Escola das Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola das Artes by Author "Abreu, José Guilherme"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Abellio et la phénoménologie de la vie: Michel Henry « disciple » d’Abellio?Publication . Abreu, José Guilherme
- Apocalypse toujours! La structuration de la ‘Révélation’ comme crise ultimePublication . Abreu, José Guilherme
- A Arte Pública como instância de inscriçãoPublication . Abreu, José Guilherme
- A Arte Pública e as suas EspecificidadesPublication . Abreu, José Guilherme
- A arte pública entre património e ideário. O itinerário artístico de Siah ArmajaniPublication . Abreu, José GuilhermeSiah Armajani (1939-) é um escultor de origem iraniana que ainda muito jovem emigrou para os EUA, onde empreendeu uma carreira artística, sediada em Minneapolis, no Minnesota. Para além de autor de uma vasta e reconhecida obra escultórica, Armajani é também um ensaísta, sendo autor do texto “Manifesto public sculpture in the context of american democracy” (Armajani, 1995), que acompanhou a exposição “Espaços de Leitura” que apresentou, em 1995, no Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA). O interesse da obra de Armajani decorre da mesma resultar de um inequívoco engagement a um ideário sócio-utópico-artístico que problematiza o estatuto do regime autoral, e que rejeita a autorreferencialidade da obra, circunstância rara no contexto da produção artística contemporânea. Esteticamente contemporânea, a obra de Armajani logra resolver um dos dilemas mais amargos da arte moderna e contemporânea, formulado por Arnold Schoenberg: “se é arte, não é para todos, e se é para todos não é arte” (Schoenberg, 1950, p. 124). Curiosamente, o ideário veiculado por Armajani não é em absoluto inédito. Em múltiplos aspetos o mesmo coincide com o do movimento em prol da arte pública que se formou na Bélgica, nos finais do século XIX, e que deu origem à organização de quatro congressos internacionais de arte pública, dois deles com participação portuguesa documentada, aspeto por onde se inicia o presente estudo.
- Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas: 120 anos de história, ação e memóriaPublication . Campos, Manuel Reis; Abreu, José Guilherme
- Création artistique et modélisation logicielle: phase 3Publication . Abreu, José Guilherme; Verney, Daniel
- Da escultura fin-de-siècle à escultura moderna: grande rutura ou genealogia entrelaçada?Publication . Abreu, José Guilherme
- Do espiritual na contemporaneidade artística : a arte pública como religião implícita?Publication . Abreu, José Guilherme
- Esculpir a sociedade. O debate e a ação coletiva em Joseph BeuysPublication . Abreu, José GuilhermeThis paper intends to reflect on the theme of the artistic activism in the work of Joseph Beuys. Foremost, we’ll briefly re-open neo-avant-garde studies facing historical avant-garde ones, based on the works by Peter Bürger, Hal Foster e Benjamin Bulcholz, in order to determine, critically, readings of the work by Joseph Beuys, and discovering in this one traces of a dissent in relation to Marcel Duchamp, therefore, a dissent in relation to an “antiart” understanding of artistic practice, and also in relation to the fetishism of the “readymade” cult. Secondly, we will reflect on the concept and practice of Beuys “social sculpture”, in the ambit of the artistic enlargement notion he claimed for, in order to understand the specificity of beuysian activism, or better, Beuys’ actions, in the double demarcation of his artistic ideario before any “ideological diktat” or any “protest aesthetics” which would denied the idea of art understood as “science of freedom”, claimed by Beuys. Finally, we will reflect on the impact the thought and the work by Rudolf Steiner had in Beuys’ thought and work, focusing the discussion in the description and analysis of Beuys’ intervention on the 6th Documenta in Kassel, materialized by the installation-action “Honey-pump in the working place”.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »