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- Projetos de I&D no âmbito de programas de apoio à inovação : projetos exemplo com liderança ou participação da Sonae MCPublication . Correia, Daniela Fonseca; Silva, Ana Machado; Gomes, Ana Maria PereiraA inovação é necessária à sustentabilidade das empresas, mantendo a competitividade dos negócios, e contribuindo ainda para a sustentabilidade da economia nacional. Apoios à inovação, através de fundos nacionais e internacionais, são importantes fatores para a promoção e realização de inovação, permitindo colmatar algumas das principais barreiras à inovação, nomeadamente questões financeiras e lacunas de conhecimento, entre outras. Estas estratégias potenciam a realização de parcerias, possibilitando o trabalho conjunto entre entidades do sistema empresarial e científico, levando à complementaridade de competências e, por conseguinte, maior eficiência e probabilidade de sucesso da inovação suportada pela ciência e investigação. A Sonae MC é um ótimo exemplo do potencial proporcionado por esta tipologia de apoios, permitindo à empresa inovar de forma exponencial. No âmbito do Mestrado de Biotecnologia e Inovação, realizou-se um estágio, enquadrado na equipa de Granted Projects, responsável pela gestão de projetos de I&D e inovação em consórcio, com a participação de empresas do grupo SONAE, no âmbito de programas de financiamento nacionais e europeus. Foram acompanhados os projetos mobilizadores ValorMar, MobFood, ID Foods e BIOma e o projeto SnackFresh no âmbito do Portugal 2020 e o EIT Food RIS Consumer Engagement Labs no âmbito do EIT Food. Como atividades adicionais, acompanharam-se os desenvolvimentos finais do projeto LIFANA, um projeto no âmbito do programa AAL e os processos de comunicação da equipa de Granted Projects. Enquadradas nos diferentes projetos, foram realizadas uma multitude de tarefas, envolvendo a colaboração e implementação de pilotos, análise e seleção de protótipos alimentares, avaliação e previsão de resultados de vendas, acompanhamento, interlocução e colaboração com diversificadas equipas de colegas e parceiros científicos e empresariais, entre outras. Tais tarefas contribuíram para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de inúmeras competências pessoais nos domínios de aquisição, consolidação e aplicação de conhecimento, de relacionamento interpessoal e capacidade de comunicação, de autonomia e proatividade, e competências técnico-científicas no domínio, de gestão de projetos, permitindo o alcance de método de trabalho mais sistemático, conciso e eficaz. Desta forma, foi possível alcançar com sucesso todos os objetivos inicialmente propostos. O estágio foi uma experiência rica de aprendizagem e crescimento, potenciando a aprimoração de diversas capacidades necessárias ao exercício profissional na área de retalho alimentar, em especial, na área de gestão de projetos, uma área fundamental para a diferenciação e desempenho de excelência de uma organização.
- Art on Instagram : the impact of art-related content on followers’ and artists´self-perception of creativityPublication . Seabra, Francisca Carvalhaes de Alte da Veiga e; Roberts, Jessica StewartBecause Instagram is such a visually oriented social media platform, it is vital to understand the influence that it may have on its users' perceptions of their own creative abilities and potential. In part because of its scale, many artists now consider that their presence on the platform is mandatory; yet, the network has also offered art enthusiasts an unparalleled opportunity to get closer to these artists and their work. The purpose of this dissertation is to investigate the impact of art-related accounts on Instagram on artists and other followers who are not professional artists, especially in terms of their creativity. During the research, semi-structured interviews with artists who use Instagram were conducted, as well as focus groups with individuals who follow art-related accounts on the social media platform. The findings revealed that both artists and the followers agree that consuming artrelated content on Instagram has significant potential to aid in the creative and inspirational process. While the artists and non-artist followers’ motivations differ in a few ways, which are primarily related to artists' views of the platform as a tool for promoting and improving their work, and followers' views of the platform as a source of entertainment or distraction, they also share some motivations for following art-related content. The results also concluded that there were possible negative consequences on creativity, such as comparison and anxiety, that eventually discouraged artists, even while many were able to get creative inspiration on Instagram.
- A delação premiada : o seu reconhecimento no direito processual penal portuguêsPublication . Beltrão, Maria Inês Sá de Lima; Silva, Germano Marques da
- Ethical issues of eHealth: an integrative review updatePublication . Deodato, Sérgio; Correia, Sofia; Ramos, Sílvia; Oliveira, António; Freitas, José
- Perda alargada de bens no sistema penal português : as singularidades do confisco previsto da Lei nº 5/2002 : uma "non-conviction basead confiscation" dirigida à perda do valor do património incongruentePublication . Faria, Bernardo Gonçalo Domingos da Costa; Albuquerque, Paulo Sérgio Pinto de
- Leadership behaviours and the motivation and engagement of employees in organizational change : the case of Nielsen IQ PortugalPublication . Almeida, José Maria Athayde Rebelo Neto de; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesNowadays, most organizations are subjected to change that occurs too constantly and too abruptly, as well as slow growth. The leadership boards meanwhile invest a lot of effort to ensure that they’re communicating effectively to help the company go forward in terms of potential and progress. In the context of organizations and employees’ engagement and motivation, it can be stated that leaders within businesses are required to continuously enhance their leadership behaviour, consequently contributing to a higher organizational success. Employees go through so much change and disruption, that many leaders wonder if they have the drive to contribute to moving the organization ahead. The core rationale behind undertaking this research is to identify the overall impact that leadership behaviours in times of organizational change have on aspects such as internal communication, employee motivation and their levels of engagement. Thus, a quantitative and qualitative analysis was conducted by the researcher, with an online survey distributed to the employees of NielsenIQ Portugal that gathered 102 respondents, and with a careful selection of 4 leaders within the same organization to perform structured interviews. This way it was possible to better understand the level of engagement of current employees, their true view on their leader’s management and how they accomplished the change process. Our research suggests that, not only leadership is viewed as a key factor for increasing levels of engagement and for a successful implementation of change, but also that it has a general positive impact.
- Os influenciadores digitais e práticas de consumo dos seus seguidoresPublication . Campos, Mafalda de Athayde e Mello de Antas de; Ribeiro, Nelson CostaA presente dissertação debruça-se sobre o papel dos influenciadores digitais de Moda e Lifestyle no Instagram, e tem como objetivo compreender como a intenção de compra dos usuários do Instagram é afetada pela ação dos influenciadores digitais. Ou seja, procura compreender o processo de influência dos influenciadores digitais na decisão de compra dos seus seguidores. Inicialmente foram realizadas entrevistas a três influenciadoras digitais e, de seguida, foi analisado o conteúdo das suas publicações no Instagram, no período de 1 a 31 de Julho de 2021, de modo a perceber e comparar qual o seu envolvimento e estratégias em relação ao público e às marcas. Foi igualmente realizado um inquérito por questionário a seguidores de influenciadores digitais no Instagram com o objetivo de procurar respostas sobre como estes percecionam os influenciadores. No final do estudo, foi possível concluir que os influenciadores digitais têm um papel indispensável para as marcas, pois influenciam, de forma positiva, o envolvimento do consumidor e as suas decisões de compra através da credibilidade, confiança e lealdade. Por este motivo, é importante que esta profissão invista em estratégias de influência, de forma a chamar a atenção do cliente, envolvendo-o e ganhando a sua confiança. Os dados também sugeriram que o engajamento do consumidor depende de fatores relativos à publicação de conteúdos como o formato, o tema, o dia, a hora, a marca, o tipo de comunicação e o número de publicações.
- A relação entre as variáveis demográficas e os resultados encontrados na aplicação do fast : individual differences in experimental pain variability in response to the focused analgesia selection testPublication . Antunes, Gisela Pena; Canaipa, RitaIntrodução: A dor está presente em várias doenças e tem um impacto significativamente negativo na qualidade de vida do sujeito. As dificuldades em definir o conceito, relatar com precisão e avaliar a dor têm sido consideradas os principais motivos do fracasso dos ensaios clínicos em avaliar a eficácia de novos analgésicos. Neste estudo é explicado o conceito e a história da dor, a neuro modulação e as vias ascendentes e descendentes, os diferentes tipos de classificação da dor, o impacto da memória no processamento da dor, as medidas mais comuns utilizadas na avaliação da dor, a forma como as pessoas percecionam de forma diferente a dor e os impactos que as variáveis individuais têm no relato das habilidades de dor. Objetivos: Este estudo baseia-se nos seguintes objetivos: comparar as diferenças na variabilidade experimental do FAST (medido através do R², ICC, CoV) nos dois grupos culturais (Portugal e Israel; estudar a relação entre as diferenças individuais (medidas através de questionários) e as diferenças na variabilidade obtida através do FAST (medido através do R², ICC, CoV); estudar a relação entre as diferenças demográficas (idade, sexo, anos de escolaridade, estado civil e IMC) e as diferenças na variabilidade obtida através do FAST (medido através do R², ICC, CoV); e, por último, correlacionar as relações entre a capacidade de memória a curto prazo (medida através da tarefa Memória de Dígitos) e a variabilidade experimental dos relatos de dor do FAST (medido através do R², ICC, Cov). Método: Este estudo retrospetivo envolveu a análise dos resultados de 452 indivíduos saudáveis a quem foi aplicado, em dois laboratórios, o teste de seleção de analgesia focada (FAST) que permite medir a variabilidade nos relatos de dor induzida por estímulos experimentais. Foi obtida informação demográfica (idade, género, escolaridade, estado civil e IMC) e de características individuais, através dos seguintes questionários: SCS-R; PSQ; PCS; LOT; BAQ; HADS; MAIA. E, ainda, foi avaliada a memória de curto-prazo, através do teste de Memória de Dígitos. Resultados: Os dados recolhidos mostraram que há elevada dispersão nos resultados da variabilidade nos relatos de dor. Há associações entre o género, o estado civil e a catastrofização da dor comparativamente com os resultados no FAST e também foram encontradas algumas correlações entre Digit Span e os dois locais do estudo e com os resultados do FAST.Conclusão Final: Os resultados sugerem que o género, a cultura e as competências de memória de curto-prazo podem ter impacto na variabilidade nos relatos de dor induzida experimentalmente. Uma investigação mais aprofundada sobre estas relações revela-se necessária para uma melhor compreensão dos processos envolvidos na avaliação de intensidade de dor.
- Robust filtering with quantile regressionPublication . Assunção, João Borges; Fernandes, Pedro AfonsoThis working paper proposes a new, practical method to compute the non-linear Mosheiov-Raveh (MR) filter using least absolute deviations (LAD) instead of the linear programming approach proposed by these two authors. This paper is embodied with an implementation in the R programming language of the proposed method which facilitates the computation of the MR filter in current applications to produce a robust estimate, namely, of the GDP trend growth. This technique may be appropriate to deal with non linear time series or structural changes.
- Country Of Origin as an antecedent of brand love : a case study on the brand DCK boardshortsPublication . Pereira, Andreia Pedro; Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosCountry Of Origin has been recognized as a significant cue for consumers to evaluate and assess a brand, and ultimately influence and affect their behavioral intentions towards it. The ultimate and ideal outcome of this, together with other adjacent factors, would result on the creation and development of a love relationship with the brand, where the consumers end up becoming loyal, engaged and committed to it. These two topics were addressed and studied through a case study on the Portuguese male boardshorts brand DCK. On one hand, the present dissertation sought to study this concept of Brand Love in order to understand its main attributes and outcomes, as well as assess how consumers perceive this brand. On the other hand, this dissertation also sought to study the concept of Country Of Origin as a possible antecedent of Brand Love, i.e., determine if this factor had any influence or impact upon the consumers´ purchase intentions. In line with this, once established whether or not DCK could fit the loved brand category, as well as whether or not the Country Of Origin contributed to it, this dissertation further analyzed the communication and marketing strategies of DCK. In order to answer the the research question, “How does the factor Country Of Origin influence the perception of Brand Love among consumers?”, the case study on the brand DCK encompassed an interview with the responsible for the marketing and communication of the brand, as well as an online survey aimed at the consumers of such brand. The results of the study show that, even though the brand does not consider the country of origin an important asset in its communication strategy, the consumers of DCK do in fact value it, considering it as one of the most influential factors when it comes to purchase products from it.