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- “Olha com atenção para Nosso Senhor” : cristologia nominal nas memórias de Lúcia de JesusPublication . Gil, Dany; Palma, Alexandre Coutinho Lopes de BritoA presente dissertação procura elaborar uma resposta à pergunta: “Quem é o Jesus das Memórias?”. Primeiramente, apresenta-se uma contextualização da catequese da infância e da doutrina que terá influído no conhecimento de Jesus que os videntes terão adquirido antes das Aparições. Seguidamente, a partir das Memórias de Lúcia abordam-se as várias referências cristológicas, situando-as em relação com os acontecimentos fundantes da Mensagem de Fátima, as angelofanias de 1916 e as mariofanias de 1917. Posteriormente, estuda-se a relação entre os diversos nomes com os quais os videntes se referiam à pessoa de Jesus desde antes das Aparições até ao momento da sua doença, e o modo como estes contribuem para a caracterização da figura de Jesus nas Memórias de Lúcia. Por fim, procura-se descobrir o significado teológico presente nos diversos nomes de Jesus salientando as diversas dimensões teológicas relacionadas com a figura de Jesus nas Memórias.
- Capital psicológico, valores e satisfação no trabalho : diferenças e correlações em trabalhadores portuguesesPublication . Pires, Catarina Diana Martins; Pinto, Joana Cristina Novais CarneiroThroughout this paper, we intend to contribute to the development of knowledge about how people-centered factors and organizational factors influence (or not) levels of job satisfaction, and whether there are differences in these factors - namely in the psychological capital and in the perception of organizational values, due to sociodemographic variables. In this way, three variables - psychological capital, organizational values and work satisfaction - were analyzed resorting to three evaluation tools (PsyCap, Organizational ValuesScale and Occupational Satisfaction Scale, respectively). The exploratory empirical study was carried out on a sample of Portuguese workers, from both the public and private sectors. The three variables in the study were characterized and the relationships between psychological capital, organizational values and work satisfaction in the generality of the sample were explored. The existence of differences in the three variables according to a set of sociodemographic factors was also explored. Finally, the predictive value of psychological capital and organizational values on satisfaction with work was studied. The results showed that the highest dimensions correspond to the "Self-efficacy" and "Hope" (of psychological capital) "Efficacy / Efficiency", "Work Interaction" and "Innovation" (organizational values), "Satisfaction with the nature of work" and "Satisfaction with management" (satisfaction with work). Differences were found in the three variables according to sociodemographic characteristics, namely, gender, academic qualifications and position in the organization (leader vs. collaborator). There was also a relationship between psychological capital and job satisfaction. Finally, it was concluded that the psychological capital is a predictor of job satisfaction. By way of conclusion, psychological capital does seem to have an impact on the satisfaction with work among members of an organization, as the later is perceived as more positive environment. Also, organizational values (although with less impact) are important in promoting job satisfaction. Both dimensions favor the possibility of a personal development of workers, fostering their ambition, goals, selfknowledge and the overcoming of challenges, whilst favoring the organization in the pursuit of its objectives and performance.
- Encontros e desencontros da Escola do Campo com a proposta pedagógica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra : um estudo no assentamento do MST no Maranhão-BrasilPublication . Mendes, Lídia Maria Oliveira Rosa; Estêvão, Carlos Alberto VilarA presente pesquisa tem como objetivo analisar a escola do campo e a Proposta Pedagógica do MST, investigando a concepção de educação do MST e a proposta para a escola do campo. Sabe-se que o MST agrega em sua luta a educação e Reforma Agrária, por entender que a conquista da terra nada adiantaria se não vier agregada a uma educação voltada para os interesses dos trabalhadores, especificamente, dos rurais. Foi pensando dessa forma que o Movimento travou verdadeiras batalhas no campo educacional para garantir uma escola especifica e diferente para o meio rural. Para tanto encabeçou junto a outras entidades, um movimento autodenominado “Por uma Educação do Campo” cujas bases partem do princípio que o mundo rural é diferente do urbano, logo ambos não fazem parte de uma mesma totalidade. Contudo, mesmo sendo o mais importante movimento social do campo, observa-se neste alguns pontos equivocados, um deles o fato do Movimento advogar uma escola e educação especifica para zona rural, sem considerar a heterogeneidade do próprio campo. O outro, o fato deste Movimento não perceber que a escola do campo e o MST estão caminhando, por vezes, em sentido contrário, mesmo não opostos, diga-se de passagem. Desenvolvendo como resultado nesta dinâmica uma escola hibrida que ora se alinha ao ideário do Movimento ora estar alheia a suas ações. Conclui-se dessa forma, que a zona rural não necessita de uma escola especifica e diferente, ela precisa de escola de qualidade, onde o conhecimento e a troca de saberes possam ser construídos e compartilhados. Para chegar a esta conclusão e aos objetivos aqui propostos os percursos metodológicos foram consultas em bibliografias e revistas especializadas, entrevistas com adolescente e jovens do assentamento que resultaram na coleta de dados e no registro aqui apresentado.
- A transformação digital do ensino e aprendizagem : desafios para uma nova morfologia da escolaPublication . Bidarra, Íris Daniela Gomes da Silva; Andrade, António Manuel ValenteVivemos num tempo de aceleradas mudanças que são maioritariamente suportadas pela tecnologia que vai ultrapassando o limite da ferramenta que se usa, para naturalmente se envolver no ambiente novo em que se vive. A incorporação crescente da Artificial Intelligence, da augmented reality e dos sensores, entre muitos outros dispositivos que medeiam a nossa forma de entretenimento, trabalho, comunicação e aprendizagem obrigam a integrar novas dimensões e atributos da gestão dos impactos que daqui advêm, nas múltiplas dimensões da vida. Este trabalho de investigação, propõe uma reflexão que revisita elementos teóricos sobre as mudanças irreversíveis impostas pelo progresso das práticas mediadas por tecnologia. Procura compreender este fenómeno no campo da educação, tendo seguido uma abordagem multidisciplinar, organizada com contributos de diversas áreas científicas e técnicas: Psicologia, Sociologia, Gestão Organizacional, Sistemas de Informação, Educação e Informática, que juntas, promoveram o cruzamento complementar de diferentes perspetivas. Tem o seu foco na dimensão da integração da tecnologia na educação, a sua relação com uma morfologia escolar que se inscreve em territórios institucionais, vincados a desdobramentos técnico-pedagógicos inovadores, mediados por tecnologia. A sociedade em transformação conduz as mudanças e sua restruturação nas práticas profissionais e diárias de cada indivíduo. A eleição dos docentes, pelo nosso objeto de estudo, foi conduzida pelo desafio de descobrir novos significados de uma morfologia de escola inovadora, mediada pela transformação digital do ensino e aprendizagem. O nosso problema espelha-se no estudo da multiplicidade e heterogeneidade de indicadores e dimensões que mensuram a maturidade das características de ambiente tecnológico e organizacionais, na prática docente mediada com tecnologia. Seguimos um design metodológico exploratório, com a interdisciplinaridade de múltiplas fontes de evidência, recorrendo a metodologia qualitativa e quantitativa, como a scooping review, a técnica Delphi, de forma sistemática e progressiva, justificadas pelo desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que avalia a maturidade da integração da tecnologia na escola, com pressupostos teóricos socio-construtivistas e modelos internacionais. Designamos esta ferramenta de gestão como School Maturity of Integration Technology, que integra dimensões e atributos da morfologia identificada. Possui cinco estádios de maturidade, propõe mensurar as Características Organizacionais e as Características de Ambiente Tecnológico. Procurou explorar e analisar a compreensão de práticas técnico-pedagógicas, mediadas por tecnologia, caracterizando a maturidade de obstáculos e barreiras na adoção, como elementos que determinam a influência ou não, à integração de mais tecnologia na Escola.
- Revolução silenciosa : o novo aluno : uma análise do impacto da indisciplina no processo de ensino e aprendizagemPublication . Caiuby, Elizabeth Moura Panisset; Estêvão, Carlos Alberto VilarOs indivíduos que integram uma sociedade possuem diferenças de ideias, cultura, crenças, necessidades, formas de reagir, de se relacionar, de se comunicar dentre outras coisas. Essa diferença permeia todo e qualquer grupo de pessoas e pode trazer consigo a divergência e o conflito. No ambiente acadêmico não é diferente. Tais diferenças entre alunos, alunos e professores e entre estes e os funcionários da instituição, podem gerar oposição e indisciplina. Atitudes de indisciplina vem crescendo dentro das instituições de ensino e trazendo consequências muitas vezes ruins para o processo de ensino e aprendizagem. A definição do que é indisciplina passa por quebra de regras e as regras podem diferir de pessoa para pessoa e de épocas para épocas. Sendo assim, é importante entender como a indisciplina nasce dentro das instituições de ensino, como ela deve ser conduzida e como utilizá-la para provocar mudanças positivas na educação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a indisciplina dentro da sala de aula, seu impacto sobre o processo de ensino e aprendizagem, causas, consequências e reações geradas em professores e alunos. Sendo assim, foi avaliado o curso de pedagogia de uma instituição particular de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa é exploratória e descritiva e foi dividida em três partes: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise de dados. A coleta foi realizada por meio de questionário fechado desenhado parte dele pelo método de Likert, destinados a professores e alunos. A pesquisa buscou verificar o impacto da indisciplina na instituição estudada, suas causas, consequências, atitudes de indisciplina observadas na instituição e como combatê-la
