FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Bilimória, Helena"
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- A inclusão de crianças com perturbações do espetro do autismoPublication . Faria, Maria Deolinda da Silva; Bilimória, HelenaO presente trabalho tem como objetivo captar a perceção de pais e professores e alunos sobre a educação inclusiva, tentar identificar dificuldades vivenciadas na inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), procurando contribuir para melhorar a inclusão educativa e social destas crianças e jovens. A pessoa diferente sofreu desde a mais remota antiguidade, na pele e na alma, o estigma da diferença que as várias sociedades lhe foram infligindo ao longo dos tempos. Foi vítima de exclusão, atirada aos rios, perseguida, julgada, executada, separada da família, internada em orfanatos, hospícios e prisões, discriminada, segregada. A Inclusão é, nos nossos dias, o processo de mudança social que visa a criação de sociedades mais justas, solidárias e tolerantes e que tem os seus fundamentos na dignidade e igualdade entre todos os homens. É uma mudança que implica aspirações comuns e continuidade no tempo. Veicula um ideal de vida em sociedade que poderá ser entendido como civilização, contraposto ao tratamento dado pelas sociedades que nos precederam. A escola, com o seu papel na transmissão dos valores e na formação da personalidade humana, tem uma grande responsabilidade em todo este processo, mas também as comunidades locais e o Estado. A educação inclusiva ensina os valores, compreensão, conhecimento e competências, que tornarão possível a participação de todos na escola, na comunidade e na sociedade em geral. A inclusão envolve um combate ativo à exclusão através da educação, na medida em que tem implícita a presença, a participação e a realização de todos os alunos na escola e na sociedade. As dificuldades que desafiam a inclusão não estão nas crianças, refere a UNESCO (2005), mas nas atitudes dos adultos. Para ser agente da mudança, a escola deve refletir sobre as suas crenças e valores, mudar a cultura da escola tradicional e adotar princípios e valores inclusivos que servirão de orientação às políticas e às práticas da educação inclusiva: uma educação de qualidade para todos os alunos na escola regular, que dá a cada um segundo as suas necessidades, que valoriza todos os alunos e toda a comunidade educativa. Este trabalho debruçar-se-á mais especificamente sobre a inclusão dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. Os alunos com autismo apresentam uma tríade de dificuldades muito específicas ao nível da comunicação social, da interação social, do brincar imaginativo e interesses restritos e repetitivos (Wing & Gould, 1979, cit. por Hewitt, 2006). Estas perturbações implicam um défice na flexibilidade de pensamento e uma especificidade no modo de aprender que comprometem o contacto e a comunicação do indivíduo com o meio (Geschwind, 2009; Jordan, 2000; Siegel, 2008). O intuito é responder ao problema científico: De que modo são implementadas práticas, políticas e cultura de inclusão junto de alunos com perturbações do espetro do autismo numa escola do concelho de Barcelos, com os seguintes objetivos: (i) Conhecer a formação e experiência dos docentes envolvidos; (ii) Conhecer os apoios de que dispõem; (iii) Investigar as práticas pedagógicas; (iv) Conhecer a perceção dos alunos, docentes e pais. A metodologia, assume um cariz misto (quantitativo e qualitativo), envolvendo a recolha de dados de opinião através do inquérito por questionário “Index para a Inclusão” de Booth e Ainscow (2002), observações naturalistas e análise documental.
- Inclusão de uma aluna com autismo pertencente à comunidade cigana no ensino regular : estudo de caso numa escola de Viana do CasteloPublication . Miranda, Daniela Alves Silva; Bilimória, HelenaEste estudo tem como principal objetivo verificar a inclusão de uma criança com autismo oriunda da comunidade cigana junto dos seus pares, tendo sido escolhidos pares pertencentes e não pertencentes à comunidade cigana. O autismo é um distúrbio global do desenvolvimento que se manifesta através de dificuldades ocorridas em três domínios: interação social, linguagem e comunicação, pensamento e comportamento. Com a Declaração de Salamanca (1994) todas as crianças, independentemente das suas caraterísticas, origens e cultura, passam a ter direito à educação, estando todas incluídas nas classes regulares, o que se aplica também às crianças ciganas. A cultura cigana tem como tradições culturais mais relevantes a família, que é considerada a mais importante; o casamento; o luto pelos mortos; e a língua própria, o “romani”. A virgindade da mulher é também um elemento muito importante. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, tendo-se selecionado o estudo de caso como método de investigação. De forma a obter as informações que pretendíamos, recorremos a análises documentais, observações e entrevistas. Os intervenientes principais do nosso estudo são a N. (criança com autismo) e os pares escolhidos para o nosso estudo. Também envolvemos no estudo os pais da N. e os intervenientes em contexto escolar, nomeadamente as docentes de Educação Especial (EE), a Assistente Operacional e o Diretor de Turma. Concluímos que dos seis pares pertencentes à comunidade cigana, apenas três tentam garantir a inclusão da N., verificando-se esta preocupação apenas nos contextos informais (cantina e recreio) e os pares não pertencentes à comunidade cigana tentam garantir a inclusão da N. mais no contexto formal (sala de aula regular) que nos contextos informais.