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Edição em documentário : construção narrativa
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Nazareth, Adriano | |
dc.contributor.advisor | Ruiz, Carlos | |
dc.contributor.author | Vieira, Miguel Barbosa Flores de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2015-05-18T14:13:37Z | |
dc.date.available | 2015-05-18T14:13:37Z | |
dc.date.issued | 2013-06-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | Esta Dissertação procurará explorar as correntes de edição existentes e terá como objecto de estudo vários documentários já realizados, analisando a intenção dos mesmos. Terá como objectivo encontrar formas, estruturas e ideias que contribuam para uma narrativa isenta de persuasão e manipulação. Embora seja impossível conseguir um documentário totalmente isento de subjetividade, tentará procurar um formato de documentário o mais objectivo possível. Os equipamentos necessários para captação, edição e reprodução de Som e Imagem tornaram-se economicamente acessíveis à grande maioria da população.1 Assim, devido a esta evolução, o cinema muda a sua forma de contar histórias e o documentário, em específico, muda a sua forma de retratar a realidade. Para além disso, o documento audiovisual é uma das ferramentas mais fortes em todos os momentos de crise: o Documentário pode assim surgir como objeto de manipulação. A uma crise económica, por regra, sucedem-se crises políticas, sociais e éticas. Como tal, a utilização do Documentário como obra de persuasão de massas é vista com bons olhos por quem a cria. Por outro lado, o filme documental sem a vertente subjetiva torna-se aquilo que sempre se comprometeu a ser: um retrato do tempo e do espaço vivido, um Documento. Também será abordado o trabalho final realizado para a cadeira de Projeto Final em Cinema e Audiovisual pelos alunos Luís Pedro Monteiro, Catarina David e Miguel Vieira. Este Documentário intitulado Vozes da Crise tenta retratar a crise económica e social que atualmente se vive em Portugal e foca-se essencialmente na forma como os jovens a vêm e tentam ultrapassar. Não pretende tomar partidos nem prejudicar lados da mesma realidade mas sim estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema abordado. À partida não tendo um objectivo alcançável, esta dissertação explora as possibilidades de criar um Documento audiovisual o mais objetivo possível. No entanto, não sendo possível alcançar a plena objetividade nem subjetividade de um objeto deste cariz, há que continuar a explorar novas técnicas e formatos que possam trazer ao Realizador, ao Diretor de Fotografia e ao Editor de um documentário novas possibilidades, novas formas de retratar a realidade tanto de forma mais objetiva como de forma mais subjetiva. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/17642 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Documento | por |
dc.subject | Edição | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Objetividade | por |
dc.title | Edição em documentário : construção narrativa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |