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Abstract(s)
Esta Dissertação procurará explorar as correntes de edição existentes e terá como
objecto de estudo vários documentários já realizados, analisando a intenção dos mesmos. Terá
como objectivo encontrar formas, estruturas e ideias que contribuam para uma narrativa isenta
de persuasão e manipulação. Embora seja impossível conseguir um documentário totalmente
isento de subjetividade, tentará procurar um formato de documentário o mais objectivo
possível.
Os equipamentos necessários para captação, edição e reprodução de Som e Imagem
tornaram-se economicamente acessíveis à grande maioria da população.1 Assim, devido a esta
evolução, o cinema muda a sua forma de contar histórias e o documentário, em específico,
muda a sua forma de retratar a realidade. Para além disso, o documento audiovisual é uma das
ferramentas mais fortes em todos os momentos de crise: o Documentário pode assim surgir
como objeto de manipulação.
A uma crise económica, por regra, sucedem-se crises políticas, sociais e éticas. Como
tal, a utilização do Documentário como obra de persuasão de massas é vista com bons olhos
por quem a cria. Por outro lado, o filme documental sem a vertente subjetiva torna-se aquilo
que sempre se comprometeu a ser: um retrato do tempo e do espaço vivido, um Documento.
Também será abordado o trabalho final realizado para a cadeira de Projeto Final em
Cinema e Audiovisual pelos alunos Luís Pedro Monteiro, Catarina David e Miguel Vieira.
Este Documentário intitulado Vozes da Crise tenta retratar a crise económica e social que
atualmente se vive em Portugal e foca-se essencialmente na forma como os jovens a vêm e
tentam ultrapassar. Não pretende tomar partidos nem prejudicar lados da mesma realidade
mas sim estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema abordado.
À partida não tendo um objectivo alcançável, esta dissertação explora as possibilidades
de criar um Documento audiovisual o mais objetivo possível. No entanto, não sendo possível
alcançar a plena objetividade nem subjetividade de um objeto deste cariz, há que continuar a
explorar novas técnicas e formatos que possam trazer ao Realizador, ao Diretor de Fotografia
e ao Editor de um documentário novas possibilidades, novas formas de retratar a realidade
tanto de forma mais objetiva como de forma mais subjetiva.
Description
Keywords
Documentário Documento Edição Narrativa Subjetividade Objetividade