Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-04"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Aprender com a fada Oriana o caminho para a ecologia integral : contributo da unidade letiva 4 do programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 8º anoPublication . Ventura, Isabel Maria Sacadura Maia de Carvalho; Varanda, Maria Isabel PereiraO presente Relatório baseia-se na Prática de Ensino Supervisionada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no Agrupamento de Escolas de Mundão em Viseu. Esta Prática de Ensino foi realizada com uma turma do oitavo ano de escolaridade, do segundo ciclo do Ensino Básico tendo sido leccionada a unidade letiva 4 “Ecologia e Valores” com a qual se pretendeu uma reflexão humana dos valores e ecologia integral expressos nesta Unidade Letiva. Para a elaboração deste Relatório recorri a uma obra de Sophia de Mello Breyner “A fada Oriana” cuja personagem central representa o processo de interiorização dos valores conducentes a uma verdadeira vida de preocupação com o próximo e com o ambiente como parte integrante da sua vida, de forma muito natural, como forma de introdução ao tema. Centrei a minha reflexão sobre a encíclica Laudato sí por considerar que se trata de um documento intransponível, e bastante inquietante para a realidade que atravessamos,quando se fala de ecologia integral, pois aprofunda de forma bastante clara esta temática.
- Plano estratégico de transmedia para a Quinta do Arneiro : um novo relacionamentoPublication . Cunha, Margarida Sanches Miguel da Costa; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoO presente trabalho de projeto consiste na criação de uma estratégia de marketing transmedia para a marca Quinta do Arneiro, com o intuito de compreender que impacto esta teria no relacionamento entre marca e consumidor. O enquadramento teórico da investigação foi feito através do levantamento acerca das estratégias atuais na área do marketing, mais concretamente marketing 360º, marketing de conteúdos e marketing nos media sociais, de forma a compreender qual o seu contributo e evolução até ao transmedia. Já o transmedia surge como uma nova forma de contar e viver histórias, nomeadamente no mundo das marcas. Trata-se da expansão do produto que vai ser alterado e complementado por outros conteúdos e consequentemente pelos consumidores. A utilização dos diferentes media permite desenvolver uma experiência de entretenimento e consumo de conteúdos altamente diferenciadora no que toca a envolver o consumidor com a marca. A narrativa torna-se tão ampla que não pode ser contida numa única plataforma. São diversas histórias que compõem um único universo, onde cada uma é contada de forma independente e se complementam entre si dando forma a uma única (mas complexa) narrativa. O trabalho empírico baseou-se numa abordagem qualitativa. Foi realizado um protótipo da estratégia e de seguida foi elaborado um guião para se proceder à realização de um grupo de foco, que permitiu uma maior compreensão do pretendido aos participantes e um entendimento aprofundado sobre as opiniões e visões dos participantes em relação ao projeto e estratégia realizada. A análise permitiu concluir que as estratégias de transmedia são uma mais-valia para as marcas no sentido em que favorecem o seu relacionamento com o público de forma apelativa, dinâmica e interativa, na medida em que responde às necessidades, desejos e capta a atenção do consumidor atual, um consumidor cada vez mais exigente.
- A biblioteca escolar como uma mais-valia para a educação : a participação parental e o seu contributo para a melhoria das práticas na biblioteca escolarPublication . Rocha, António João de Carvalho Gama; Estevão, Carlos Alberto VilarO ensino tem sofrido, ao longo dos tempos, alterações profundas. O papel do professor tem-se vindo a alterar, acompanhando estas mudanças. Espera-se que o professor funcione nos diferentes contextos educativos que se lhe apresentam com a competência pedagógica que lhe é inerente pela sua formação e que o ensino por si ministrado seja de qualidade. Abordámos os diferentes Modelos de Escola tendo como importante que não se pode descurar o papel do professor nestes diferentes modelos. Apresentar a Escola Tradicional em contraponto com a Escola Moderna foi uma das nossas propostas tendo como importante que a função do professor se foi modificando e alterando. De uma escola tradicional, onde o aluno tinha uma actividade passiva, passou-se a uma “escola comunidade educativa” onde todos e cada um têm um papel a desempenhar. O professor passou de mero transmissor de conhecimentos a um orientador de novas aprendizagens e o aluno transformou-se num elemento que adquire as competências necessárias para aprender ao longo da vida. Nos tempos que correm ser ou não ser leitor implica, à partida, estabelecer relações com o conceito de literacia em leitura para que esta se possa tornar num projecto de vida dos alunos. Assim sendo cabe à escola proporcionar uma educação integradora e desempenhar um papel social e cívico que contribua para a formação de cidadãos autónomos e interventivos. É necessário que os alunos adquiram competências para compreender e reflectir acerca do texto escrito. Os desafios impostos pela sociedade actual e sempre em mudança fazem com que seja urgente motivar os alunos para o processo de ensino e aprendizagem bem como para a leitura que será uma mais-valia não só na defesa da Língua Portuguesa mas também para a transformação dos alunos em leitores competentes e críticos, capazes de interagir socialmente e consequentemente cidadãos de pleno direito.
