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O presente relatório insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de
Especialização em Saúde Infantil e Pediatria do Instituo de Ciências da Saúde da Universidade
Católica Portuguesa e visa documentar os resultados obtidos na Unidade Curricular Estágio no
que concerne ao percurso percorrido no desenvolvimento de competências do Enfermeiro
Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria.
A base conceptual deste percurso assenta na filosofia de cuidar de Anne Casey (1988), no
Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar de Figueiredo (2009) e no constructo
resiliência. Norteadores de todo o caminho percorrido surgem também as competências do
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e padrões de qualidade definidos pela
Ordem dos Enfermeiros bem como o Código Deontológico e o Regulamento para o Exercício
da Prática de Enfermagem.
A Unidade Curricular Estágio desenvolveu-se em três módulos. O módulo I, decorrido na
Unidade de Saúde Familiar do Castelo, destaca-se como principal actividade desenvolvida a
elaboração do Programa Promoção de Resiliência na Criança/Família visando este a promoção
de saúde através do fortalecimento dos factores protectores da criança/família. Das principais
competências desenvolvidas, além das subjacentes à concepção do referido programa, realçase
as competências na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil bem como a
reflexão do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria nas Unidades de
Saúde Familiar. No módulo II, Serviço de Pediatria, desenvolveram-se actividades
consideradas promotoras de resiliência oferecendo-lhes forma a proposta Hora da Família,
consistindo esta a proposta de visitação dos irmãos às crianças internadas, bem como a
implementação de uma efectiva articulação de cuidados. Alicerças a estas actividades entre
outras desenvolveram-se competências fundamentais na comunicação enfermeirocriança/
família. Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais a prestação de cuidados directos
ao recém-nascido assume a principal actividade no desenvolvimento de competências do
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Destaca-se também a elaboração do
programa Promover a Resiliência no Recém-nascido/Família, à semelhança do realizado no
módulo I. A prestação de cuidados à criança/família no contexto da triagem constituiu a
principal actividade desenvolvida na Unidade de Urgência Pediátrica, proporcionando o
desenvolvimento de competências na mobilização de conhecimentos e habilidades na
identificação rápida dos focos de instabilidade da criança.
Conclui-se, da realização do presente relatório, que foram atingidos ganhos significativos na
aprendizagem e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e
Pediatria com a perspectiva que desafios futuros irão surgir e permitir a continuidade ao
desenvolvimento de competências.
Description
Keywords
Enfermagem Saúde infantil e pediatria Competências Resiliência Children's and pediatrics health care Nursing Skills Resilience