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Promover a resiliência na criança-família : um percurso de desenvolvimento de competências
dc.contributor.advisor | Andrade, Filipa | |
dc.contributor.author | Botas, Ana Cristina Freire | |
dc.date.accessioned | 2012-08-09T13:45:10Z | |
dc.date.available | 2012-08-09T13:45:10Z | |
dc.date.issued | 2011-12-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Saúde Infantil e Pediatria do Instituo de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e visa documentar os resultados obtidos na Unidade Curricular Estágio no que concerne ao percurso percorrido no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialistas em Saúde Infantil e Pediatria. A base conceptual deste percurso assenta na filosofia de cuidar de Anne Casey (1988), no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar de Figueiredo (2009) e no constructo resiliência. Norteadores de todo o caminho percorrido surgem também as competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e padrões de qualidade definidos pela Ordem dos Enfermeiros bem como o Código Deontológico e o Regulamento para o Exercício da Prática de Enfermagem. A Unidade Curricular Estágio desenvolveu-se em três módulos. O módulo I, decorrido na Unidade de Saúde Familiar do Castelo, destaca-se como principal actividade desenvolvida a elaboração do Programa Promoção de Resiliência na Criança/Família visando este a promoção de saúde através do fortalecimento dos factores protectores da criança/família. Das principais competências desenvolvidas, além das subjacentes à concepção do referido programa, realçase as competências na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil bem como a reflexão do papel do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria nas Unidades de Saúde Familiar. No módulo II, Serviço de Pediatria, desenvolveram-se actividades consideradas promotoras de resiliência oferecendo-lhes forma a proposta Hora da Família, consistindo esta a proposta de visitação dos irmãos às crianças internadas, bem como a implementação de uma efectiva articulação de cuidados. Alicerças a estas actividades entre outras desenvolveram-se competências fundamentais na comunicação enfermeirocriança/ família. Na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais a prestação de cuidados directos ao recém-nascido assume a principal actividade no desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. Destaca-se também a elaboração do programa Promover a Resiliência no Recém-nascido/Família, à semelhança do realizado no módulo I. A prestação de cuidados à criança/família no contexto da triagem constituiu a principal actividade desenvolvida na Unidade de Urgência Pediátrica, proporcionando o desenvolvimento de competências na mobilização de conhecimentos e habilidades na identificação rápida dos focos de instabilidade da criança. Conclui-se, da realização do presente relatório, que foram atingidos ganhos significativos na aprendizagem e aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria com a perspectiva que desafios futuros irão surgir e permitir a continuidade ao desenvolvimento de competências. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/8893 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Saúde infantil e pediatria | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Resiliência | por |
dc.subject | Children's and pediatrics health care | por |
dc.subject | Nursing | por |
dc.subject | Skills | por |
dc.subject | Resilience | por |
dc.title | Promover a resiliência na criança-família : um percurso de desenvolvimento de competências | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem |