Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A transformação digital do ensino e aprendizagem : desafios para uma nova morfologia da escola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
101529384.pdf6.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Vivemos num tempo de aceleradas mudanças que são maioritariamente suportadas pela tecnologia que vai ultrapassando o limite da ferramenta que se usa, para naturalmente se envolver no ambiente novo em que se vive. A incorporação crescente da Artificial Intelligence, da augmented reality e dos sensores, entre muitos outros dispositivos que medeiam a nossa forma de entretenimento, trabalho, comunicação e aprendizagem obrigam a integrar novas dimensões e atributos da gestão dos impactos que daqui advêm, nas múltiplas dimensões da vida. Este trabalho de investigação, propõe uma reflexão que revisita elementos teóricos sobre as mudanças irreversíveis impostas pelo progresso das prÔticas mediadas por tecnologia. Procura compreender este fenómeno no campo da educação, tendo seguido uma abordagem multidisciplinar, organizada com contributos de diversas Ôreas científicas e técnicas: Psicologia, Sociologia, Gestão Organizacional, Sistemas de Informação, Educação e InformÔtica, que juntas, promoveram o cruzamento complementar de diferentes perspetivas. Tem o seu foco na dimensão da integração da tecnologia na educação, a sua relação com uma morfologia escolar que se inscreve em territórios institucionais, vincados a desdobramentos técnico-pedagógicos inovadores, mediados por tecnologia. A sociedade em transformação conduz as mudanças e sua restruturação nas prÔticas profissionais e diÔrias de cada indivíduo. A eleição dos docentes, pelo nosso objeto de estudo, foi conduzida pelo desafio de descobrir novos significados de uma morfologia de escola inovadora, mediada pela transformação digital do ensino e aprendizagem. O nosso problema espelha-se no estudo da multiplicidade e heterogeneidade de indicadores e dimensões que mensuram a maturidade das características de ambiente tecnológico e organizacionais, na prÔtica docente mediada com tecnologia. Seguimos um design metodológico exploratório, com a interdisciplinaridade de múltiplas fontes de evidência, recorrendo a metodologia qualitativa e quantitativa, como a scooping review, a técnica Delphi, de forma sistemÔtica e progressiva, justificadas pelo desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que avalia a maturidade da integração da tecnologia na escola, com pressupostos teóricos socio-construtivistas e modelos internacionais. Designamos esta ferramenta de gestão como School Maturity of Integration Technology, que integra dimensões e atributos da morfologia identificada. Possui cinco estÔdios de maturidade, propõe mensurar as Características Organizacionais e as Características de Ambiente Tecnológico. Procurou explorar e analisar a compreensão de prÔticas técnico-pedagógicas, mediadas por tecnologia, caracterizando a maturidade de obstÔculos e barreiras na adoção, como elementos que determinam a influência ou não, à integração de mais tecnologia na Escola.
We live in a time of accelerated changes that are mostly supported by technology and that go beyond the limit of the tool that is used, involved, naturally, in the new environment in which one lives. The increasing incorporation of artificial intelligence (AI), augmented reality and sensors, among many other devices that mediate our form of entertainment, work, communication and learning oblige to integrate new dimensions and management attributes of the impacts that derive from this, in the multiple dimensions of life. This research work proposes a reflection that revisits theoretical elements about the irreversible changes imposed by the progress of technology-mediated practices. It seeks to understand this phenomenon in the field of education, having followed a multidisciplinary approach, organized with contributions from several scientific and technical areas: Psychology, Sociology, Organizational Management, Information Systems, Education and Informatics, which together, promoted the complementary intersection of different perspectives. This research, which focuses on the extent of the integration of technology into education, its relationship with a school morphology that is enrolled in institutional territories, marked by innovative technical-pedagogical developments mediated by Technology, was developed with an exploratory study, aiming to deepen the understanding of the phenomenon. The changing society conducts changes and its restructuring in the professional and daily practices of each individual. The election of the faculty, by our object of study, was conducted by the challenge of discovering new meanings of an innovative school morphology, mediated by the digital transformation of teaching and learning. Our problem is reflected in the study of the multiplicity and heterogeneity of indicators and dimensions that measure the maturity of the characteristics of technological and organizational environment, in the teaching practice mediated by technology. We follow an exploratory methodological design, with the interdisciplinarity of multiple sources of evidence, with various qualitative and quantitative methodologies, using scooping review and the Delphi technique, in a systematic and progressive way, justified by the development of a management tool that evaluates the maturity of the integration of technology in the school, with socio-constructivist theoretical assumptions and international models. The School Maturity of Integration Technology, a model with five stages of maturity, proposes to measure the organizational characteristics and technological environment characteristics. The research developed with SMIT sought to reflect and explore the analysis of the understanding of technical-pedagogical practices, mediated by technology, characterizing the maturity of obstacles and barriers in adoption as elements that determine the influence, or not, in integrating more technology into the school.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue