Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento afetivo e sexualidade : a educação moral e religiosa católica na formação de jovens adolescentes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203800915.pdf8.81 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O tema "Riqueza e Sentido dos Afetos", trabalhado no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), foca-se na importância da afetividade e da sexualidade no desenvolvimento integral da pessoa, sobretudo durante a adolescência. Este tema revela-se central porque a adolescência é uma fase crítica de transição, onde ocorrem mudanças significativas tanto no plano físico quanto emocional e social. Durante este período, os jovens formam a personalidade e começam a compreender o valor dos afetos, das relações interpessoais e das escolhas éticas que irão moldar as suas vidas. A afetividade é definida no nosso trabalho como a capacidade natural do ser humano de experimentar sentimentos e emoções, como amor, amizade, compaixão, e até sentimentos de dor ou perda. Esses sentimentos são essenciais para o desenvolvimento pessoal, social e moral, pois ajudam os jovens a compreenderem melhor a si mesmos e aos outros, estabelecendo laços saudáveis e responsáveis. Este aspeto torna-se ainda mais relevante na fase da adolescência, onde a construção de uma identidade própria e a necessidade de pertença social são intensificadas. A sexualidade, por sua vez, é abordada como um elemento intrínseco à condição humana, afetando profundamente a identidade e a personalidade das pessoas. O trabalho sublinha que a sexualidade deve ser entendida e vivida de forma consciente e responsável, promovendo um entendimento positivo e ético sobre o corpo e as relações humanas. No contexto da EMRC, o tema dos afetos é abordado através de uma perspetiva educativa, permitindo que os alunos reflitam sobre a dimensão afetiva e sexual do ser humano. Esta reflexão ajuda os jovens a desenvolverem a capacidade de viver os seus afetos de maneira equilibrada e construtiva, valorizando as relações e a dignidade humana. O objetivo é conduzir os alunos a reconhecerem que os afetos fazem parte da vida e que precisam ser orientados de maneira ética. O programa de EMRC, ao tratar este tema, também apresenta uma perspetiva cristã sobre o valor dos afetos, relacionando-os com o conceito de "dom". A afetividade é vista como uma dádiva, e o amor, na tradição cristã, é o valor central que orienta todas as relações humanas. A partir deste ponto de vista, os alunos são incentivados a ver o amor não apenas como uma emoção, mas como uma escolha e uma ação que visa o bem do outro.
The theme "Riqueza e Sentido dos Afetos”, worked on in the context of Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), focuses on the importance of affectivity and sexuality in a person's integral development, especially during adolescence. This theme is central because adolescence is a critical transitional phase in which significant physical, emotional and social changes take place. During this period, young people form their personalities and begin to understand the value of affection, interpersonal relationships and ethical choices that will shape their lives. Affectivity is defined in our work as the natural capacity of human beings to experience feelings and emotions, such as love, friendship, compassion, and even feelings of pain or loss. These feelings are essential for personal, social and moral development, as they help young people to understand themselves and others better, establishing healthy and responsible bonds. This aspect becomes even more relevant during adolescence, when the construction of one's own identity and the need for social belonging are intensified. Sexuality, in turn, is approached as an intrinsic element of the human condition, profoundly affecting people's identity and personality. The work emphasises that sexuality must be understood and lived consciously and responsibly, promoting a positive and ethical understanding of the body and human relationships. In the context of EMRC, the theme of affections is approached from an educational perspective, allowing students to reflect on the affective and sexual dimension of the human being. This reflection helps young people to develop the ability to live their affections in a balanced and constructive way, valuing relationships and human dignity. The aim is to lead students to recognise that affections are part of life and that they need to be guided ethically. The EMRC programme, in dealing with this topic, also presents a Christian perspective on the value of affections, relating them to the concept of "gift". Affectivity is seen as a gift, and love, in the Christian tradition, is the central value that guides all human relationships. From this point of view, students are encouraged to see love not just as an emotion, but as a choice and an action aimed at the good of the other.

Description

Keywords

Afetividade Afeto Personalidade Adolescência Sexualidade Educação Emoções Identidade Ambiente digital Affectivity Affection Personality Adolescence Sexuality Education Emotions Identity Digital environment

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue