FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Afonso, Carla Susana Monteiro Ganito"
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- Behind the screen : the portrayal of American track and field female athletes in TV Sporting brand’s advertisementsPublication . Casseville, Salomé Aurélie; Afonso, Carla Susana Monteiro GanitoThis dissertation analyses the portrayal of American track and field female athletes in TV sporting brands’ advertisements, as well as the perception the latter interpret when watching the commercials. Just a few months away from the beginning of the 2024 Paris Olympic Games, it results in massive and numerous sporting brands’ communication campaigns soon to be broadcasted on TV. It is crucial to already understand where do the sporting brands stand in the fight for equal representation between female and male athletes, as well as in the battle for inclusive and diverse depiction of the sportswomen. Track and field in the USA was chosen to further study since it is the oldest practiced sport as well as one of the most popular and most watched sports of the Games, additionally to be one where major American Olympian excel in. Merging the academic data found along the research, personal knowledge and interviews shared with American track and field female athletes, this study confirms that sporting brands keep on displaying a misrepresentation of female athletes, until even objectifying them. This is a redundant societal issue reinforcing gender stereotypes and the underestimated image of women in sports and more precisely, American track and field female athletes. A controversial topic, as the status of women in all social aspects continues to evolve and improve until empowering them. However, gender equality and inclusive and diverse depiction of women in the sport industry has not been reached yet.
- Marketing na imprensa : os jornais na era digital : estudo de caso do Jornal IPublication . Casanova, Steffany da Fonte; Afonso, Carla Susana Monteiro GanitoO presente relatório trata o estudo de caso do Jornal i, um jornal generalista, diário, português, relativamente ao marketing na imprensa e adaptação da mesma ao meio digital online. Este tema ganha importância no contexto atual da imprensa portuguesa, nomeadamente no que concerne à presença digital dos diferentes meios e ao impacto dessa mesma presença no seu sucesso. A relevância deste tema ganha maior destaque considerando o seu objeto de estudo: o Jornal i. Um jornal português, nascido simultaneamente no papel e no digital e que, ainda assim, apresenta caraterísticas de um jornal tradicional, muito aquém da sua concorrência, líder na presença digital e conciliação dos meios. Simultaneamente, o estudo de caso estabelece um olhar em primeira mão sobre o desenvolvimento de um jornal diário, generalista, português no atual contexto de crise e de quebra de mercado da imprensa. Para a realização do presente relatório, o método foi o de estudo de caso, que permite obter conhecimento aprofundado de um caso no seu contexto real, através de técnicas metodológicas como a pesquisa bibliográfica a realização de entrevistas e, por fim, a observação participante. A análise dos dados obtidos permitiu retirar conclusões pertinentes do contexto atual do Jornal i e das suas necessidades para o desenvolvimento futuro. Como tal, verificou-se que o jornal serve-se do meio digital como um meio de apoio ao canal impresso que reflete a rotina tradicional do jornal impresso, ao invés de um novo canal, com caraterísticas e audiências próprias. Constatou-se, igualmente, que os media sociais são parte integrante e fundamental do marketing de um jornal, com grande poder de influência no seu sucesso, tal como as ações de marketing de cariz social, nas quais é imperativo para o jornal incorporar os valores e causas que apoia na empresa, colaboradores e ações levadas a cabo pela mesma. Denota-se, ainda, a necessidade do Jornal i apostar no desenvolvimento das suas plataformas, conteúdos e profissionais digitais, abdicando da comunicação em massa em prol da comunicação personalizada, trabalhada e dirigida a públicos específicos, em que é fundamental transmitir a imagem de uma só marca, comum ao meio tradicional e digital.