- Criar laços : o essencial para uma vivência fraterna : contributo da unidade letiva Construir a fraternidade do programa de Educação Moral e Religiosa Católica de 5º anoPublication . Fernandes, Sandra Clara Costa; Varanda, Maria Isabel PereiraA interpretação de fraternidade parte, muitas vezes, de uma relação de consanguinidade, ou pequeno grupo social, abarcando, frequentemente, num plano alargado uma universalidade sustentada numa igualdade relacional. Todavia, enquanto essência das relações humanas num plano social ou de cidadania política parece ser cada vez mais um resquício limitado a uma esfera do Cristianismo. Assim, leva-se a cabo um estudo que considera a fraternidade no plano etimológico, histórico-cristão e literário, tendo em vista um conhecimento, com alguma profundidade, de fraternidade e das razões que lhe alocaram o epíteto de princípio esquecido, em alusão ao ocidental e clamado tríptico: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. E, sobretudo, visa-se estabelecer a imperatividade da sua prática em todos os níveis da vida humana como meio capaz de suplantar os flagelos que condicionam a sociedade atual. O presente trabalho, que tem como objetivo principal aferir acerca do contributo da Unidade Letiva “Construir a Fraternidade” do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica do 5º ano de escolaridade, para além da leitura de fraternidade na mensagem cristã, analisa o tema à luz da obra O principezinho, de Antoine de Saint- Exupéry. Por fim, e considerando o objetivo orientador de todo o estudo, é apresentado o contexto de Prática de Ensino Supervisionada, em consonância com os valores e propósitos educacionais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
- Transformando o contexto de aprendizagem : o papel das literacias emergentesPublication . Rosário, Clara Sofia Morgado Vaz; Oliveira, Júlia Fátima Domingues Basto deEste estudo situa-se no domínio científico da Pedagogia da Infância, na família das pedagogias participativas, especificamente na Pedagogia-em-Participação. Foca-se na transformação das experiências educativas proporcionadas às crianças no âmbito da integração lúdica de literacias, ou seja, das diferentes áreas de aprendizagem, em consequência de processos de transformação do ambiente educativo. Do ponto de vista metodológico, enquadra-se no paradigma de investigação qualitativa e participante, sob a metodologia de uma investigação-ação. Neste estudo partilha-se uma jornada (vivenciada no Centro Infantil Olivais Sul, em Lisboa) através da narração sequencial das vivências quer das crianças, do ponto de vista das suas aprendizagens integradas em contexto lúdico, quer da educadora e investigadora, do ponto de vista do seu desenvolvimento profissional. As reflexões baseadas na análise dos dados apontam para a existência de uma relação positiva entre os processos de transformação do ambiente educativo, a presença de critérios de ludicidade e as experiências de aprendizagem realizadas pelas crianças e pelo adulto.
- A narrativa do escândalo num canal de serviço público : análise do caso Operação Dante no programa Sexta às 9 da RTP1Publication . Alves, Joana Rita Madeira; Figueiras, Rita Maria Brás PedroO escândalo mediático é um fenómeno multidisciplinar que sintetiza elementos antropológicos, sociológicos, psicológicos e uma narrativa orientada pelos mass media como estruturas particulares de comunicação de eventos que, pela sua natureza desviante face ao dever-ser, geram ressonância ética negativa nos terceiros observadores. A “reação colectiva condenatória e ostracizante” da sociedade civil forma, na sua síntese com a narrativa escandalizadora, o estado de escândalo: fenómeno de interação comunicativa entre a revelação pública dos comportamentos desviantes como imputados a determinado ente e a reação externalizada dos terceiros observadores. Um exemplo paradigmático deste género de estrutura noticiosa é o caso mediaticamente divulgado como Operação Dante, desencadeado pelo falecimento de dois candidatos a comandos durante a instrução do 127.º Curso de especialização. O interesse da matéria escandalizadora deve ser cruzado com a função de informar que encabeça o jornalismo de investigação, maxime, quando canalizado por um canal de serviço público, daí que, o corpus desta análise assente na cobertura mediática realizada, àquele caso, pelo Sexta às 9, programa da RTP1. Neste sentido, partimos da questão: Como se desenvolveu a narrativa do escândalo Operação Dante no programa Sexta às 9? Com base num corpus de catorze peças jornalísticas emitidas no Sexta às 9 na RTP1 entre 16 de setembro de 2016 e 13 de janeiro de 2017. Ao longo do estudo procuramos estabelecer uma relação entre a teoria de John B. Thompson e o caso em questão, assim como analisar a construção narrativa do escândalo em contextos de Serviço Público de Televisão. O estudo permitiu concluir que a narrativa do escândalo não obedece a uma estrutura pré-definida e que o escândalo é um estado que se forma como consequência da noticiação de uma transgressão cuja revelação é um imperativo de interesse público. Esta é uma forma de jornalismo que, por excelência, é um instrumento da democracia e do Estado de Direito.
