FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Andrade, António Manuel Valente de"
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- Analytics no Ensino Superior : métodos e ferramentas para apoio à gestão da atividade de ensinoPublication . Ferreira, Sérgio André Teixeira; Andrade, António Manuel Valente deAs Instituições do Ensino Superior (IES) recebem hoje públicos heterogéneos e uma nova geração de estudantes imersos num quotidiano interligado pelo digital que esperam aprender em contextos mais flexíveis, suportados na tecnologia e no trabalho colaborativo. Pressionadas por este ambiente social, estas organizações procuram introduzir a inovação pela via da tecnologia, investido em sistemas tecnológicos na tentativa de dar respostas pedagógicas e organizacionais eficientes. Na presente investigação, partindo do contexto da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Católica-Porto), procurou-se aprofundar a compreensão do fenómeno da introdução da mudança e inovação pela via da tecnologia, nos campos pedagógico e organizacional, nas IES. Centrou-se a análise na gestão dos Ambientes de Aprendizagem Ricos em Tecnologia (TELE - Technology Enhanced Learning Environments) através dos sistemas de Analytics (Learning Analytics e Academic Analytics). A aproximação metodológica à problemática da gestão da atividade de ensino em TELE nas IES foi realizada com recurso a um modelo de duas etapas. A primeira etapa assume um cariz qualitativo e justifica-se pelos objetivos do estudo que são descritivos, na medida em que se pretendeu caracterizar o TELE da Católica-Porto na complexidade do contexto, relativamente às dimensões críticas de qualidade. Concomitantemente, esta fase do estudo teve uma tónica explicativa, pois, pretendeu-se identificar os fatores facilitadores e as condicionantes no uso e integração da tecnologia, em particular do Learning Content Management System (LCMS), na atividade formativa para enquadrar os resultados da segunda etapa da investigação. O design science foi a aproximação seguida na segunda etapa, em que se concebeu, desenvolveu e operacionalizou um sistema de Learning Analytics para aferição do grau de integração do LCMS (o subsistema tecnológico central no TELE da Católica-Porto) no processo de ensino e aprendizagem, com propósito de ser utilizado na gestão. Esta fase da investigação contemplou, também, o desenvolvimento de um segundo artefacto tecnológico – protótipo de Academic Analytics – para a gestão da atividade de ensino na instituição, que agrega dados já existentes em três subsistemas tecnológicos: LCMS, Serviços Administrativos (Sophia) e Sistema de Garantia Interna de Qualidade (SIGIQ). Os resultados indicam que a Católica-Porto tem dado passos na construção de um TELE. Contudo a integração do LCMS, a plataforma tecnológica de uso institucionalizado e mais generalizado, ainda está muito aquém das reais potencialidades que oferece. O estudo também demonstrou que os sistemas de Learning Analytics e Academic Analytics têm elevado potencial para a gestão da atividade de ensino. Deste trabalho resultam como principais contributos teórico-práticos: i) sistematização do conhecimento sobre principais dimensões que condicionam a qualidade do TELE e a sua gestão; ii) sistematização do estado da arte na temática do Analytics em educação e as potencialidades e dificuldades do seu uso na prática; iii) desenvolvimento de dois sistemas de Analytics para gestão da atividade de ensino.
- Conceções sobre práticas de uso de tecnologias móveis em sala de aula pelos estudantes do Ensino Secundário Moçambicano e implicações na aprendizagem escolarPublication . Gujamo, Luís Maria Ricardo; Andrade, António Manuel Valente deNa inquestionável acuidade da evolução das TIC no mundo, e a sua inevitável e crescente integração na educação, motivam o presente estudo, que procura analisar as perceções e conceções dos professores e dos alunos sobre as práticas de uso pedagógico de tecnologias móveis (smartphone), em sala de aulas, e suas implicações sobre o processo de ensino-aprendizagem a nível do ensino secundário moçambicano. As questões-problema que este estudo apresenta e procura responder, emergem do facto de assistirmos a um elevado crescimento da utilização da tecnologia móvel (desde 1997 em que surge a mCel, primeira operadora móvel) nacional, em volume de tráfego e número de subescritores (cerca de 13.086.554 em 2016, segundo as estatísticas do Instituto Nacional das Comunicações) pelo que não se pode ignorar a sua relevância em contexto educativo. Efetivamente a evasão no espaço escolar, ora regulada pelo Despacho Ministerial da Educação e Desenvolvimento Humano, de 2 Fevereiro de 2016, vem permitir a utilização pedagógica em sala de aula, destas tecnologias, como recurso didático-pedagógico potencial para que o professor, no aproveitamento das habilidades de uso dos alunos “nativos digitais”, melhore sua ação e resultados escolares. Porém, pouco se sabe, sobre as perceções que estes detêm acerca de tão relevante problemática. A partir de uma abordagem metodológica mista, de natureza exploratória-descritiva, tendo por base a recolha de dados através de um inquérito por questionário e da observação, foram selecionados, aplicados e analisados os resultados das opiniões de 330 participantes, dentre gestores de escola, professores e alunos do 1.º ciclo do secundário. A fundamentação do estudo tem por base um exercício de conceptualização e de revisão de teorias sobre tecnologias, inovação e educação que nos permitiram um olhar profundo da relevante temática. Os resultados obtidos assinalam uma conceção favorável da utilização da tecnologia móvel (smartphones) na sala de aulas. Esta perceção é reforçada no facto de muito embora terem sido identificadas limitações na utilização pedagógica do vasto perfil das tecnologias móveis adotadas pelos alunos, estes referirem recorrer a este tipo de dispositivo, essencialmente, com a finalidade básica de se entreter (41.7% - Lazer/entretenimento «jogos, redes sociais…»), estudar (38.3% - «Educação/ensino») e de comunicar (Comunicação básica «Chamadas e SMS»). Existe no seio dos participantes do estudo, ainda só uma ligeira consciência da sua potencialidade pedagógica.
