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- Integração : dualidades da arquitecturaPublication . André, Miguel de Gouveia; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de Sousa; Gomes, CarinaA arquitetura integra-se, mas também integra em si. A ideia desta dualidade é o móbil deste trabalho. O tema “Dualidades da Arquitetura” pode parecer ambíguo, já que o propósito primordial é abordar o problema das acessibilidades. Uma obra de arquitetura deve integrar em si todo um conjunto de mecanismos que facilitem a mobilidade de TODOS quantos a experienciam, adequando-se ao seu utilizador (normal e/ou com deficits), mas deve também integrar-se na sua envolvência, no contexto que a rodeia. É, portanto, necessário abordar o que é a paisagem e perceber as diferentes vertentes de integração que uma obra de arquitetura pode proporcionar. Para que tal aconteça, é imperativo que se adeqúe a arquitetura ao território da melhor forma, estudando os seus layers, onde naturalmente é necessário enquadrar o ser humano e as suas necessidades, nunca descurando a necessidade de conciliar a sua função e uso, com a sua forma, pois a estética deve estar aliada à técnica e à respectiva utilidade. Será essencialmente abordada, na parte teórica, a forma de integrar arquitetura na paisagem, e qual a sua importância, bem como a uma outra escala, o quão ela deve ser também inclusiva, integrando as necessidades de todos e para que todos a possam usar de uma forma segura, prática e agradável. Através de exemplos concretos do projeto realizado para o concurso Schindler Award 2012, em Berna, abordar-se-á o significado destas dualidades. Assim, a partir de uma proposta urbana apresentada, bem como através de um edifício nela presente, se verá especificamente como se integram na paisagem e no território e como englobam em si dimensões relacionadas com o ser humano e as suas carências.
- Essencialidade : mais com menos : um lugar alcançávelPublication . Meneses, Daniela Filipa de Almeida; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de Sousa; Gomes, Carina SousaEste trabalho de projecto visa reflectir sobre a problemática actual das acessibilidades nas cidades. De forma geral, ele remete, portanto, para a articulação e interacção entre os conceitos de cidade, arquitectura e sociedade, inseridos neste contexto específico. Estes temas são posteriormente aplicados e materializados num projecto para uma realidade concreta e programa específico. Pretendendo compreender as características que o desenho do espaço deve ter de maneira a possibilitar a sua utilização por parte de toda a sociedade, o trabalho debruça-se sobre a articulação entre os três conceitos, tomando como ponto de partida a cidade, o seu crescimento desorganizado, a sua constante transformação e o seu papel importante nos diferentes modos de vida dos utilizadores, influenciando-os e condicionando-os. Cabe à arquitectura a articulação entre ambos e a possibilidade de melhorar o seu relacionamento. Como se consegue um espaço alcançável e acessível a toda a sociedade? De que maneira um espaço mais simples e organizado se adapta melhor aos diferentes modos de vida e a diferentes pessoas? Como se percebe que estamos perante um espaço realmente organizado? Estas são algumas das questões e inquietações que estruturam e orientam este trabalho. Posteriormente à exposição dos pressupostos teóricos, procede-se primeiramente à compreensão do lugar e seguidamente à concretização da proposta. Esta, perante a realidade adquirida, procede à regeneração física e social do espaço em questão. De uma forma geral, passa pela criação de um espaço simples, que busque a essencialidade e que ao mesmo tempo seja parte integrante da cidade, tendo sempre por base o desejo de facilitar a mobilidade a toda a sociedade.
- Construir a confiança através do espaço arquitectónicoPublication . Diz, Lucas Cantisano; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de Sousa; Gomes, Carina SousaEste trabalho de projecto centra-se em três linhas de análise essenciais, articulando as complexas noções de cidade, sociedade e arquitectura. O objectivo principal consiste em discutir a interacção e a interdependência destas temáticas, inseridas no contexto particular das acessibilidades, dos modos de habitar e envelhecer no Séc. XXI, materializando essa discussão numa proposta de intervenção para um local e um programa concretos. Tomando como ponto de partida a paisagem urbana, que se assume como um organismo vivo, heterogéneo, plural e em permanente transformação, procura-se perceber de que formas a sociedade, também ela diversa, em constante mutação e albergando um mosaico de indivíduos todos diferentes entre si, a experiencia, compreende e vivencia. É à arquitectura que cabe a ligação entre cidade e sociedade, entre os espaços e o que os indivíduos esperam deles. Que características devem compor o desenho do espaço para conduzir a forma arquitectónica à presença efectiva, segura, confiante e prazerosa dos indivíduos? É esta a interrogação principal que organiza e orienta o trabalho aqui apresentado. Explicitados os pressupostos teóricos, analisa-se o local de intervenção e concretiza-se a proposta. Esta traduz, na prática, e em todas as escalas abordadas, desde a urbana à do edifício, os conhecimentos veiculados pelas linhas teóricas explanadas. O acto de projectar oferece uma resposta a uma problemática real da cidade, do edifício e da sociedade, procedendo-se, assim, a uma regeneração urbana e social em busca de uma arquitectura ética. Só assim é possível construir um espaço acessível, com qualidade, que possa ser experienciado, compreendido e vivido na sua plenitude, um espaço que seja de todos e para todos. Em suma, dar um passo em direcção à cidade, ao espaço ideal.
- Saber/ser, saber/saber, saber/estar : relatório reflexivo teoricamente fundamentadoPublication . Dias, Elvira Maria Azevedo Baptista; Ribeiro, CéliaCom este trabalho reflexivo e teoricamente fundamentado pretendemos, de forma sucinta, apresentar uma súmula do que de mais importante ocorreu no nosso percurso profissional, dando mais enfase aos últimos dez anos letivos. Ser professor hoje é ser um profissional competente, reflexivo e em constante formação. O seu papel alterou-se e já não está confinado a sala de aula, ao ensino do domínio cognitivo como era no passado, são-lhe exigidas outras funções, que uma escola aberta a todos (escola inclusiva) e os novos modelos de gestão exigem. Os professores atualmente, para além do ensino, participam em reuniões, seminários, elaboram e participam em projetos, são chamados a desempenhar funções de administração, supervisionam as atividades de enriquecimento curricular e fazem a ligação entre a escola e a família. Neste trabalho é feita uma abordagem, em torno da conceção de escola enquanto instituição, organização e território social. Salienta-se os vários papéis que atualmente são exigidos aos professores e a sua satisfação ou insatisfação perante a profissão e a escola. São referidos também os principais fatores de desenvolvimento profissional, a formação inicial, a importância da formação contínua, a avaliação e a progressão na carreira; identificação e descrição das principais etapas da vida profissional – localidades, organizações, públicos, principais características e desafios; seleção e análise do incidente crítico profissionalmente mais marcante, relatando um caso, sua fundamentação teórica e importância profissional; a necessidade das escolas se restruturarem para a todos acolher – inclusão; a importância da articulação entre ciclos; a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como auxiliares na e da aprendizagem; a importância das relações entre escola e família, escola e autarquia (neste ponto expomos o enorme contributo e relação entre as escolas do agrupamento de Oliveira de Frades e a autarquia) e referenciamos ainda a formação em TIC. Inexistente na formação inicial, tornou-se uma ferramenta muito importante e um auxiliar pedagógico precioso e motivador das aprendizagens. O que mais aprendemos no nosso percurso profissional foi a apropriação e utilização das TIC na escola e na vida pessoal. Salientamos, também, as constantes mudanças sentidas nas escolas e que levam muitos professores a frequentar ações de formação contínua, para constante atualização em métodos, técnicas e conteúdos. Referimos ainda que a carreira docente, as etapas da vida profissional e o investimento na profissão não são encaradas nem vividas da mesma maneira por todos os docentes e é variável ao longo dos anos.