- Construir fraternidade : análise da UL sobre a fraternidade do 5º ano de escolaridade do programa de EMRC do ensino básico e secundárioPublication . Malheiro, Duarte Nuno de Garcez; Carvalho, José Carlos da SilvaO presente relatório procura analisar a unidade letiva do 5º ano de escolaridade de EMRC, “Construir Fraternidade”, no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada. Vive-se uma época de individualismo e uma crise de valores, uma vez que se valoriza o bem-estar pessoal e material, e, muitas vezes, não se respeita a dignidade do outro. Mas, o homem só se realiza plenamente como ser humano na relação com o outro, reconhecendo a dignidade do outro, e assim, a sua própria, em virtude da origem comum de todos, pois todos são irmãos. Na visão cristã, todos têm origem em Deus Pai. A relação com o outro, a procura do bem-estar do outro, tem por base o amor. Amor que leva à construção de um mundo melhor, de um mundo mais fraterno. Neste sentido é fundamental educar para a compreensão da necessidade de mudança de comportamentos para construir um mundo mais justo, mais fraterno, onde todas as pessoas, todos os irmãos, tenham condições de viver uma vida digna.
- Fatigue and microgap behaviour of a three-unit implant-fixed dental prosthesis combining conventional and dynamic abutmentsPublication . Ferreira, José Rocha; Song, Nannan; Machado, Margarida; Machado, Luís; Correia, André; Reis, AnaThis is an in vitro study composed by a fatigue test followed by an optical microscopy analysis. Dynamic abutments concept, recently introduced on screw-retained implant dental prosthesis, consists on the screw channel customisation according to the individual needs of each rehabilitation. Geometry and tightening torque differences advise the assessment of their mechanical performance. Clarify whether the combination of dynamic and conventional abutments in a three-unit implant-fixed prosthesis has detrimental effects either on the mechanical performance under cyclic loading or on the implant-abutment microgap dimensions. The fatigue test was performed in agreement with the ISO standard 14801. Then on the samples that resisted 5 million cycles, the implant-abutment microgap was measured on dynamic and conventional abutments using optical microscopy. Two unloaded samples were used as control group. The samples supported a load of 1050 N. The implant-abutment microgap measurement did not show statistically significant differences (p =.086) between loaded and unloaded groups, but the loaded conventional abutments showed a significant lower implant-abutment microgap (p =.05) than the loaded dynamic abutments. The combination of conventional and dynamic abutments do not seem to produce a decrease in fatigue resistance to a level below the mastication forces or an increase in the joint dimensions.
- Impacto do terrorismo na procura turística dos países da OCDEPublication . Marques, Sara Carvalho Lopes Madureira; Oliveira, Francisca Rodrigues Sarmento Guedes de; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoEsta investigação procura avaliar e quantificar o impacto do terrorismo na procura turística dos países da OCDE, através da estimação pelo Método dos Mínimos Quadrados (OLS). Para o efeito foram utilizados dados em painel, num período entre 2009 e 2016 e um total de 181 combinações país de origem/país de destino. Os resultados comprovam a influência do terrorismo nas chegadas de turistas a países da OCDE, no mesmo ano em que o ataque ocorreu. No entanto, a procura turística num determinado país não é afetada por ataques terroristas noutros países, no mesmo ano. Mais ainda, a possibilidade de o terrorismo no ano anterior provocar variações na procura turística atual parece não se verificar.
- The relationship between subordinated debt, contingent capital and risk-taking behaviour : evidence from U.S. commercial banksPublication . Franco, José Maria de Siqueira de Almeida Soares; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaA recente crise financeira e suas consequentes distorções levantaram muitas questões relativas à segurança do sistema financeiro. Uma das causas foi o excessivo comportamento de risco que os bancos comerciais têm vindo a tomar desde os anos 80, que explodiu a partir de 2000. Propostas regulatórias, incluindo dívida subordinada, têm vindo aumentando desde o último quarto do século 20, pois proporcionam uma disciplina mais direta do mercado. O capital contingente tornou-se o foco após a introdução dos rácios mínios de capital, especialmente com o Acordo de Basileia III. Esta tese propõe examinar se dívida subordinada e capital contingente, são capazes de conter o comportamento de risco de bancos não too-big-to-fail e toobig- to-fail. Testarei a hipótese de que a dívida subordinada tem um impacto negativo no comportamento de risco dos bancos não too-big-to-fail e nenhum impacto nos bancos too-big-to-fail. Testarei também a hipótese do capital contingente ter um impacto negativo nos bancos não too-big-to-fail e too-big-to-fail. A estimação do impacto da dívida subordinada e do capital contingente no comportamento de risco será feita usando uma amostra de bancos comerciais dos Estados Unidos de 1996 a 2013. Incluirei também outras características observadas como controlos. Usarei ainda a técnica de instrumentos variáveis. Os resultados sugerem que a dívida subordinada tem um impacto negativo no comportamento de risco de bancos não too-big-to-fail. O impacto também é negativo para too-big-to-fail. Nenhuma evidência estatística foi encontrada sobre o impacto do capital contingente em bancos não too-big-to-fail e too-big-to-fail. No entanto, os resultados devem ser vistos com cuidado, pois podem estar enviesados devido à correlação dos instrumentos com a variável explicada. Esses resultados foram corroborados por um teste à robustez.