- O LMS como ambiente tecnológico de suporte ao ensino e aprendizagem na perspetiva dos estudantes e dos professoresPublication . Chipaco, Eliseu Fragoso Balanda; Andrade, António Manuel Valente deA instantaneidade que caracteriza a era digital associada às contínuas novidades tecnológicas alteram o funcionamento da sociedade, imprimindo também uma dinâmica de transformação na educação. As Instituições do Ensino Superior (IES) tornaram-se sem muros e os processos de inovação na aprendizagem e novas abordagens no pensamento pedagógico passaram, em muitas circunstâncias, a ser mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Num contexto em que as IES têm procurado executar uma linguagem pedagógica adequada à aprendizagem intercedida pelas diversas plataformas disponíveis, os Learning Management Systems (LMS) tornaram-se nas plataformas mais usadas no processo de ensino aprendizagem, sendo a face mais visível da utilização das TIC nas IES. Diante desta realidade, partindo do caso Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto (Católica-Porto), procurou-se identificar e descrever a morfologia da adequação e exploração da tecnologia LMS no ensino universitário. A descrição teve como foco o uso do campus online da Católica – Porto através da perspetiva de uso atual e de uso futuro. O desenho da investigação teve como base a problemática da morfologia de adequação e utilização dos LMS no ensino universitário assumindo um cariz qualitativo e quantitativo justificado pelos objetivos descritivos do estudo, na medida em que se procurou aferir a percepção dos professores e estudantes utilizando um questionário adptado do Online Learning Environment Survey (OLLES) relativamente às dimensões que o compõem dada a complexidade do Virtual Learning Environment (VLE). Utilizamos técnicas estatísticas descritivas para analisar as respostas dos estudantes e dos professores, e confrontamo-las com os dados de uso do LMS da Católica-Porto. Os resultados indicam que a Católica-Porto integrou o LMS em todos desenhos pedagógicos e o ensino presencial é o que mais explora esta tecnologia. O primeiro ciclo de estudos e a área de ciências sociais e humanas são os que mais utilizam a tecnologia LMS. O estudo mostra ainda que as dimensões interação professor e estudante, aprendizagem social entre estudantes, avaliação realizada online, contéudos disponíveis online, e tecnologia usada em sala de aula levam os professores e estudantes a considerarem útil, pedagogicamente o LMS. As perspetivas dos professores e estudantes quando confrontadas com os dados de uso do LMS, permite clarificar que, apesar de uma tendência crescente na exploração da plataforma e no aumento de uso dos dispositivos móveis, a exploração do LMS, nas suas múltiplas funcionalidades, ainda está aquém das potencialidades. Deste trabalho podem ser retirados contributos no sentido de intensificar o uso do LMS maximizando o aproveitamento dos aparelhos moveis e de todos os itens que ilustram o potencial do LMS, para serem usados em qualquer um dos desenhos pedagógicos, face ao seu caracter síncrono e assíncrono e permite acrescentar aos mecanismos de gestão da tecnologia novas dimensões de medida.
- O potencial da internet das coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das ciências no 3º ciclo do Ensino BásicoPublication . Magalhães, Andreia Maria Beça; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Andrade, António Manuel Valente deImpulsionada pelas inovações tecnológicas que emergem diariamente, a sociedade tem-se tornado cada vez mais digital e interligada, fazendo com que as tarefas diárias sejam mais fáceis, rápidase progressivamente mais automáticas. A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitandoações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Estes cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento das aprendizagens. Neste contexto, reconhecendo na Internet das Coisas uma mais valia para fazer evoluir o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige do aluno um papel mais ativo, a escola poderátirar partido das possibilidades que esta oferece, pois torna a sala de aula um espaço “aberto” onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do meio envolvente. Logo, dá suporte a uma aprendizagem ativa baseada em casos, Case-Based Learning(CBL), do mundo real, através da exploração de assuntos que vão ao encontro dos interesses e ao contexto dos alunos e da sua comunidade. Para tal, o meio/objeto em estudo será monitorizado e os alunos poderão, depois de analisar os dadosintegrando saberes multidisciplinares, atuarem sobre o meio/objeto no controlo das variáveis, em tempo real e com constante atualização. Como resultado do exposto, recorreu-sea uma metodologia mista para se estudar se a Internet das Coisas tem efeitos na organização do ensino, na consecução das aprendizagens e na promoção de abordagens interdisciplinares na área de ciências no 3.º ciclo do ensino básico.Para tal, utilizou-se como instrumentos para recolha de dados, inquéritos aos alunos e entrevistas focus groupaos professores, baseados na metodologia TAMe no trabalho de alguns autores, questionários aos alunos sobre conteúdos e observação contínua dos participantes, registada em diário de bordo.O que permitiu verificarquea Internet das Coisas foi aceite por alunos e professores, pois consideram que esta proporciona uma aprendizagemativa, interativa, motivadora, centrada no aluno, na qual este terá de aplicar os seus conhecimentos para resolver problemas do mundo real. Mostra-se ainda como um ambiente de aprendizagem significativa, que desenvolve o pensamento analítico e valoriza asdiferentes disciplinastraz benefícios ao desenvolvimento dos alunos e conduz a maior autonomia na aquisição de conhecimentos.
- O smartphone desafia o ensinar e o aprender : uma App que identifica, avalia e partilha Apps educativasPublication . Veiga, Francisco José Miranda; Andrade, António Manuel Valente deNuma sociedade imersa em inovação e tecnologia, é inegável a evidência que o smartphone pode levar o mundo para a escola e transportar a escola para o mundo. Assistimos a um aumento contínuo da utilização das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na aplicação das tecnologias móveis dentro e fora da sala de aula. Em vez de indiferença ou recusa, esta tendência é um esforço de adaptação da escola à importância da tecnologia na sociedade e um aproveitamento do seu potencial educativo. Os diferentes atores da educação não podem perder a oportunidade de explorar as potencialidades tecnológicas e educativas de um smartphone. Já existem neste momento inúmeras aplicações e boas práticas de utilização destes dispositivos dentro e fora da sala de aula. Assim sendo, é nosso propósito identificar a estratégia para uma escola anytime, anywhere e with any device suportada pelo objetivo central de desenvolvimento de uma APP de acolhimento de um reportório de apps que facilite a catalogação, a avaliação, a divulgação e a partilha. A presente investigação, inspirada numa metodologia Design-Based Research e estruturada em artigos científicos, aborda a adoção e utilização do smartphone dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e articulada ao mundo real. Os resultados obtidos, apesar de limitados pelo estudo ocorrer num contexto específico, indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das suas aprendizagens, mas exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para utilização efetiva. Destacamos, por conseguinte, o papel central do professor que pode implementar uma mudança efetiva na sua prática pedagógica, uma vez que é ele quem operacionaliza a mudança na sala de aula e interage diariamente com os seus alunos.
- A utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender : práticas dos professores e perspetivas dos especialistasPublication . Castro, Cornélia Garrido de Sousa; Andrade, António Manuel Valente de; Lagarto, José ReisSendo recente o mais intenso apetrechamento informático e tecnológico nas escolas portuguesas com a implementação do Plano Tecnológico da Educação, sabemos ainda muito pouco sobre o impacto dessa ação e, mais especificamente, nas práticas dos professores. Para tentar perceber o grau de utilização de recursos educativos digitais (RED) e os fatores que determinam o seu uso pedagógico, efetuámos este estudo exploratório e descritivo. No âmbito do problema desta investigação, considerámos o desenvolvimento profissional dos professores centrado nas competências digitais. Estas permitem-lhes recorrer à integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e à utilização de RED, no processo de ensinar e aprender, no sentido de tirar partido da tecnologia presente nas salas de aula portuguesas. O desenho metodológico estruturou-se em torno de dois ciclos. O primeiro constituiu-se num inquérito por questionário aplicado a professores de todos os níveis de ensino não superior do Continente e Ilhas, numa amostra não aleatória, obtida da população de utilizadores de TIC e RED. O segundo ciclo centrou-se na aplicação do método e-Delphi com Q-Sort a dois painéis: i) um formado por professores participantes no primeiro ciclo e ii) um outro constituído por professores de instituições de ensino superior e outras (especialistas em RED), em amostras por conveniência. A análise dos resultados obtidos com o instrumento aplicado no primeiro ciclo indicia um acesso a equipamento e a infraestruturas tecnológicas e informáticas na sala de aula, relativamente elevado. Parece ainda demonstrar uma utilização de RED, no global, moderada, nomeadamente no concernente a usos mais avançados como a criação, produção e publicação na web. Os resultados decorrentes da aplicação do e-Delphi com Q-Sort e relativos à convergência de perspetivas entre os professores e os especialistas, fornecem evidências sobre os fatores que os membros dos dois painéis consideram determinantes para que os RED sejam pedagogicamente úteis. As implicações que emergiram da investigação podem ser exploradas, investigadas ou desenvolvidas futuramente.