Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Saber/ser, saber/saber, saber/estar : relatório reflexivo teoricamente fundamentado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
22206.pdf429.57 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Com este trabalho reflexivo e teoricamente fundamentado pretendemos, de forma sucinta, apresentar uma súmula do que de mais importante ocorreu no nosso percurso profissional, dando mais enfase aos últimos dez anos letivos. Ser professor hoje é ser um profissional competente, reflexivo e em constante formação. O seu papel alterou-se e já não está confinado a sala de aula, ao ensino do domínio cognitivo como era no passado, são-lhe exigidas outras funções, que uma escola aberta a todos (escola inclusiva) e os novos modelos de gestão exigem. Os professores atualmente, para além do ensino, participam em reuniões, seminários, elaboram e participam em projetos, são chamados a desempenhar funções de administração, supervisionam as atividades de enriquecimento curricular e fazem a ligação entre a escola e a família. Neste trabalho é feita uma abordagem, em torno da conceção de escola enquanto instituição, organização e território social. Salienta-se os vários papéis que atualmente são exigidos aos professores e a sua satisfação ou insatisfação perante a profissão e a escola. São referidos também os principais fatores de desenvolvimento profissional, a formação inicial, a importância da formação contínua, a avaliação e a progressão na carreira; identificação e descrição das principais etapas da vida profissional – localidades, organizações, públicos, principais características e desafios; seleção e análise do incidente crítico profissionalmente mais marcante, relatando um caso, sua fundamentação teórica e importância profissional; a necessidade das escolas se restruturarem para a todos acolher – inclusão; a importância da articulação entre ciclos; a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como auxiliares na e da aprendizagem; a importância das relações entre escola e família, escola e autarquia (neste ponto expomos o enorme contributo e relação entre as escolas do agrupamento de Oliveira de Frades e a autarquia) e referenciamos ainda a formação em TIC. Inexistente na formação inicial, tornou-se uma ferramenta muito importante e um auxiliar pedagógico precioso e motivador das aprendizagens. O que mais aprendemos no nosso percurso profissional foi a apropriação e utilização das TIC na escola e na vida pessoal. Salientamos, também, as constantes mudanças sentidas nas escolas e que levam muitos professores a frequentar ações de formação contínua, para constante atualização em métodos, técnicas e conteúdos. Referimos ainda que a carreira docente, as etapas da vida profissional e o investimento na profissão não são encaradas nem vividas da mesma maneira por todos os docentes e é variável ao longo dos anos.
With this reflexive and theoretically grounded work we intend, in a succinctly way, to present a summary of what were the most important events which occurred during our career, giving more emphasis to the last ten school years. Being a teacher today is to be a competent reflective professional and to be constantly acquiring training. Teachers’ role has changed and it is no longer confined to the classroom, teaching the cognitive domain as it was in the past, but it is required other functions that a school open to everyone (inclusive school) and new management models require. Currently, teachers, besides teaching, participate in meetings, seminars, develop and participate in projects, are called to perform administrative functions, supervise curriculum enrichment activities and they make the link between school and the family. On this work it is made an approach, focusing the concept of school as an institution, organization and social territory. It is stressed the several roles that are currently required to the teachers and their satisfaction or dissatisfaction towards the profession and towards school. The main professional development factors are also referred, as well as initial training, the importance of continuous training, assessment and career progression; identification and description of the main stages of the professional life - places, organizations, publics, main characteristics and challenges; selection and analysis of the most critical and striking professional incident, reporting a case, its theoretical grounding and professional importance; what we most learned in our professional career, the appropriation and use of the ICT (Information and Communication Technologies) absent during initial training, have become a very important tool and a precious teaching auxiliary as well as a learning motivator, in school and in personal life. We also emphasize the constant changes experienced in schools, leading many teachers to attend continuous training, so that they can be constantly updated in what methods, techniques and contents are concerned. We also refer the fact that the teaching career, the stages of the professional life and the investment in the profession are not seen or experienced the same way by all the teachers and it is variable over the years.It is also discussed the need to restructure schools in order to accommodate all – inclusion; the importance of the coordination between school cycles, the importance of the ICT (Information and Communication Technologies) as learning auxiliaries; the importance of the relationships between school and family, school and local authority (in this section we expose the enormous contribution and relationship between schools of the Oliveira de Frades Grouping and the local authority) and we also mention the importance of leadership and organizational development.

Description

Keywords

Escola Inclusão Formação docente Administração Identidade profissional School Inclusion Teacher training Administration Professional identity

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue