ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects by Author "Baptista, Mariana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projeto Live2Work: avaliação da implementação de quatro ferramentas pedagógicas em jovens adultos em situação de vulnerabilidade profissionalPublication . Pinto, Joana Carneiro; Baptista, MarianaO Projeto Live2Work envolve quatro países (Portugal, Dinamarca, França e República Checa), e visa apoiar a construção de projetos de vida em adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, em situação de vulnerabilidade profissional. Este projeto é constituído por vários outputs: (1) Manual de enquadramento concetual; (2) Toolbox com materiais pedagógicos; (3) Guia de curso para formar técnicos; (4) Cursos piloto e workshops de difusão; (5) Vídeos promocionais e tutorais; e (6) Plataforma online para divulgação do projeto e todos os seus outputs, fornecendo aos técnicos que trabalham com este público-alvo ferramentas pedagógicas inovadoras que têm a particularidade de serem de fácil acesso e custo reduzido. Nesta comunicação pretendemos apresentar dados relativos à administração de quatro das ferramentas pedagógicas que constituem a toolbox junto de dois cursos do Centro de Educação, Formação e Certificação (CEFC) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O CEFC está inserido na área de Ação Social, e tem como objetivo garantir várias atividades nas áreas de orientação e formação (jovens e adultos), fortalecendo a aquisição/treino/reforço de competências escolares e profissionais e deste modo reduzir o insucesso/abandono escolar, aumentar os índices de empregabilidade e reduzir o desemprego de longa duração. As quatro atividades foram aplicadas na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS) desses cursos e incluem “Os meus valores - jogo de cartas”; “As minhas Forças – jogo do solitário”; “Passos para identificar possibilidades de carreira”; e, “A Árvore de competências”. Para cada atividade serão apresentados os seus objetivos, instruções de implementação, eventuais necessidades de adaptação aos públicos-alvo de cada curso, e principais resultados e conclusões alcançadas
