FT - Monografia (Diploma de Estudos Avançados/2º Grau Canónico)
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Browsing FT - Monografia (Diploma de Estudos Avançados/2º Grau Canónico) by advisor "Eleutério, João José Marques"
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- Deus Pater et Ecclesia Mater : de S. Cipriano de Cartago à eclesiologia africana de hojePublication . Mutali, Henrique Simão; Eleutério, João José MarquesA realidade do mundo contemporâneo, marcado pela indiferença, pelo neognosticismo e por um certo desespero humano, fez com que o homem experimentasse uma certa “escuridão interior”, afastando-se de Deus, para viver sem horizonte, porque perdeu a sua identidade que não se pode encontrar fora de Deus. A Igreja aparece como espaço da comunidade, família alargada e da recondução ao Amor que é Deus, a partir de Quem o homem compreende-se a si e aos outros, opondo-se a toda a espécie de exclusão, pela fé, esperança e caridade. Mas estes desafios agravam-se quando se fala de África, onde muitos batizados preferem viver como se não o fossem, por causa de um Deus que não lhes realiza a vontade diante da miséria e do sofrimento. Por isso, o contexto atual de uma Igreja em África, marcado pelas más notícias, pela dor e luto, impele-me a estudar a maternidade da Igreja, isto é, a noção da “Ecclesia”, sobretudo vista na sua perspetiva de “mater” pela ‘refontalização’, estudando um Padre da Igreja, para que, através de um estudo sistemático, se reproponha o conceito de Igreja família, enquanto espaço de integração na “domus Dei”. A realização da Primeira Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para África, que veio a traduzir-se na publicação da Ecclesia in Africa, configura-se como resposta aos anseios do povo, fruto de uma longa caminhada, estimulada e sustentada pelo incessante clamor do povo africano. O objetivo de estudo do nosso trabalho é a maternidade da Igreja, abordando esta categoria (mater) como noção configurante da eclesiologia de um Padre da Igreja “africano” do século III, para, com base nesta “fonte” patrística, repropormos uma eclesiologia “afetiva e efetiva” em chave africana. Para isto, servimo-nos do axioma de Cipriano, Bispo de Cartago, que subordina a pertença a Deus à pertença à Igreja: habere non potest deum patrem qui ecclesiam non habet matrem. O trabalho está dividido em quatro capítulos: -No primeiro capítulo fixamos a nossa atenção na figura de Cipriano, enquanto pai e pastor da Igreja de Cartago; no segundo, mostramos que a teologia de Cipriano sobre a ideia de Deus como Pai é fundamentada no princípio da unidade que existe no seio da Trindade; no terceiro capítulo, centramos a nossa atenção na Igreja mãe. Enquanto peregrina a Igreja é a grande intermediária entre Deus e mundo, o único caminho do homem para seu Pai. A Igreja é mãe. Porque ela tem o Espírito, ela nos comunica a vida filial do Pai. A maternidade é um conceito chave, dada a função mediadora da mãe Igreja no evento salvífico. No quatro e último capítulo, mostramos que o povo de Deus, apresentado pelo Vaticano II, na Lumen Gentium, é uma família, o que ficou expresso na exortação Pós-sinodal Ecclesia in Africa (EA).
- Os leigos no processo sinodal da Diocese de Cabinda (2006-2018) : desafios teológicos e pastoraisPublication . Pêngado, José Bassanza Fuite; Eleutério, João José MarquesA teologia como saber sistemático da fé, continua a refletir e aprofundar os acontecimentos da comunidade crente. Deste modo, o estudo da sinodalidade será o foco do percurso. Na eclesiologia contemporânea mais recente, a sinodalidade é mais uma redescoberta da Igreja. Trata-se de uma caminhada comunitária e escuta a Palavra de Deus. Convida-nos a fazer o discernimento dos sinais dos tempos na comunidade e no mundo (GS 4). Motiva-nos para identificarmos os novos campos da missão. Escutarmos o que o “Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7). A sinodalidade é um processo, um estilo de comunhão. É missão (serviço) e unidade da Igreja de Deus. A sinodalidade demonstra o rosto de Igreja ao mundo, uma Igreja concreta na história humana, operando em nome de Jesus. Nela, participam os pastores, os fiéis, que procuram responder aos anseios e problemas, que afligem a humanidade através do diálogo, da escuta recíproca e da complementaridade. A sinodalidade tem como finalidade, gerar o ambiente de participação ativa, consciente e plena do povo de Deus. Reafirmamos que, Jesus Cristo fez de nós judeus e gregos, uma só família. Revelou o mistério da pessoa humana (GS 22). Pelo que, os leigos têm a missão secular para o bem da humanidade. Entretanto, são convidados a dar testemunho como “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13). Por fim, a Diocese de Cabinda pode ganhar o novo ardor missionário através da liturgia, da cultura digital, da educação e da promoção dos direitos humanos.