FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by advisor "Andrade, António Manuel Valente"
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- A transformação digital do ensino e aprendizagem : desafios para uma nova morfologia da escolaPublication . Bidarra, Íris Daniela Gomes da Silva; Andrade, António Manuel ValenteVivemos num tempo de aceleradas mudanças que são maioritariamente suportadas pela tecnologia que vai ultrapassando o limite da ferramenta que se usa, para naturalmente se envolver no ambiente novo em que se vive. A incorporação crescente da Artificial Intelligence, da augmented reality e dos sensores, entre muitos outros dispositivos que medeiam a nossa forma de entretenimento, trabalho, comunicação e aprendizagem obrigam a integrar novas dimensões e atributos da gestão dos impactos que daqui advêm, nas múltiplas dimensões da vida. Este trabalho de investigação, propõe uma reflexão que revisita elementos teóricos sobre as mudanças irreversíveis impostas pelo progresso das práticas mediadas por tecnologia. Procura compreender este fenómeno no campo da educação, tendo seguido uma abordagem multidisciplinar, organizada com contributos de diversas áreas científicas e técnicas: Psicologia, Sociologia, Gestão Organizacional, Sistemas de Informação, Educação e Informática, que juntas, promoveram o cruzamento complementar de diferentes perspetivas. Tem o seu foco na dimensão da integração da tecnologia na educação, a sua relação com uma morfologia escolar que se inscreve em territórios institucionais, vincados a desdobramentos técnico-pedagógicos inovadores, mediados por tecnologia. A sociedade em transformação conduz as mudanças e sua restruturação nas práticas profissionais e diárias de cada indivíduo. A eleição dos docentes, pelo nosso objeto de estudo, foi conduzida pelo desafio de descobrir novos significados de uma morfologia de escola inovadora, mediada pela transformação digital do ensino e aprendizagem. O nosso problema espelha-se no estudo da multiplicidade e heterogeneidade de indicadores e dimensões que mensuram a maturidade das características de ambiente tecnológico e organizacionais, na prática docente mediada com tecnologia. Seguimos um design metodológico exploratório, com a interdisciplinaridade de múltiplas fontes de evidência, recorrendo a metodologia qualitativa e quantitativa, como a scooping review, a técnica Delphi, de forma sistemática e progressiva, justificadas pelo desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que avalia a maturidade da integração da tecnologia na escola, com pressupostos teóricos socio-construtivistas e modelos internacionais. Designamos esta ferramenta de gestão como School Maturity of Integration Technology, que integra dimensões e atributos da morfologia identificada. Possui cinco estádios de maturidade, propõe mensurar as Características Organizacionais e as Características de Ambiente Tecnológico. Procurou explorar e analisar a compreensão de práticas técnico-pedagógicas, mediadas por tecnologia, caracterizando a maturidade de obstáculos e barreiras na adoção, como elementos que determinam a influência ou não, à integração de mais tecnologia na Escola.