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Advisor(s)
Abstract(s)
The current production and consumption model has been one of the main problems in the
process of environmental degradation, in which the population, encouraged by commercial
advertising, acquires unnecessary products, often returning them to the seller, which
intensifies the destruction of nature and its resources.
The technological evolution of recent years has created a disruptive effect on business
models and consumer behavior. Transcending borders and distances, e-commerce has
digitized the world into a single platform, contributing to the exponential growth of online
commerce. Today's companies have developed omnichannel strategies in order to impact
consumers during the entire purchase decision process.
To reduce sensory limitations (visual and touch) in the online buying process, several
technologies have been created and implemented, such as Augmented Reality.
Thus, the objective of this dissertation was to analyze the effect of the application of
Augmented Reality technology on purchase intentions and on intentions to return products,
compared to the traditional online sampling model based on 2D product image display,
currently implemented in most online stores.
In this regard, the effects of perceptions (hedonic value, utilitarian value and perceived risk)
and sensations (sense of control, attractiveness and confidence) during a shopping
experience were studied. It has been proven that, in fact, Augmented Reality technology has
a stronger effect on increasing purchase intentions than its traditional 2D alternative, but not
on decreasing product return intentions.
O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais problemas no processo de degradação ambiental, em que a população incentivada por propaganda comercial, adquire produtos desnecessários, devolve-os muitas vezes ao vendedor, intensificando a destruição da natureza e dos seus recursos. A evolução tecnológica dos últimos anos tem criado um efeito disruptivo nos modelos de negócio e no comportamento dos consumidores. Transcendendo fronteiras e distâncias, o ecommerce digitalizou o mundo numa única plataforma, contribuindo para o crescimento exponencial do comércio online. As empresas atuais têm desenvolvido estratégias de omnichannel com o intuito de impactar os consumidores durante todo o processo de decisão de compra. Para diminuir as limitações sensoriais (visuais e tato) durante o processo de compra online, diversas tecnologias têm sido criadas e implementadas, como é o caso da Realidade Aumentada. Assim, o objetivo desta dissertação foi o de analisar o efeito da aplicação de tecnologia de Realidade Aumentada nas intenções de compra e nas intenções de devolução de produtos, comparativamente com o modelo tradicional de compras online baseado na exibição de imagens de produtos em 2D, atualmente implementado na maioria das lojas online. Para tal, foram estudados os efeitos das perceções (valor hedónico, valor utilitário e perceção do risco) e das sensações (sensação de controlo, atratividade e confiança) durante uma experiência de compra, tendo-se comprovado que, efetivamente, a tecnologia de Realidade Aumentada tem um efeito mais acentuado no aumento das intenções de compra do que a alternativa 2D, mas não na diminuição das intenções de devolução de produtos.
O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais problemas no processo de degradação ambiental, em que a população incentivada por propaganda comercial, adquire produtos desnecessários, devolve-os muitas vezes ao vendedor, intensificando a destruição da natureza e dos seus recursos. A evolução tecnológica dos últimos anos tem criado um efeito disruptivo nos modelos de negócio e no comportamento dos consumidores. Transcendendo fronteiras e distâncias, o ecommerce digitalizou o mundo numa única plataforma, contribuindo para o crescimento exponencial do comércio online. As empresas atuais têm desenvolvido estratégias de omnichannel com o intuito de impactar os consumidores durante todo o processo de decisão de compra. Para diminuir as limitações sensoriais (visuais e tato) durante o processo de compra online, diversas tecnologias têm sido criadas e implementadas, como é o caso da Realidade Aumentada. Assim, o objetivo desta dissertação foi o de analisar o efeito da aplicação de tecnologia de Realidade Aumentada nas intenções de compra e nas intenções de devolução de produtos, comparativamente com o modelo tradicional de compras online baseado na exibição de imagens de produtos em 2D, atualmente implementado na maioria das lojas online. Para tal, foram estudados os efeitos das perceções (valor hedónico, valor utilitário e perceção do risco) e das sensações (sensação de controlo, atratividade e confiança) durante uma experiência de compra, tendo-se comprovado que, efetivamente, a tecnologia de Realidade Aumentada tem um efeito mais acentuado no aumento das intenções de compra do que a alternativa 2D, mas não na diminuição das intenções de devolução de produtos.
Description
Keywords
Augmented reality Purchase intentions Return intentions Hedonic value Utilitarian value Perceived risk Sense of control Attractiveness Confidence Realidade aumentada Intenções de compra Intenções de devoluções Valor hedónico Valor utilitário Risco percebido Sensação de controlo Atratividade Confiança