência problemáticos. Não foram encontradas relações entre a avaliação de escola e os fatores implicando a inovação. Assim, a inovação é uma dimensão marginal da realidade escolar sem impacto na avaliação das escolas, centrando-se em aspetos específicos relativos à ação das lideranças, à organização de escola, ao ensino-aprendizagem e a autoavaliação.
- Comunicação na prática pedagógica: na forma e o conteúdo do feedback na interação professor aluno e os efeitos na aprendizagem: uma visão dos professores do ensino superiorPublication . Nascimento, Sílvia; Alves, José MatiasO presente artigo apresenta como tema “comunicação na prática pedagógica: a forma e o conteúdo do feedback na interação professor aluno e os efeitos na aprendizagem: uma visão dos professores do ensino superior”. O conceito de feedback pedagógico é compreendido como requisito base para o progresso das aprendizagens dos alunos. Com este estudo pretendeu-se trazer contributos para a compreensão da “gramática” do feedback pedagógico, isto é, averiguar das suas práticas, dinâmicas e efeitos na relação pedagógica e produção de aprendizagens. Atendendo aos objectivos propostos para o estudo, optamos por realizar uma investigação de metodologia qualitativa com enfoque interpretativo pois, pretende-se interpretar e compreender as percepções dos nossos actores, analisar directamente situações de prática e, deste modo atribuir significados a uma realidade de elevada relevância educativa. Como instrumentos de recolha de dados usou-se a entrevista semiestruturada, a observação e a análise documental. A principal técnica de análise de dados qualitativos foi a análise de conteúdo e para os dados quantitativos foi o software Excel. Os resultados preliminares mostram que ainda que os professores admitam que fornecem feedback com frequência, este é apresentado mais como um discurso político do que nas suas práticas docentes; o feedback está tendencialmente mais centrado em apontar os erros dos alunos; existe uma ausência quase que total de feedback nos instrumentos de avaliação.
- Exploring non-edible parts of pineapples as fat replacers in cake formulationsPublication . Lapetina, Marialuce; Soldo, Mariagrazia; Sousa, Sérgio; Brassesco, María E.; Silva, Cristina L. M.; Miller, Fátima A.; Brandão, Teresa R. S.Non-edible parts of many fruits, such as peel and seeds, are sources of compounds with important nutritional properties. They are also rich in fibres, which gives them the potential to be used as functional ingredients since fibres may be fat replacers in many food formulations.If these parts of fruits are properly transformed into edible forms, there will be potential reuse and recovery of food waste. In the case of pineapple, approximately 70% of the total weight of the fruit is not consumed, being rinds, core, and crown usually discarded. This work aimed to transform pineapples' non-edible parts (rinds and crowns) into powders by freeze-drying with posterior micronization. The objective was to use the powders as fat replacers in a traditional cupcake recipe and assess the texture profile of the baked cakes.Pineapples (Ananas comosus L.) rinds and crowns were removed, cut into small pieces, and freeze-dried. The dried samples were ground in a hammer mill to obtain powders/flours. They were characterized in terms of water activity, water and oil absorption capacity (WAC and OAC), proteins, and total dietary fibre content (on a dry basis, d.b.). These powders were used in a cupcake recipe (control), replacing the fat (butter) with the powders in different proportions: 25, 50, and 75%. Relevant textural parameters such as hardness, cohesiveness, chewiness, and springiness were assessed in the baked cupcakes.Water activity values of rind and crown powders were 0.36±0.02 and 0.49±0.03, respectively.Regarding functional properties, crown flours presented a considerably higher OAC (6.11±0.39 g oil/g d.b.) than the rind (2.45±0.47 g oil/g d.b.); WAC of both flours was similar, averaging 2.30±0.34 g water/g d.b.Protein content was significantly higher in the crown (8.14±0.89 g/100 g d.b.) than in the rind flours (4.43±0.38 g/100 g d.b.). Dietary fibres were mainly insoluble; the crown had 18% and the skin 37%.The texture of cupcakes with 25% of both types of flour was similar to the control. However, as the proportions of the flours increased, texture differed mainly in crown-based recipes, becoming the cakes harder with springiness and adhesiveness decay. These findings suggest that incorporating pineapple waste parts in a traditional cake recipe may serve as healthier ingredients with improved functional properties.
- Can ICT help overcome L1 interference in L2 writing? — implications and challenges for the EFL classroomPublication . Albuquerque, Ana; Duarte, JaneLearning English as a foreign language can posit a number of difficulties to students whose native language is Latin-based and therefore ethymologically different from a Germanic language such as English. Despite the abundance of Latin vocabulary in the English language, syntax and morphology may be difficult to master for a speaker of a Latin language, namely Portuguese students. A number of studies (Silva 1993, Picard 2002, Bhela 1999, for example) have already highlighted how L1 can deeply interfere with the learning of L2 and how some processes of transfer are regularly applied by speakers of a foreign language. The aim of this paper is to identify the most common processes of L1 interference and transfer based on a corpus of 1st year Portuguese university students who are taking English as a Foreign Language (EFL) at a B1/ B2 level. The processes of interference and transfer that constitute mistakes in the target language will be coded for syntax, morphology and/or lexicon and remedial procedures to overcome these difficulties will then be set up for two different control groups. One group of students will be subjected to the flipped approach (Huba & Freed 2000, Crouch & Mazur 2001), whereby they will be given full autonomy to work on the technology-based activities posted on the Moodle platform and which will be designed to help them overcome their specific linguistic short comings, be it syntax, morphology or vocabulary. The second group of students will be exposed to a traditional approach, mostly teacher-centered and will have to submit print handouts to their teacher based on the most common syntax and grammar mistakes they have made. This paper will thus examine the following: the most common mistakes in the target language that may result from L1 interference in the context of tertiary EFL teaching in Portugal; and whether the highly acclaimed flipped approach is an efficient remedial, pedagogic method to help students improve their learning experience and mastering of English as a foreign language. Namely, this paper aims at testing the "flipped" approach to hopefully derive meaningful conclusions as to which it is efficient in terms of empowering students, boosting learning autonomy and develop language awareness.
- Projetos educativos: da exigência legal às dinâmicas construção/implementação e avaliação nas organizações escolares de Luanda: estudo de casoPublication . Ernesto, Luís Paulo; Alves, José MatiasA investigação elege como objeto de estudo os Projetos educativos das organizações escolares de Luanda, procurando analisar as dinâmicas de elaboração, implementação e avaliação dos mesmos em um contexto educativo específico. Ora, tendo em consideração às exigências legais e às especificidades das organizações escolares em geral e particularmente as angolanas, visto que estas são desafiadas através de seus projetos educativos a mudarem os seus contextos e, por conseguinte, melhorarem as práticas educativas - o estudo visa responder às questões seguintes: Que dinâmicas os agentes da educação de Luanda usam para a construção, implementação, monitorização dos PEE? Em que medida, os PEE constituem, para os gestores e professores, uma mais-valia para as organizações escolares de Luanda. Qual é o grau de participação dos professores de Luanda na construção e implementação dos PEE? Quais os seus efeitos nas práticas educativas? O estudo está a ser desenvolvido à luz da abordagem qualitativa, e as estratégias de investigação passam por uma revisão narrativa da literatura, estudo de caso múltiplo. Os instrumentos de pesquisa são as entrevistas aos membros de direção de escola, questionários dirigidos aos professores e a análise documental. Os resultados espetáveis procuram descobrir, se: O PEE orienta e regula a ação dos órgãos da escola? O PEE orienta e regula as práticas docentes e discentes? O PEE é um processo de melhoria das práticas educativas ou um ritual tendencialmente inútil? E porquê?
- Watercress extract: antioxidant potential and impact of different drying methodsPublication . Sousa, Ana Sofia; Coscueta, Ezequiel R.; Reis, Celso A.; Pintado, Manuela